sexta-feira, abril 26, 2024

‘Oppenheimer’ quebrou tudo no Oscar 2024, mas não entrou no Top 10 dos Maiores Vencedores – Conheça o Ranking

Oppenheimer’ dominou a edição 2024 do Oscar, o maior prêmio da sétima arte. O filme de Christopher Nolan sobre o criador da bomba atômica levou 7 estatuetas para casa, inclusive algumas das mais importantes, como melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Cillian Murphy) e melhor ator coadjuvante (Robert Downey Jr.). Apesar de ter feito a limpa nessa edição, ‘Oppenheimer’ não chegou a adentrar a seleta lista dos 10 maiores vencedores da história do Oscar.

É justamente essa lista com o top 10 dos maiores filmes vencedores de todos os tempos no Oscar que traremos para você aqui nessa matéria. Antes de começar nosso ranking, vamos citar algumas regras. Como o ranking é um top 10 e teríamos oito filmes ocupando as três últimas posições, decidimos por eleger de acordo com as vitórias mais importantes: ou seja, as categorias de melhor filme, direção, roteiro, atores e coadjuvantes. No fim teremos as menções honrosas explicadas e você poderá entender melhor. Confira abaixo.

10 | Amadeus (1984)

Começamos a lista com a biografia de Wolfgang Amadeus Mozart, um dos maiores compositores da história, que levou nada menos que 8 prêmios no Oscar, incluindo melhor filme. Produzido pela Warner, ‘Amadeus’ marcou os anos 80 com o segundo maior vitorioso daquela década. O primeiro veremos mais adiante na lista. Em décimo lugar, ‘Amadeus’ levou os Oscar de melhor filme, diretor (Milos Forman), roteiro adaptado, ator (F. Murray Abraham), direção de arte, figurino, maquiagem e som.

09 | …E o Vento Levou (1939)

Hoje considerado “problemático” devido ao revisionismo histórico – pelo fato de ser um épico sobre o drama vivido pelo lado escravista na Guerra Civil Americana (o que fez o estúdio colocar um aviso atual antes da exibição sobre contexto histórico em que estava inserido), ‘E o Vento Levou’ ainda é considerado uma das grandes conquistas cinematográficas de todos os tempos. E por um lado poderia até mesmo estar em uma posição mais alta na lista, pois ganhou 2 Oscar à parte da premiação. Mas aqui levaremos em conta apenas os entregues em competição.

E o Vento Levou’ ganhou os Oscar de melhor filme, melhor diretor (Victor Fleming), melhor roteiro, atriz (Vivien Leigh), atriz coadjuvante (Hattie McDaniel), fotografia, direção de arte e edição. E como dito mais duas estatuetas: um prêmio técnico especial pelo uso coordenado de equipamento na produção e o uso da coloração na imagem a fim de aumentar o teor dramático.

08 | Sindicato de Ladrões (1954)

Clássico em preto e branco estrelado por Marlon Brando, a principal mensagem de ‘Sindicato de Ladrões’ é a coragem de enfrentar os poderosos, ainda mais quando estes são seus chefes, pelo que você acredita ser o certo. O motivo pelo qual o longa está mais bem posicionado na lista que ‘E o Vento Levou’ (apesar do mesmo número de vitórias) é o fato de que ele indicou um maior número de atores, com um total de cinco intérpretes nomeados. A obra levou para casa os prêmios de melhor filme, diretor (Elia Kazan), roteiro, ator (Brando), atriz coadjuvante (Eva Marie Saint), fotografia, direção de arte e edição.

Não deixe de assistir:

07 | Gigi (1958)

Os três filmes a seguir se mostraram difíceis de serem ranqueados. Começaremos com o musical de maior prestígio na história do Oscar, ‘Gigi’, isso porque foi o filme do gênero que mais vitórias teve nos prêmios da Academia. ‘Gigi’ conta sobre a amizade de um playboy cansado das convenções sociais e uma jovem cortesã em treinamento, em Paris. ‘Gigi’ foi um fenômeno e simplesmente fez a limpa levando todos os 9 Oscar aos quais estava indicado. Porém, não indicou nenhum de seus atores. ‘Gigi’ venceu os prêmios de melhor filme, diretor (Vincente Minnelli), roteiro adaptado, fotografia, direção de arte, figurino, edição e canção.

06 | O Último Imperador (1987)

Acima eu disse que ‘Amadeus’ marcou os anos 1980 como um dos dois maiores vitoriosos, e em primeiro lugar naquela década temos o épico ‘O Último Imperador’, sobre, como diz o título, o jovem que seria o último imperador da China após mudanças políticas radicais no país, em 1912. O filme do italiano Bernardo Bertolucci também levou todos os prêmios aos quais estava indicado no Oscar, num total de 9. O motivo pelo qual está acima de ‘Gigi‘ na lista, apesar de igualmente não ter indicado nenhum ator, foi porque levou na categoria de som, uma categoria técnica importante. O longa venceu como melhor filme, diretor (Bertolucci), roteiro adaptado, fotografia, direção de arte, figurino, edição, som e trilha sonora.

05 | O Paciente Inglês (1996)

O que é mais importante, fazer a limpa e levar todos os prêmios aos quais está indicado (mesmo sem quaisquer indicações de atuação) ou um recorde maior de indicações, com vitória na categoria de atuação (mesmo sem ter levado melhor roteiro)? É uma dúvida cruel e muitos irão discordar de como proceder. Aqui, optamos pelo número maior de indicações (foram 12 para ‘O Paciente Inglês‘) e o prêmio de atuação – que é um dos mais importantes para os fãs.

O épico romântico que marcou os anos 90, foi um dos maiores vencedores da época, com um total de 9 estatuetas. Não levou melhor roteiro, mas premiou a sempre maravilhosa Juliette Binoche como coadjuvante, além de indicação para o ator e a atriz principais. Os prêmios foram: melhor filme, diretor (Anthony Minghella), atriz coadjuvante (Binoche), fotografia, direção de arte, figurino, som, edição e trilha sonora.

04 | Amor, Sublime Amor (1961)

Igualmente muito conhecido por seu título original, ‘West Side Story’ ocupa a quarta posição do ranking e é o único filme da história, até o momento, com 10 Oscar para chamar de seus. É um caso curioso com os remakes com envolvimento de Steven Spielberg. Por exemplo, ‘A Cor Púrpura’, que Spielberg dirigiu em 1985, é conhecido como um dos maiores perdedores do Oscar e o seu remake recente, que tem produção do diretor, não chegou nem perto deste número de nomeações.

O mesmo ocorreu com o remake orquestrado por Spielberg para o clássico musical ‘Amor, Sublime Amor’. É o original que mantém o recorde de vitórias. Seus prêmios são: melhor filme, diretor (Robert Wise), ator e atriz coadjuvantes (George Chakiris e Rita Moreno), fotografia, direção de arte, figurino, som, edição e trilha sonora.

03 | O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (2003)

Que rufem os tambores, chegamos ao top 3 dos maiores vencedores da história do Oscar – todos os três filmes a seguir com 11 vitórias. Subindo ao pódio com a medalha de bronze temos o terceiro ‘O Senhor dos Anéis’. Os membros da Academia esperaram até o terceiro para simplesmente entregar todos os Oscar aos quais o filme estava indicado. São eles: melhor filme, diretor (Peter Jackson), roteiro adaptado, edição, direção de arte, figurino, maquiagem, trilha sonora, efeitos visuais, mixagem de som e canção. Está em terceira posição pois não indicou nenhum ator.

02 | Titanic (1997)

Em segunda posição do ranking, com a medalha de prata, está o “rei do mundo” James Cameron e seu ‘Titanic’ – o maior sucesso do cinema nos anos 90 e uma das maiores bilheterias de todos os tempos. Fenômeno é pouco para definir o filme, e uma das provas disso são suas 11 estatuetas do Oscar, uma das maiores vitórias da Academia. São elas: melhor filme, diretor (Cameron), fotografia, direção de arte, figurino, som, edição, edição de som, efeitos visuais, trilha sonora e canção – num total de impressionantes 14 indicações. Está em segunda posição porque, apesar de ter indicado duas atrizes, não venceu na categoria de atuação.

01 | Ben-Hur (1959)

Esqueça o horrendo remake de 2016 que tentou jogar na lama o nome do clássico imortal estrelado por Charlton Heston. Aqui falamos, é claro, do original, dirigido por William Wyler, com produção da MGM. A trama do príncipe de Jerusalém traído por seu irmão e transformado em escravo, retornando para se vingar, guarda muitas semelhanças com outro épico muito querido, esse mais moderno: ‘Gladiador’ (2000).

E é justamente ‘Ben-Hur’ quem sobe ao topo do pódio com a medalha de ouro em primeiríssimo lugar dos maiores vencedores do Oscar de todos os tempos. Apesar de ter sido premiado pelos mesmos 11 Oscar, ‘Ben-Hur’ viu a vitória de dois de seus atores, o protagonista e um coadjuvante. Os prêmios foram: melhor filme, diretor (Wyler), ator (Heston), ator coadjuvante (Hugh Griffith), fotografia, direção de arte, figurino, som, edição, efeitos especiais e trilha sonora.

Menções Honrosas:

‘Cabaret’ é o recordista de vitórias sem ter vencido o Oscar de melhor filme na história da Academia.

São um total (até o momento) de oito filmes com 8 vitórias no Oscar. Mas apenas três deles figuraram no nosso top 10 por motivo de prêmios mais importantes, como por exemplo a quantidade de atores premiados. Por exemplo, temos também com 8 Oscar o drama musical ‘Cabaret’, de 1972, mas curiosamente ele é o único da lista a não ter vencido na categoria principal: de melhor filme. Isso porque em seu caminho existia uma pequena obra-prima chamada ‘O Poderoso Chefão’. Mais curioso ainda é o fato de que o ‘Chefão’ venceu apenas 3 Oscar, enquanto ‘Cabaret’ levou 8 prêmios. Qual deles você diria que resistiu ao teste do tempo?

Você reclama de ‘Assassinos da Lua das Flores’? ‘Minha Bela Dama’ é um musical de 3 horas de duração.

Gandhi’, épico de 1982 sobre o líder religioso e político da Índia Mahatma Gandhi também levou 8 Oscar, mas só indicou e premiou um ator (Ben Kingsley). ‘Minha Bela Dama’ (My Fair Lady) é um clássico musical de quase 3 horas de duração, com Audrey Hepburn (imagina ver no cinema). Apesar dos 8 Oscar, não levou para a casa o prêmio de melhor roteiro e por isso ficou de fora da lista.

Você certamente já viu essa famosa cena do cinema em algum lugar, sem saber que era de ‘A um Passo da Eternidade’. De nada.

A um Passo da Eternidade’ é um clássico em preto e branco prestigiadíssimo da Columbia Pictures, com um grande elenco, que fala sobre soldados na Segunda Guerra Mundial, em 1941, no Havaí, com o bombardeio de Pearl Harbor como pano de fundo. O motivo pelo qual ficou fora do top 10, apesar dos 8 Oscar, foi porque seus atores e atriz principais foram apenas indicados, com os vitoriosos sendo os coadjuvantes.

O empolgante ‘Quem Quer Ser um Milionário?’ foi o último grande vencedor de vários prêmios no Oscar.

E por fim, o mais recente do lote, ‘Quem Quer Ser um Milionário?’, de 2008, que levou 8 Oscar, incluindo melhor filme e diretor para Danny Boyle, além de roteiro, mas sequer indicou qualquer um de seus atores.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS