Os filmes de terror têm uma capacidade única de instigar os espectadores de maneiras quase únicas – mergulhando de cabeça na psique humana e provocando o medo ou o desconforto em seu público, além de abrirem espaço para discussões sobre tópicos transgressores e considerados tabus.
E é inegável que a década de 1990 se mostrou uma das melhores para o gênero, principalmente com a popularização das narrativas metalinguísticas e a fusão completa desse gênero com o suspense, por exemplo.
Pensando nisso e aproveitando que estamos no mês mais místico e arrepiante do ano, preparamos uma lista elencando os dez melhores filmes de terror dos anos 1990.
Veja abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:
10. O ATAQUE DOS VERMES MALDITOS (1990)
À época de seu lançamento, ‘O Ataque dos Vermes Malditos’ não fez um enorme sucesso – mas, décadas depois de seu lançamento, o terror de monstros comandado por Ron Underwood sagrou-se um clássico cult de primeira e gerou uma franquia multimidiática que conquistou o público. Com 88% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme acompanha um casal que mora em uma pequena cidade esquecida no deserto luta pela sua sobrevivência e para salvar o mundo do ataque de minhocas gigantes e carnívoras que vivem debaixo do solo.
9. ARACNOFOBIA (1990)
Todo mundo tem medo de alguma coisa…Mas a fobia do Dr. Ross era muito estranha. Quando ele se muda com a família para uma cidade do interior, aquilo que o apavorava transforma-se numa crescente ameaça para todos os moradores do lugar. As aranhas estão prestes a destruir a cidade inteira. A única chance de salvar todo mundo é superar este medo infantil – mas pode ser tarde demais. Dirigido por Frank Marshall, ‘Aracnofobia’ conquistou 93% de aprovação no Rotten Tomatoes e trouxe um elenco formado por nomes como Jeff Daniels, Harley Jane e Julian Sands.
8. PÂNICO (1996)
Em 1996, Wes Craven dava início a mais uma franquia de sucesso estrondoso, renovando o gênero do terror e do slasher com ‘Pânico’. Trazendo uma forte narrativa metalinguística ao cenário mainstream, o filme caiu no gosto da crítica e do público, além de contar com performances aplaudíveis de um elenco estelar. A trama acompanha a jovem Sidney Prescott (Neve Campbell), que se vê no centro de um pesadelo ao ser, ao lado de seus amigos, caçada por um assassino mascarado conhecido como Ghostface – e que promete destruir tudo o que ela conhece.
7. O SEXTO SENTIDO (1999)
Ovacionado pela crítica, ‘O Sexto Sentido’ colocou M. Night Shyamalan no centro dos holofotes por sua condução espetacular e arrecadou mais de US$670 milhões mundialmente. Como se não bastasse, a produção conquistou seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção. Na trama, um garoto (Haley Joel Osment) vê o espírito de pessoas mortas à sua volta. Um dia, ele conta o segredo ao psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis), que tenta ajudá-lo a descobrir o que está por trás dos distúrbios. A pesquisa de Crowe sobre os poderes do garoto causa consequências inesperadas a ambos.
6. CRONOS (1993)
‘Cronos’ é o primeiro filme do aclamado cineasta Guillermo Del Toro e acompanha o alquimista Humberto Oganelli, que viaja ao México e cria um objeto de ouro chamado Cronos, que concede vida eterna a quem o detém. Quatro séculos depois, a queda de parte de um prédio gera algumas vítimas. Entre elas está um homem de pele estranha, alquimista. As autoridades localizam sua residência, mas jamais divulgam o que encontraram no local. Após uma rápida investigação, o conteúdo da mansão é leiloado. Com isso Cronos chega às mãos de um vendedor de antiguidades que, acidentalmente, dispara seu mecanismo. De seu interior sai uma aranha, que injeta no corpo de seu portador um estranho líquido. Aos poucos ele percebe que seu corpo está rejuvenescendo, mas também passa a ter uma obsessão por sangue.
5. LOUCA OBSESSÃO (1990)
Na história do cinema, inúmeros romances do mestre do terror Stephen King foram adaptados para as telonas – e, enquanto algumas encontraram sucesso, outras falharam em capturar a essência da obra original. Felizmente, ‘Louca Obsessão’ posa como uma das melhores releituras dos escritos de King: rendendo a Kathy Bates o Oscar de Melhor Atriz por sua memorável performance, a trama gira em torno de uma enfermeira fanática que prende um escritor após ele sofrer um acidente de carro. A enfermeira, Annie Wilkes, é uma fã da personagem Misery Chastain e revela ser a fã número um do escritor – levando-o em uma jornada de angústia e terror.
4. AUDIÇÃO (1999)
Com direção de Takashi Miike, o terror ‘Audição’ emerge como adaptação do romance japonês homônimo assinado por Ryu Muramaki. Aclamado pelos críticos e considerado um dos melhores filmes dos anos 1990, a produção é estrelada por Ryo Ishibashi e Eihi Shiina em performances fantásticas e aterrorizantes. A trama acompanha um viúvo de meia-idade que pede a ajuda de seu amigo, um produtor cinematográfico, para fazer uma audição falsa a fim de conhecer uma nova namorada. Entretanto, ele descobre que o obscuro passado da mulher que escolhe como amante trará consequências catastróficas para sua vida.
3. RING – O CHAMADO (1998)
2. A BRUXA DE BLAIR (1999)
Duas décadas e meia depois de seu lançamento oficial nos cinemas, ‘A Bruxa de Blair’ permanece como uma das produções mais revolucionárias do cinema contemporâneo – mesmo com válidas críticas acerca de seu envelhecimento, como já mencionado. Não é nenhum exagero dizer que, sem o impacto do filme, projetos como ‘Atividade Paranormal’, ‘REC’ e ‘Buscando…’ sequer existiriam – e é por isso que é sempre uma boa ideia revisitar aquele que popularizou o gênero.
1. O SILÊNCIO DOS INOCENTES (1991)
O aclamado e clássico suspense de horror ‘O Silêncio dos Inocentes’, estrelado por Anthony Hopkins e Jodie Foster, acompanha a agente do FBI Clarice Starling, que tem a missão de encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o perigoso psicopata, Hannibal Lecter, encarcerado sob a acusação de canibalismo. Mais de trinta anos depois de sua estreia, o longa-metragem é considerado por diversos especialistas como um dos melhores e mais importantes filmes da história do cinema – e rendeu a ambos os atores prêmios da Academia, além de levar mais três estatuetas do Oscar para casa.