sexta-feira, março 29, 2024

Os easter eggs pouco falados do Universo Cinematográfico Marvel

O Universo Cinematográfico Marvel dominou as bilheterias mundiais ao longo da última década com um sucesso atrás do outro, sempre conectando seus filmes para uma união dos heróis nos filmes dos Vingadores. Um dos maiores méritos do estúdio foi conseguir fazer ligações coerentes entre seus personagens. Com essas interações ficando cada vez mais fortes, os longas foram ganhando cada vez mais easter eggs para que os fãs pudessem se divertir caçando eles em tela.

Homem de FerroEnquanto Tony Stark (Robert Downey Jr) estava paralisado no sofá, Obadiah Stane (Jeff Bridges) retira o reator arc do peito do bilionário e diz que aquela era sua obra-prima, sua “Nona Sinfonia”. No cenário das músicas eruditas, existe a chamada “Maldição da Nona Sinfonia”, que leva em consideração as mortes de Beethoven, Schubert, Bruckner, Mahler, Malcolm Arnold e mais diversos outros compositores que faleceram após concluírem suas 9ª Sinfonias. Como Obadiah havia deixado Tony para morrer, o uso do termo foi um easter egg interessante.

Homem de Ferro 2

Um dos easter eggs mais legais de todo o MCU é o mapa dos Vingadores que Nick Fury (Samuel L. Jackson) mostra a Tony Stark ao final de Homem de Ferro 2. Ele mostra a Groenlândia, onde o Capitão América está congelado; Wakanda, a terra do Pantera Negra; Sokovia, lar dos gêmeos Maximoff; Calcutá, onde o Hulk vivia anonimamente e Atlântida, lar do Namor, que não foi citado até hoje.

Foi uma referência muito importante para o futuro do Universo Marvel nos cinemas e rendeu diversas teorias por muito tempo.

Capitão América: O Primeiro VingadorDirigido por Joe Johnston, o primeiro filme do Capitão América (Chris Evans) trouxe um clima retrô para o Universo Marvel. A atmosfera de filme de guerra foi algo diferente de tudo que havia sido feito no MCU até então.

Johnston, que trabalhou na produção de Caçadores da Arca Perdida, não perdeu a oportunidade de citar esse antigo trabalho no filme. Logo no começo, o Caveira Vermelha (Hugo Weaving) encontra o Tesseract e diz que o “Führer está perdendo tempo procurando bugigangas no deserto”. É uma referência à equipe de busca da Arca da Aliança.

Capitão América: Guerra CivilAo final da batalha no aeroporto de Berlim, os heróis que foram derrotados acabaram sendo presos na Balsa, uma prisão governamental localizada no meio do oceano. Tentando descobrir o que Steve sabia, Tony Stark vai até a prisão para interrogar os heróis. Nisso, o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) faz um discurso cheio de ironias e o chama de “the futurist”.

The Futurist é o nome do primeiro álbum da carreira musical de Robert Downey Jr, cujo single tema é justamente uma música chamada The Futurist. Ele foi lançado em 2004 e sofreu críticas mistas.

Doutor EstranhoO grande momento de Doutor Estranho é quando o herói (Benedict Cumberbatch) se vê diante de Dormammu (Benedict Cumberbatch). Eles debatem sobre motivos para que o vilão deixe a Terra em paz. Vendo que aquilo não ia levar a lugar nenhum, o Doutor Estranho usa o Olho de Agamotto para prender Dormammu em um loop temporal.

Não deixe de assistir:

No começo do filme, momentos antes do acidente acontecer, Stephen Strange está ajeitando seu relógio de pulso, que aponta a data 2 de fevereiro, o “Dia da Marmota”. Esse dia é muito popular nos EUA por ser representado no filme Feitiço do Tempo, em que Bill Murray fica preso em um loop temporal, revivendo o mesmo dia diversas vezes.

Homem-Aranha: De Volta ao LarO colégio Midtown é uma escola para crianças prodígio, no qual a ciência é bastante valorizada. Em diversos locais de estudo há referências a nomes importantes para o desenvolvimento da humanidade, como Albert Einstein, Marie Curie, Stephen Hawking… E três membros do Universo Cinematográfico: Howard e Tony Stark aparecem pintados em um mural no corredor, enquanto Bruce Banner aparece acima do quadro na sala de Peter Parker (Tom Holland).

Capitã MarvelA penúltimo aparição de Stan Lee nos cinemas foi um easter egg  fantástico em Capitã Marvel. Na trama, Carol Denvers (Brie Larson) vem para a Terra nos anos 90. Em uma cena na qual ela persegue um Skrull em um trem, a heroína começa a olhar para os passageiros do trem e encontra um velhinho lendo o roteiro de Barrados no Shopping. O velhinho em questão é o próprio Stan Lee, que tem uma participação importante em Barrados no Shopping.

Vingadores: UltimatoA prova de que o Homem de Ferro era o coração dos Vingadores ficou literalmente desenhada no último filme da equipe. Na cena que precede as viagens no tempo para a recuperação das Joias do Infinito de outras linhas do tempo, os heróis se unem no centro da máquina. O Capitão faz um discurso e eles se comprometem a buscar as joias. Custe o que custar.

Pois bem, o momento em que eles botam as mãos no centro e partem rumo ao passado recria a imagem do primeiro reator arc do Homem de Ferro.

Homem Aranha: Longe de CasaA continuação do sucesso de 2017 traz o Homem Aranha lidando com o luto pela morte do Homem de Ferro enquanto sai em uma excursão pela Europa com a sua turma da escola. A grande ameaça da vez é o vilão Mysterio, que se finge de aliado, mas depois mostra sua verdadeira natureza de pilantra.

Um detalhe que pode ter passado despercebido por muita gente é que Quentin Beck (Jake Gyllenhaal) tem sua primeira aparição no filme de forma anônima, espionando Peter Parker, logo após ele comprar um presente para MJ (Zendaya).

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS