terça-feira, abril 23, 2024

‘Os Fantasmas se Divertem’, ‘Harry Potter’ e as referências à cultura pop no novo clipe da Anitta, “Boys Don’t Cry”

Goste ou não, Anitta se tornou um sucesso no mundo da música e, aspirando às suas principais influências, promoveu uma grandiosa mudança em sua carreira – que a permitiu viajar sem muitos problemas do funk ao pop e ao reggaeton.

Agora, pronta para dar continuidade à sua carreira, a cantora e compositora brasileira apostou suas fichas em um outro mercado fonográfico – o synth-pop, fazendo um brusco mergulho nos anos 1980 com a recente faixa “Boys Don’t Cry”. Mais do que isso, ela também ficou responsável pela direção de um ótimo videoclipe, colaborando com Christian Breslauer para criar um universo deliciosamente anacrônico de referências da cultura popular.

É claro que Anitta não foi a primeira a fazer isso, considerando que aludir a clássicos é uma prática quase tão antiga quanto a própria música. A rapper Iggy Azalea, por exemplo, reviveu a rom-com adolescente ‘As Patricinhas de Beverly Hills’ com o clipe de “Fancy”, enquanto Beyoncé Lady Gaga deram uma de ‘Thelma & Louise’ em “Telephone”.

Pensando nisso, montamos essa brevíssima maneira analisando as principais homenagens imagéticas que Anitta fez com sua nova música – desde ‘Os Fantasmas se Divertem’ até ‘Harry Potter’.

Confira:

THRILLER (1983)

“Thriller” não é apenas o título de um dos álbuns mais importantes de todos os tempos no mundo da música, mas também é o nome dos memoráveis videoclipe e música de Michael Jackson. E, enquanto a própria produção já se inspira em filmes de terror, Anitta aproveitou o magistral sucesso de Jackson para fazer sua própria investida, utilizando uma paleta de cores e uma fotografia similares ao clipe de 1983, além de fugir de uma horda de zumbis que a perseguem numa rua deserta. Há também uma alusão mais comedida ao próprio letreiro da música de Jackson, que nos arremessa de volta para os anos 1950 e para os filmes de monstros do cinema.

OS FANTASMAS SE DIVERTEM (1988)

O icônico terror cômigo dirigido por Tim Burton‘Os Fantasmas se Divertem’, foi um dos principais títulos a influenciar Anitta para a estética de “Boys Don’t Cry”. Além de aparecer com um figurino que emula, de certa forma, o antagonista Beetlejuice, a performer também cria um paralelo mais visível com o belíssimo vestilo de tule vermelho e o penteado oitentista da cena acima, que é inspirado no mesmo traje de Winona Ryder no longa-metragem de 1988.

Não deixe de assistir:

TITANIC (1997)

Em uma determinada sequência – no caso, antes de andar pelo altar de uma igreja para se casar -, a personagem vivida por Anitta se prepara para as festividades e é auxiliada por duas outras mulheres a colocar um espartilho branco. A vestimenta, popular no final do século XIX e no começo do século XX, corrobora o colar que adorna o seu pescoço e que, inesperadamente, remonta ao mesmo colar que Rose DeWitt (Kate Winslet) utilizou no épico trágico ‘Titanic’, o Coração do Oceano.

O QUINTO ELEMENTO (1997)

‘O Quinto Elemento’ é uma das produções que melhor representam as infinitas possibilidades do gênero sci-fi – e eternizou o nome de Luc Besson no cenário fílmico. A estética futurista do longa-metragem foi adotada em partes por Anitta em “Boys Don’t Cry”, utilizando a estética da personagem vivida por Milla Jovovich para construir sua própria imagem, principalmente no tocante à similar peruca que veste na cena acima.

HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (2001)

OK, acho que todos conseguiram pegar essa daqui. Em determinado momento do clipe, Anitta é atacada por cartas e mais cartas de um insistente pretendente romântico que não aceita tê-la perdido – e que melhor maneira de critica essa atitude invasiva e predatória que pegar uma das cenas mais relembradas do século? A performer resolveu se inspirar em ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’, no momento em que a casa do bruxinho titular se é invadida por um turbilhão de cartas, para construir a sequência em questão.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS