sexta-feira, abril 26, 2024

Os 10 Melhores Personagens da Franquia ‘Pânico’

Cuidado: spoilers à frente.

‘Pânico’ não se tornou uma das franquias mais conhecidas do mundo do cinema por qualquer motivo – e, com o lançamento do quinto capítulo da saga, é notável que ela ganhe ainda mais fãs ao redor do mundo.

Misturando metalinguagem, suspense e gore em um mesmo lugar, a saga criada pelo lendário Wes Craven ficou marcada na história do entretenimento e revolucionou o gênero em questão, fornecendo uma nova roupagem para o slasher que seria copiado e remodelado diversas vezes por mais de duas décadas e meia. E é claro que isso não seria possível sem uma gama de personagens convincentes e muito bem construídos.

Desde a final girl Sidney Prescott (Neve Campbell) até a psicótica Jill Roberts (Emma Roberts), são várias as incríveis personas que passaram por esses longas-metragens e, pensando nisso, criamos uma singela com lista com as dez melhores delas (com exceção das que fizeram sua estreia no filme mais recente).

Confira abaixo:

10. DEBBIE SALT

Intérprete: Laurie Metcalf

Quando Debbie Salt apareceu na porta do teatro da Faculdade Windsor e revelou ser a Sra. Loomis, mãe de Billy, o mundo ficou chocado ao vê-la se revelar como a outra assassina de Pânico 2’. Auxiliada pela conturbada mente de Mickey, a personagem mergulhou numa vendeta pessoal, mostrando que era tão psicologicamente deturpada quanto o próprio filho e que faria de tudo para matar Sidney. Como se não bastasse, a complexa personalidade da Sra. Loomis foi absorvida com perfeição pela incrível Laurie Metcalf – que roubou a cena todas as vezes em que aparecia.

9. KIRBY REED

Não deixe de assistir:

Intérprete: Hayden Panettiere

‘Pânico 4’ modernizou a franquia slasher com todas as intenções no lugar certo – mas que não abriu muitas brechas para um futuro conciso da saga do Ghostface. Entre altos e baixos, Hayden Panettiere realmente conquistou nossos corações como Kirby Reed, uma jovem destemida e sedutora que lutou contra o assassino até encontrar uma trágica morte (e um desejo por parte dos fãs de que ela, de alguma maneira, retornasse em filmes futuros).

8. BILLY LOOMIS

Intérprete: Skeet Ulrich

Billy Loomis foi o primeiro assassino da franquia Pânico e foi encarnado brilhantemente por Skeet Ulrich. Billy posou como o namorado de Sidney e prometeu ficar ao lado dela depois de Ghostface colocar seu alvo na protagonista, além de jurar protegê-la de qualquer mal. Porém, ele foi o responsável por arquitetar o plano de matar a mãe de Sidney, acusando-a de ter um caso com o pai dele e afastá-lo da família. Billy tem as “melhores” motivações da franquia, e também se mostra um sociopata de primeira. Mas se não fosse o Roman, ele ainda estaria feliz com a Sidney. Talvez…

7. TATUM RILEY

Intérprete: Rose McGowan

No capítulo de estreia da saga, Tatum Riley dividiu os holofotes ao lado de Sidney. Interpretando sua melhor amiga, Tatum demonstrou, desde as primeiras cenas, que não temia a ameaça de Ghostface e que faria tudo para impedi-lo de continuar a chacina em Woodsboro. Sua personalidade sarcástica e ácida a transformou em um dos ícones de ‘Pânico’ – e sua trágica e horrenda morte se tornou uma das mais chocantes de toda a franquia.

6. JILL ROBERTS

Intérprete: Emma Roberts

Apesar das críticas mistas, Pânico 4’ é uma entrada subestimada da saga slasher e conseguiu, em certos aspectos, revitalizar a série de filmes ao trazer a narrativa para a era digital. E é claro que, com a emergência das redes sociais, a serial killer Jill (vivida por Emma Roberts) partiria de uma linha similar: invejando a fama da prima, Sidney, Jill arquitetou uma história muito similar ao que a protagonista vivera e fez questão de se tornar a final girl e se tornar o centro dos holofotes – isso é, até morder a própria língua e ter o destino de todos os outros homicidas da franquia.

5. CASEY BECKER

Intérprete: Drew Barrymore

Drew Barrymore foi a primeira personagem a aparecer na franquia slasher e, apesar dos poucos minutos em tela, entregou uma performance apaixonante e memorável como a jovem Casey Becker. Já aqui, Kevin Williamson demonstrou uma habilidade narrativa impecável, que construiu uma persona complexa que ficaria eternizada na cultura pop até os dias de hoje (e cuja cena do assassinato seria homenageada em diversos outros longas-metragens).

4. RANDY MEEKS

Intérprete: Jamie Kennedy

Randy Meeks foi um dos poucos personagens a aparecer em mais de um filme ‘Pânico’, tendo sobrevivido ao ataque de Ghostace no capítulo original e retornando para ajudar a encontrar o serial killer na sequência. Sua personalidade adorável e, por vezes, exagerada, bem como seu conhecimento gigantesco sobre filmes de terror, o tiraram do mero aparato coadjuvante e o transformaram em um protagonista muito importante para a narrativa – sendo até mencionado em ‘Pânico 3’ e na investida deste ano.

3. DEWEY RILEY

Intérprete: David Arquette

É claro que o icônico delegado Dewey Riley não ficaria de fora da nossa lista – e merecidamente foi relembrado em terceiro lugar. Dewey é um dos personagens mais bem construídos da saga e tem um arco bastante definido, em que começa como um atrapalhado assistente policial e finaliza sua evocativa jornada como um poderoso e benévolo homem que fará de tudo para ajudar aqueles que ama e impedir as matanças de Ghostface.

2. SIDNEY PRESCOTT

Intérprete: Neve Campbell

É costumeiro no cenário do entretenimento que os protagonistas não costumem ser muito relacionáveis, visto que são embebidos em arquétipos maniqueítas e não são muito bem aproveitados em toda a sua completude. Felizmente, não é isso que acontece com Sidney Prescott: considerada uma das mais importantes final girls do gênero do terror, Sidney sobreviveu diversas vezes aos ataques de Ghostface, lidando com traições e com experiências de quase morte – além de uma atuação irretocável de Neve Campbell.

1. GALE WEATHERS

Intérprete: Courteney Cox

São poucas as personagens da cultura pop contemporânea que carregam o mesmo peso tragicômico de Gale Weathers, a jornalista interpretada por Courteney Cox na saga. Gale começa como uma das antagonistas de Sidney, fazendo de tudo para reiterar o sensacionalismo midiático e conseguir os melhores furos de reportagem – mas gradativamente se transforma na mocinha e em uma das pessoas mais próximas e confiáveis da final girl. Corajosa, destemida e sem medo de ajudar os outros, o cauteloso arco de Gale é uma aula de como construir personagens complexos e que irão cair no gosto do público.

BÔNUS: JENNIFER JOLIE

Intérprete: Parker Posey

Se ‘Pânico’ já posou como uma franquia extremamente metalinguística, o terceiro capítulo mergulhou de cabeça na atmosfera autorreferenciativa e nos levou para um filme dentro do filme. A narrativa é ambientada no set de filmagens da saga ‘Facada’ – e uma das personagens mais divertidas é Jennifer Jolie, vivida por Parker Posey. Jennifer interpreta a versão cinematográfica de Gale Weathers e é extremamente dramática, neurótica, possessiva e absolutamente genial (motivo pelo qual Posey recebeu elogios pelo público e pela crítica especializada).

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS