InícioDestaqueOs 10 Melhores Filmes Slasher de Todos os Tempos

Os 10 Melhores Filmes Slasher de Todos os Tempos


O gênero do terror não se resume apenas a um tipo de história: desde as primeiras incursões expressionistas de ‘Nosferatu’, passando pelo clássico suspense Psicose e culminando nos thrillers psicológicos e nas comédias de horror que povoam o imaginário popular contemporâneo, as ramificações do terror são incontáveis – e uma das mais populares engloba um grupo em constante expansão conhecido como slasher.

Ainda que Halloween – A Noite do Terror’ tenha cunhado, de fato, o termo slasher no cenário do entretenimento, essas sangrentas explorações sobre a condição humana frente à iminência da morte datam de muito antes de seu lançamento no final da década de 1970. Psicose, ‘Noite do Terror’ e O Massacre da Serra Elétricasão alguns dos títulos que esquadrinharam os tropos do subgênero e começaram a denotar uma espécie de “manual de diretrizes” para essas empolgantes e assustadoras histórias.

As fórmulas do slasher são claras: temos um assassino mascarado, humano ou outrora humano, que tem uma arma à sua escolha para coletar suas vítimas e que escolhe, como alvo, grupos de adolescentes ou jovens adultos (ao menos em sua maioria). Temos o tropo da final girl – a heroína que, após enfrentar a força de seu algoz, acaba sobrevivendo -, visuais praticamente saídos de um pesadelo, jump scares constantes e um esquema de luzes sombrio e desesperador. E, é claro, para compor esse agourento retrato, a trama costuma ser ambientada em uma cidade interiorana ou uma área suburbana, que servem de palco para temáticas como trauma, luto e vingança.



Aproveitando que estamos nos aproximando do Dia das Bruxas, preparamos uma lista inédita ranqueando os dez melhores slashers de todos os tempos – e que não podemos ficar de fora da sua seleção para o Halloween.

Confira nossas escolhas abaixo:

10. VOCÊ É O PRÓXIMO (2011)

Direção: Adam Wingard

Em 2011, as incursões dentro do slasher já eram bastante populares, com diversos realizadores repetindo fórmulas sem nos fornecer qualquer ínfimo de originalidade ou comprometimento com algo diferente ou novo. Coube a Adam Wingard revitalizar nosso interesse com o lançamento de ‘Você É o Próximo’. Apostando fichas em uma mistura de terror psicológico com humor ácido, o projeto abraça os convencionalismos a ponto de transformá-los em uma grande homenagem ao estilo cinematográfico e em uma pungente jornada pela sobrevivência.

9. O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974)

Direção: Tobe Hooper

Quando pensamos no gênero slasher, inúmeros produções nos vêm à cabeça, acompanhadas de vilões que causam arrepios mesmo décadas depois de terem assombrado as telonas. Esse é o caso de Leatherface, antagonista da icônica franquia O Massacre da Serra Elétrica. Lançado quatro anos antes de Halloween, de John Carpenter e no mesmo ano que o clássico ‘Noite do Terror’, de Bob Clark, o longa-metragem conquistou a atenção do público por se basear em uma história real (que depois viríamos a descobrir que não era tão real assim) de um serial killer mascarado e sem escrúpulos que coletava vítimas utilizando uma serra elétrica, como bem aponta o título.

8. SWEENEY TODD (2007)

Direção: Tim Burton

Você não esperava encontrar um musical na lista de filmes slasher – mas Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet’ é um dos mais emblemáticos do gênero por unir terror, comédia e música em um mesmo lugar. Inspirado na icônica peça de Stephen Sondheim, o longa dirigido por Tim Burton é uma grande homenagem ao Grand Guignol e transforma-se em um sangrento e envolvente banquete que arranca performances incríveis de nomes como Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman e muitos outros. Entre sequências muito bem coreografadas e uma paixão pela violência e pela loucura humana, o título merece um lugar inquestionável na nossa lista.

7. PÂNICO (1996)

Direção: Wes Craven

Wes Craven é conhecido ao redor do planeta por seus ótimos e incríveis filmes de terror slasher – e, doze anos depois de ter impactado seus fãs com A Hora do Pesadelo, ele retornou com mais uma revolução ao slasher com Pânico. Contando com uma legião de seguidores e um legado contínuo e expansivo, o filme inclui algumas das melhores cenas do gênero como um todo, incluindo a clássica perseguição de Drew Barrymore pelo assassino mascarado conhecido como Ghostface, além de personagens marcantes e seminais das diretrizes slashers, como Sidney Campbell (Neve Campbell), Gale Weathers (Courteney Cox) e Dewey Riley (David Arquette). Mas o maior sucesso da atração é sua consciência metalinguística, transformando Ghostface em um serial killer movido pela paixão aos filmes de terror e em um insano psicopata (cujo manto é passado de geração em geração.

6. TENEBRE (1982)

Direção: Dario Argento

Gênio, louco, controverso. Esses são alguns adjetivos que descrevem Dario Argento e seu inegável impacto na sétima arte, principalmente ao se tornar um emblemático nome do movimento giallo. E, em 1982, Argento encabeçou um dos melhores projetos de sua carreira com a ácida análise metaficcional de Tenebre, explorando o dualismo humano e a aberração sexual e até mesmo mergulhando em uma resposta para as infundadas críticas à violência e à crueza de seus projetos anteriores. Não é surpresa que esse clássico tenha referências múltiplas que vão desde Agatha Christie e Sir Arthur Conan Doyle até Fritz Lang.

5. A HORA DO PESADELO (1984)

Direção: Wes Craven

Pouco depois de John Carpenter ter eternizado Michael Myers como um dos serial killers mais icônicos da história, Wes Craven resolveu dar um passo adiante no cenário slasher com o lançamento de A Hora do Pesadelo. Arquitetando uma poderosa e imortal entidade conhecida como Freddy Krueger (e encarnado pelo incrível Robert Englund), o filme é uma conquista cinemática para o terror e uma celebração artística do gênero como arte – narrando a história de um impiedoso assassino que mata suas vítimas através dos sonhos. O sucesso rendeu nada menos que seis sequências diretas e um remake lançado em 2010.

4. A TORTURA DO MEDO (1960)

a tortura do medo

Direção: Michael Powell

Michael Powell causou uma comoção generalizada e polarizante em 1960 ao encabeçar o ambicioso terror psicológico A Tortura do Medo. Estrelado por Carl Boehm, Moira Shearer, Anna Massey e Maxine Audley, a trama acompanha um serial killer que persegue mulheres e utiliza uma câmera para gravar as expressões de horror e desespero à medida que são assassinadas. Desde o ambíguo título original (Peeping Tom, referindo-se à prática do voyeurismo) até os derradeiros temas que são levados às telonas, o longa é um dos precursores do gênero slasher e uma atemporal produção cult que nos envolve no mais puro horror.

3. PRELÚDIO PARA MATAR (1975)

Direção: Dario Argento

O icônico Dario Argento é um dos realizadores mais influentes do cinema, principalmente em seu auge criativo nas décadas de 1970 e 1980. Mergulhando no horror e no giallo de maneira enervante e inspiradora, Argento carrega consigo uma série de títulos de importância inegável para a sétima arte – incluindo Prelúdio para Matar. O longa italiano aposta na mistura entre o desespero humano e o sobrenatural e merece ser apreciado em sua espetacular completude.

2. PSICOSE (1960)

Direção: Alfred Hitchcock

Alfred Hitchcock é um dos cineastas autores mais celebrados de todos os tempos, responsável por clássicos do suspense e do terror que estendem seu legado até os dias de hoje. E é claro que a obra-prima de sua carreira, Psicose, não ficaria de fora da nossa lista: trazendo Janet Leigh e Anthony Perkins às telonas, o filme é centrado no insano Norman Bates e, por mais que não conte com todos os tropos que conhecemos do slasher, certamente é uma das produções que ajudou a eternizar o gênero.

1. HALLOWEEN – A NOITE DO TERROR (1978)

Halloween

Direção: John Carpenter

Nenhum outro filme poderia ocupar o topo da nossa lista além de Halloween – A Noite do Terror’. Ainda que não tenha sido o primeiro filme slasher da história, certamente foi o responsável por popularizar o gênero a partir do final dos anos 1970, sagrando tanto o poderoso Michael Myers quanto Laurie Strode como personagens seminais da história do terror – além de ter eternizado Jamie Lee Curtis como uma das maiores scream queens da sétima arte.

A trama nos leva para a sinistra Haddonfield, que foi palco de um brutal assassinato orquestrado pelo psicótico Michael Myers. Encarcerado em uma instituição psiquiatra, ele escapa da instalação quinze anos depois da tragédia e retorna para a cidade natal para dar continuidade a seu reino de terror – e escolhendo a jovem Laurie como seu principal alvo.

Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS