No episódio final da 5ª temporada de ‘Stranger Things’, Vecna (Jamie Campbell Bower) é finalmente derrotado, mas nossos heróis são privados de um final feliz quando a Dra. Kay (Linda Hamilton) e os militares aparecem para levar Eleven (Millie Bobby Brown) sob custódia.
A jovem, então, entra na mente de Mike (Finn Wolfhard) e explica que decidiu acabar com a própria vida, pois é a única maneira de dar fim aos os experimentos militares e garantir que aqueles que ama fujam do perigo constante. Após uma despedida emocionante, Eleven fica diante do portal para o Mundo Invertido e é apagada, junto com o próprio Mundo Invertido – deixando um gostinho agridoce que acompanha os personagens nos meses seguintes.
Dezoito meses depois, Mike observa que, quando Eleven morreu, os militares estavam usando as máquinas destinadas a impedi-la de usar os poderes. Em vez disso, ela estava de pé, imponente, o que o leva a crer que, momentos antes de sua “morte”, Kali (Linnea Berthelsen) deve ter criado aquela ilusão para que a verdadeira Eleven pudesse escapar e encontrar a paz.
O ambíguo final dividiu os fãs inveterados da série, que aguardaram uma espécie de episódio extra que mostraria que, na verdade, tudo aquilo havia sido manipulado por Vecna. Entretanto, as teorias não se concretizaram – e a Netflix lançou um documentário especial intitulado ‘A Última Aventura: Nos Bastidores de Stranger Things 5’.
O documentário chegou à plataforma de streaming no último dia 12 de janeiro – e não demorou muito até que alguns fãs percebessem que o final da série seria um tanto quanto diferente do que nos foi entregue (via SFFGazette.com).
Acontece que, originalmente, Hopper (David Harbour) seria informado sobre o plano de Eleven de fingir sua morte, e eles deveriam ter um “momento à la ‘Encontros e Desencontros’” (uma referência a uma cena do filme de 2003 em que Bob e Charlotte se abraçam em silêncio antes de seguirem caminhos separados). No entanto, Eleven também iria “se despedir de todos com uma lembrança feliz”.
O especial também mostrou um quadro na sala de roteiristas da temporada de encerramento, confirmando que “El se foi (não morreu)”. No entanto, esse é um final alternativo anterior para a série e não é canônico. As gravações do episódio final começaram sem um roteiro finalizado e, em algum momento, a decisão foi tomada de seguir um caminho diferente.
HOLY SHIT!! GUYS THEY COMPLETELY CHANGED THE ENDING TO MAKE IT MORE AMBIGUOUS. Hopper knows about El’s fakeout and is on it. Kay and Akers were supposed to kill each other. Hopper learns about the new plan from Kali. It explains his acting on the bench. Wtf this is SO MUCH better pic.twitter.com/Cit6ZiV8OD
— BettysLilis (@BettysLilis) January 13, 2026
‘Stranger Things’ está disponível na Netflix.
Os novos episódios se passam no outono de 1987. Hawkins segue abalada pela abertura dos portais, e nossos heróis se unem pelo mesmo objetivo: encontrar e matar Vecna (Jamie Campbell Bower). Mas ele desapareceu e ninguém sabe seu paradeiro. Para complicar tudo, o governo colocou a cidade sob quarentena militar e intensificou a caça à Onze (Millie Bobby Brown), que precisou se esconder novamente. Conforme o aniversário do desaparecimento de Will (Noah Schnapp) se aproxima, uma ameaça familiar volta à tona. A batalha final se aproxima e, com ela, uma escuridão ainda mais poderosa e mortal. Para acabar com esse pesadelo, todo o grupo precisará se unir de novo pela última vez.
O elenco estelar conta com Millie Wolfhard, Millie Bobby Brown, Noah Schnapp, Caleb McLaughlin, Gaten Matarazzo, Sadie Sink, Joe Keery, Maya Hawke, Natalia Dyer, Charlie Heaton, Jamie Campbell Bower, Brett Gelman, David Harbour e Winona Ryder.



