quinta-feira, março 28, 2024

Os Desenhos de Super-Heróis da Marvel e DC de maior sucesso

Se você é muito jovem e não viveu até o início dos anos 2000, talvez seja difícil acreditar que o Homem de Ferro era um herói de segundo ou até mesmo terceiro escalão em termos de popularidade. O Marvel Cinematic Universe (MCU) e até mesmo o Universo DC dos cinemas alavancaram a imagem de alguns personagens que até então não eram muito conhecidos do público geral, ou seja, aqueles que não são nerds, que não acompanham materiais além dos filmes.

Como as obras cinematográficas são aquelas que mais atraem público, elas são atualmente o maior agregador de pessoas para apresentar um personagem da HQ. Antes dessa grande quantidade de filmes do gênero, as pessoas que não liam quadrinhos só conheciam determinados heróis por outros meios, como por exemplo, desenhos animados transmitidos na televisão.

Independentemente da sua idade, provavelmente era um ritual seu assistir a alguns destes desenhos antes ou depois de chegar da escola.

Tanto a Marvel quanto a DC tiveram memoráveis produções para a televisão e o público guarda com grande carinho no coração.

Que tal relembrar alguns destes desenhos?

 

X-Men (1992-1997)

Se você acha que Os Vingadores eram o principal grupo da Marvel em termos de sucesso de público, está redondamente enganado. A equipe comandada pelo Professor Xavier era a queridinha dos fãs e viu sua popularidade explodir principalmente do início dos anos 90 ao começo dos anos 2000, graças a suas boas histórias, muitas delas sendo representadas no excelente desenho animado, transmitido originalmente de 1992 a 1997.

Praticamente todas as principais sagas das HQ’s dos X-Men foram representadas na série animada. Além disso, o desenho contou com diversas participações de outros personagens da Marvel que não pertencem ao grupo de mutantes, dando assim um toque ainda mais especial.

Com uma música de abertura marcante até hoje, no Brasil o desenho foi exibido pela Rede Globo na TV aberta e pelo Fox Kids por canal a cabo.

Não deixe de assistir:

E não parou por aí. Alguns anos depois, o público foi agraciado com X-Men Evolution e manteve os mutantes em evidência. Com um estilo diferente, apresentando o grupo numa versão mais jovem, o desenho fez um grande sucesso na época que foi exibida no SBT durante o horário do almoço.

 

Homem- Aranha (1994-1998)

Nos anos 90, não foram apenas os X-Men que reinaram nos desenhos. O Homem-Aranha foi outra grande produção da Marvel de altíssima qualidade e que também contou com inúmeras adaptações da HQ para o audiovisual, além de participações de outros heróis da editora.

O Homem-Aranha foi por muito tempo o personagem mais popular da Marvel e esse desenho teve uma relevante contribuição para tal.

Aliás, não só esta animação, como também a antiga, dos anos 60, que virou meme durante um tempo no Brasil.

Após a virada do século, a Marvel deu um maior foco aos filmes e com isso não conseguiu brilhar com outros desenhos de nível parecido. Os que mais passaram perto foram o bom X-Men Evolution e o apenas ok Vingadores: Os Super-Heróis mais poderosos da Terra.

 

Super Choque (2000-2004)

Eu vou dar um choque no seu sistema

É impossível não se cativar com as aventuras e a personalidade de Virgil. O desenho exibido pelo SBT fez grande sucesso, mesmo com um super-herói a princípio desconhecido.

O protagonista em vários episódios fez referências a personagens da DC, principalmente os mais populares como Superman e Batman, até chegar ao ponto de conseguir de fato se encontrar com eles e lutar lado a lado com seus ídolos, fazendo assim diversos crossovers que faziam brilhar os olhos de quem assistia pela televisão.

O personagem principal tinha uma linguajar de fácil assimilação aos jovens e o desenho contava com temas importantes como a discussão do racismo, dando em alguns momentos um tom mais sério e pesado aos episódios.

Super-Choque foi um desenho completo e fez com que até hoje houvesse uma expectativa de adaptação cinematográfica.

 

Liga da Justiça (2001 – 2004)

Ao assistir o desenho da Liga da Justiça, você já se arrepia na abertura.

Os super-heróis mais populares da história reunidos em uma série animada de alta qualidade, com várias adaptações de sagas famosas dos quadrinhos, ótima dublagem e com um tom que agrada tanto a crianças quanto a adolescentes e jovens adultos.

Liga da Justiça foi um marco e mostrou mais ainda o quanto a DC é boa em produção de desenhos. Há vários momentos memoráveis, como por exemplo, o duelo entre o Flash e Lex Luthor/Brianic.

O desenho fez também com que alguns personagens até então relativamente desconhecidos ficassem mais famosos, como a Mulher Gavião e John Stewart. Embora o Lanterna Verde já fosse conhecido, o mais popular dono do anel era Hal Jordan.

Na segunda fase, houve a introdução de dezenas de super-heróis para deixar tudo ainda melhor, sendo possível formar diferentes equipes e assim poder explorar o relacionamento de vários destes.

A série animada envelheceu muito bem e até hoje vale a pena assistir. É um dos melhores trabalhos da DC em termos audiovisuais e com toda a certeza fez parte da infância de muitos que assistiam na televisão.

 

Menções honrosas: Jovens Titãs, Justiça Jovem e Batman: A Série Animada.

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS