domingo, abril 28, 2024

Os Filmes de TUBARÃO Mais Famosos do Cinema!

Neste fim de semana pelo mundo estreou o blockbuster ‘Megatubarão 2’, continuação do sucesso de 2018 novamente estrelado pelo homem da ação Jason Statham. O filme conta sobre uma criatura pré-histórica conhecida como megalodon, ou megalodonte, um enorme tubarão que podia chegar a 20 metros de comprimento e 60 toneladas, ressurgindo das profundezas na atualidade. A ideia corrobora teorias de avistamentos da criatura que existiu há milhões de anos, nos dias de hoje. Ou melhor, o último suposto ataque do “monstro” teria sido nos anos 1960. O interesse pelo megalodon tem se intensificado quase tanto quanto pelos dinossauros, aliás as criaturas não eram contemporâneas, já que os dinos estavam extintos bem antes do surgimento desta espécie de “super tubarão”.

Megatubarão 2’ e seu filme original são os únicos lançados para o cinema a abordar as tais criaturas – já que todos os demais longas a trazer o ser bestial são produções, digamos, do cinema B com lançamentos direto no mercado de vídeo ou TV. Já os primos do bichão, os tubarões como os temos hoje, esses sim já foram tema de diversas produções bem conhecidas do cinema. Pensando nisso, separamos os mais famosos filmes de tubarão de todos os tempos. Você conhece todos? Confira abaixo.

Tubarão (1975)

Não tem como começar de outra forma. ‘Tubarão’, de Steven Spielberg, é o pai de todos os filmes de tubarão. É também o primeiro blockbuster da história, o primeiro filme-evento, daquele tipo de deixou o mundo inteiro falando sobre ele. ‘Tubarão’ também foi indicado ao Oscar de melhor filme e ajudou a transformar o cinema entretenimento no que ele é hoje. Ah sim, se transformou em uma franquia para a Universal Pictures, rendendo três continuações, uma em 1978, uma em 1983 e outra em 1987.

Do Fundo do Mar (1999)

Os anos 70 e 80 foram dominados pela franquia ‘Tubarão’, com dois exemplares em cada década, era difícil lançar um filme sobre o tema no período sem que fosse imediatamente comparado aos longas dessa série. Assim, sobrou para o fim dos anos 90, quando a Warner resolveu investir numa superprodução sobre tubarões modificados geneticamente, que se tornam mais inteligentes. O filme é um dos mais divertidos sobre o tópico, e também um dos mais subestimados.

Mar Aberto (2003)

E se ‘Tubarão’, suas sequências e ‘Do Fundo do Mar’ podem ser considerados filmes que misturam bem a tensão e certo elemento de diversão e entretenimento em sua narrativa, este exemplar é só nervosismo do início ao fim. Com ares documentais, ‘Mar Aberto’ é uma produção pequena e independente que coloca em tela o pior pesadelo de qualquer um, quando um casal é esquecido no mar, ficando à deriva cheio de tubarões em volta.

O Espanta Tubarões (2004)

Não deixe de assistir:

Agora um filme bem leve e inocente sobre o tema dos tubarões, com essa animação da Dreamworks voltada para toda a família. Com um grande elenco de astros dublando, como Will Smith, Angelina Jolie, Jack Black e Renée Zellweger, o filme conta sobre um peixe que ganha fama de matar tubarões. O mais legal foi ver, ou ouvir, Robert De Niro e Martin Scorsese como tubarões mafiosos. O longa nos deixou esperando por uma versão para o cinema do desenho ‘Tutubarão’ da Hanna-Barbera.

Terror na Água 3D (2011)

Exibido no Festival do Rio de 2011, ‘Terror na Água’ se favoreceu do advento crescente do 3D na época, para criar um filme do gênero em terceira dimensão, criando um atrativo maior para o público. O filme é do mesmo diretor de ‘Premonição 2’, ‘Premonição 4’ e ‘Serpentes a Bordo’, e estrelado pela loirinha Sara Paxton (a sereia de ‘Aquamarine’). Na trama, um grupo de amigos universitários viaja até a casa do lago de um deles, e descobre que as águas do local estão infestadas de tubarões.

A Isca (2012)

A história aqui fala sobre um grupo de pessoas que ficam presos dentro de um supermercado após um tsunami atingir a costa de Queensland, na Austrália. É claro que no local chegarão tubarões de quase 4 metros para movimentar as coisas. O roteiro tem assinatura de Russell Mulcahy, diretor de ‘Highlander – O Guerreiro Imortal’ e a direção é de Kimble Rendall, que trabalhou como assistente de direção em ‘Matrix Reloaded’ e ‘Eu, Robô’.

Maré Negra (2012)

Aqui temos uma verdadeira estrela do time A de Hollywood protagonizando. Quem estrela é a vencedora do Oscar Halle Berry. O filme independente, no entanto, se tornou um dos mais obscuros de sua carreira, com muitos sequer tendo conhecimento de sua existência. Berry estrela como uma experiente instrutora de mergulho, acostumada a nadar com os tubarões. Mas após um trauma que resultou numa experiência de quase morte, ela irá retornar à água 1 ano depois para superar o medo.

Sharknado (2013)

Essa produção do canal SyFy, especializado em produções B do cinema, se tornou uma verdadeira febre no início da década passada, gerando nada menos que cinco continuações. Seria legal ver um novo filme da franquia no cinema em 3D para testar a força de sua base de fãs. Seja como for, a boa sacada aqui é não se levar nem um pouco a sério, apostando no fator trash do “quanto mais ridículo melhor”. Na trama, uma tempestade de grande periculosidade, com direito a muitos tornados, traz tubarões dos mares direto para cima das pessoas nas cidades. É “it’s raining sharks” literalmente.

Águas Rasas (2016)

Agora chegamos no que é o melhor filme de tubarões desde o fim dos anos 90. Isso porque ‘Águas Rasas’ é uma produção de prestígio, da Columbia Pictures, estrelada por Blake Lively, com direção do espanhol Jaume Collet-Serra, de ‘A Casa de Cera’, ‘A Órfã’ e ‘Adão Negro’. Na trama, Lively é uma estudante de medicina que acaba de perder a mãe para uma doença. Como forma de cura ela viaja para uma praia e decide surfar. No entanto, termina atacada e presa em recifes de corais por um grande tubarão branco, que a impede de retornar à praia.

Medo Profundo (2017)

Também conhecido por seu título original ’47 Meters Down’, ou ’47 metros para baixo’, essa produção é estrelada por Mandy Moore. Ela interpreta uma mulher que decide se reconectar com a irmã, e decidem se aventurar nas famosas gaiolas de mergulho com tubarões. É claro que algo sai errado e ambas terminam presas nas profundezas com os peixes assassinos, precisando lutar por suas vidas. A direção é do mesmo responsável pelo reboot de ‘Resident Evil’ nos cinemas e que também voltou para dirigir a sequência deste filme.

Megatubarão (2018)

Agora chegamos ao filme que ajudou no tema desta matéria. ‘Megatubarão’ foi o primeiro (e até o momento, o único) filme a abordar a criatura pré-histórica conhecida como megalodonte em uma produção lançada para os cinemas. Com produção da Warner, o longa quase foi feito pela Disney nos anos 90, e quase contou com direção de Eli Roth e protagonismo de George Clooney. No fim das contas, como sabemos, quem estrelou foi Jason Statham e neste fim de semana a continuação chegou aos cinemas.

Grande Tubarão Branco (2021)

Como diz o cartaz do filme, este longa tem produção dos mesmos responsáveis por ‘Medo Profundo’, ou seja, decidiram apostar mesmo no gênero. A trama mostra um grupo viajando até uma remota ilha. É quando o desastre acontece e seu hidroavião cai, os deixando à deriva num bote salva-vidas. Claro que teremos tubarões os cercando, o que os fará lutar por suas vidas. Sim, essa é mais uma produção do cinema B, cujo diferencial é a presença da graciosa atriz loirinha Katrina Bowden, a Cerie do seriado ’30 Rock’.

The Requin – À Deriva (2022)

Até a musa dos anos 90 Alicia Silverstone se aventurou a protagonizar um filme de tubarões. Infelizmente o dela também pertencente ao cinema tipo B de Hollywood. Ela vive uma mulher que, ao lado do marido, decide passar férias românticas num local paradisíaco, destes cujos quartos estão em palafitas sobre o mar. É então que uma tempestade atinge o local, e separa o quarto deles do resto das instalações, o transformando numa jangada perdida no oceano. E sim, você acertou, logo tubarões famintos lhes farão companhia.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS