terça-feira, abril 16, 2024

Os 10 Melhores Papéis de Sir Patrick Stewart

Sir Patrick Stewart é um ator lendário e versátil que conseguiu nas mais diversas áreas do entretenimento – no teatro, na televisão e no cinema. Indicado três vezes ao Globo de Ouro e quatro vezes ao Emmy, Stewart completou oitenta anos ontem, 13 de julho.

Para celebrar sua extensa carreira – e aproveitando que uma das franquias da qual participou, ‘X-Men’, também faz bodas -, separamos uma breve lista com dez de seus melhores papéis nas telinhas e nas telonas.

Confira:

Karla, TINKER TAILOR SOLDIER SPY

Mostrando o quão poderoso um ator pode ser, Patrick Stewart segue os passos de tantos outros artistas e empresta seu rosto e sua atuação por breves momentos em ‘Tinker Tailor Soldier Spy’. Na adaptação seriada do clássico de John LeCarre, Stewart dá vida ao presidente da KGB, Karla, conseguindo entregar uma performance aplaudível no mais puro silêncio.

Claudius, HAMLET

Como um bom thespian, Stewart participou de diversas adaptações das peças de William Shakespeare – e viveu o terrível e icônico Rei Claudius, de ‘Hamlet’, duas vezes. A primeira vez foi para a releitura televisiva de 1980; a segunda, sua performance mais conhecida, foi lançada em 2009 e trouxe o ator ao lado de David Tennant.

Merlin, O MENINO QUE QUERIA SER REI

Stewart causa um estrondo gigantesco mesmo com os menores papéis que abarca ao longo de sua carreira – e as coisas não seriam diferentes em ‘O Menino que Queria Ser Rei’. A surpreendentemente bem recebida adaptação das histórias do Rei Arthur trouxe uma breve aparição ator como a versão mais velha do Mago Merlin. Sua cândida performance foi o suficiente para nos convidar para uma jornada mágica e bastante satisfatória.

Não deixe de assistir:

Professor Xavier, X-MEN

Talvez um de seus papéis mais conhecidos seja o do poderoso mutante Charles Xavier na franquia ‘X-Men’. Vivendo o personagem nada menos que sete vezes, sua memorável atuação foi, a cada capítulo da saga, elevada a catárticos momentos. Sua última interpretação como Xavier foi no spin-off pós-apocalíptico ‘Logan’, que lhe rendeu uma estatueta do Saturn Awards de Melhor Ator Coadjuvante.

Capitão Jean-Luc Picard, STAR TREK

Quando falamos de Patrick Stewart, jamais podemos nos esquecer da aclamada saga sci-fi ‘Star Trek’. No universo intergaláctico televisivo e cinematográfico, Stewart viveu o Capitão Jean-Luc Picard em nada menos que cinco iterações – sendo aclamado por sua atuação. O ator voltou como o personagem em ‘Star Trek: Picard’, que já está renovada para a 2ª temporada.

Gurney Halleck, DUNA

‘Duna’ tornou-se um dos filmes mais controversos da década de 1980, mas ganhou o status de cult com o passar dos anos e arrecadou um número considerável de fãs. Aqui, Stewart encarna o Mestre das Armas Gurney Halleck, servindo como mentor de Paul Atreides (Kyle MacLaughlin). Este, talvez, tenha sido o primeiro papel memorável de Stewart nos cinemas depois da breve participação em ‘Excalibur’.

Dr. Jonas, TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Apesar de ser mais conhecido por papéis heroicos, Stewart se lançou nos personagens vilanescos em 1997, com ‘Teoria da Conspiração’. Interpretando um maldoso mestre da espionagem, seu principal objetivo é destruir o reinado do candidato manchuriano Jerry (Mel Gibson). O ator faz um trabalho excelente ao conseguir manipular diversos personagens e fazer o público questionar quais são seus planos.

Rei Leondegrance, EXCALIBUR

Stewart fez uma ponta no épico fantástico britânico ‘Excalibur’ em 1979 como o Rei Leondegrance – e suas breves sequências já serviram para colocar nos holofotes um time de incríveis artistas (incluindo Liam NeesonHelen Mirren). Stewart foi bastante elogiado por seu performance, enquanto o filme foi revisitado diversas vezes e se transformado em um cult epopeico bastante divertido e maravilhoso.

Darcy Banker, GREEN ROOM

Stewart nos tirou o fôlego com sua atuação no thriller de terror ‘Green Room’. Afastando-se basicamente de todos os seus papéis anteriores, ele deu vida a Darcy Banker, líder de um violento grupo branco e supremacista. Ao lado de um estelar elenco, Stewart foi aclamado por sua performance odiosa e visceral – levando-o a ser indicado para diversas premiações.

Sejanus, I, CLAUDIUS

O primeiro grande papel de Stewart na televisão foi como Sejanus em ‘I, Claudius’. Na produção da aclamada emissora BBC, o ator fez bom uso de seu background artístico em uma teatral e irretocável rendição. A história é uma recriação da história do Império Romano e, nela, Stewart interpretar o ambicioso guarda imperial Sejanus que vira vítima de suas próprias aspirações.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS