terça-feira, abril 30, 2024

Os Filmes dos anos 80 Não Muito Comentados e que Você PRECISA Assistir!

Os anos 80 estão repletos de produções marcantes, até hoje muito celebradas pelos fãs de cinema. Também pudera, foi o berço do cinema entretenimento como o conhecemos hoje. Desta forma, filmes como ‘Star Wars’, ‘Indiana Jones’, ‘De Volta para o Futuro’, ‘Gremlins’, ‘Os Goonies’, ‘Karatê Kid’ e outros mais, não param de ser comentados tanto pelos fãs da antiga geração, quanto os adeptos mais jovens. Existem filmes que têm o poder de serem passados adiante através das gerações, sendo facilmente identificáveis e criando ligação com o espectador mesmo com o passar de décadas.

Apesar de certos ícones continuarem intocáveis dentro do imaginário e corações dos fãs, tantos outros filmes terminam caindo na obscuridade – sem que muitas vezes seja culpa da obra. Explico. É natural que um filme considerado ruim caia rapidamente no “buraco cinematográfico”, esquecido por todos. Mas pode acontecer também de filmes muito elogiados e queridos, simplesmente deixarem de ser constantemente mencionados para a geração seguinte – sem que novos adeptos consigam descobri-lo. Justamente por isso, chega esta nova matéria – que tem o propósito de lembrar ótimos filmes (alguns não tão fáceis de achar), para que cheguem até as novas gerações e ativem a memória dos mais velhos igualmente. Confira abaixo.

Brazil – O Filme (1985)

Muito influenciado pela obra literária ‘1984’, de George Orwell, ‘Brazil’ é uma visão distópica de um futuro controlado por um sistema governamental autoritário e burocrático. Agora imagina isso pelas mãos irônicas de Terry Gilliam, uma das mentes pensantes por trás da trupe britânica de humoristas conhecida como ‘Monty Python’. De fato, ‘Brazil’ possui bastante teor satírico e humor ácido, mas faz pensar, choca e deslumbra com seus visuais únicos impressionantes. A mensagem é da busca pelo amor para escapar das engrenagens sociais que aprisionam e engolem o cidadão comum. Na trama, acompanhamos Sam Lowry (Jonathan Pryce), um homem ordinário, que sonha em ter e ser mais do que seu trabalho chato, sem sentido e extremamente burocrático.

Uma das grandes preciosidades dos anos 80, ‘Brazil’ é um cult absoluto e está atualmente em cartaz nos streamings da HBO Max e da STAR+ para todos que quiserem se aventurar por um mundo fantástico e ao mesmo tempo melancólico. O protagonista é um burocrata em um serviço para o governo, numa realidade onde qualquer passo precisa vir servido de uma tremenda papelada. Ao mesmo tempo, existem os que desejam combater as atrocidades de um governo ditatorial, e terminam aderindo a práticas radicais de terrorismo. ‘Brazil’ é uma mistura de belo sonho e realidade duríssima, onde um homem comum só pensa em escapar e encontrar um refúgio para viver ao lado da mulher amada, mas este lugar pode não existir. Imperdível, indicado aos Oscars de melhor roteiro original e melhor direção de arte.

Veludo Azul (1986)

Outro pesadelo em forma de filme, esta obra extremamente sensorial pertence ao catálogo do diretor David Lynch, que você certamente já ouviu falar, por ser outro dos cineastas mais cult de Hollywood dos anos 80 e 90. Aliás, Lynch certamente não gostaria de ser considerado como pertencente a Hollywood – já que sua escola é o cinema independente e o diretor sempre gostou de criar suas produções em seus próprios termos, muitas vezes desafiando inclusive seu público. É só ver o que ele criou em trabalhos seguintes, como a série ‘Twin Peaks’. Em 2017, faria seu último trabalho “comercial” até então com o revival da mesma série, empurrando ainda mais os limites.

Veludo Azul’ está atualmente disponível na plataforma da Amazon Prime Video e precisa ser descoberto por mais pessoas. Aqui, o cineasta adentrava o universo “Lynchiano” sem volta, depois de duas obras mais “seguras”. ‘Veludo Azul’ é estranho e enigmático ao extremo, e mostra um rapaz retornando para casa em sua cidadezinha a fim de ajudar em casa. E Lynch já começa o filme dizendo que existe problemas até mesmo no paraíso. Nesta típica cidadezinha perfeita de filmes americanos, dois jovens (vividos por Kyle MacLachlan e Laura Dern) encontram uma orelha na grama e começam a investigar o que seria aquilo. As pistas os levam até uma cantora de cabaré chamada Dorothy Vallens (Isabella Rossellini) e um homem perigoso e extremamente violento, chamado Frank Booth (papel do icônico Dennis Hopper).

David Lynch foi indicado ao Oscar de melhor diretor pelo filme. O longa não te dará todas as respostas, mas te deixará pensando sobre ele dias depois de ter assistido. Esse é outro dos grandes filmes dos anos 80.

Não deixe de assistir:

Coração Satânico (1987)

Sabemos que aqui no CinePOP, grande parte de nossos leitores são fãs de terror. Então se você se encaixa nessa definição, precisa assistir a este filme. Infelizmente, o longa não está disponível em nenhum dos principais streamings, mas deve ser encontrado para alugar ou comprar nas plataformas de VOD. Baseado no livro de William Hjortsberg, o filme surpreende a cada ato, deixando o melhor para o final, com um dos desfechos mais icônicos e surpreendentes não apenas da década de 80, como também da história do cinema.

Aqui somos transportados pelo diretor Alan Parker (‘O Expresso da Meia Noite’ e ‘Mississipi em Chamas’) para a Nova Orleans do ano de 1955. Neste cenário repleto de jazz e blues, fervendo com a cultura negra, e a religião vodu, conhecemos o detetive particular Harry Angel, vivido por Mickey Rourke, um sujeito malandro das ruas. Ele é contratado por uma figura misteriosa, papel de Robert De Niro, para que encontre um músico desaparecido, chamado Johnny Favorite. Nesta missão, o investigador fará uma viagem literalmente ao inferno, onde irá encontrar gente perigosa, além de uma fogosa paixão por uma jovem chamada Epiphany, papel de Lisa Bonet.

Viagens Alucinantes (1980)

Seguindo pelo caminho dos filmes de terror criativos dos anos 80, que muitos talvez não conheçam, mas que precisam encontrar e assistir, chegamos a este ‘Viagens Alucinantes’. Assim como o item acima, este longa aposta num clima lisérgico para construir sua narrativa. A diferença é que ‘Coração Satânico’ é movido pela religião, por ritos, magia, espiritualidade, superstições e pactos sobrenaturais. Já ‘Viagens Alucinantes’ é sua antítese, tendo sua narrativa inteiramente baseada em ciência, experimentos científicos, pesquisas, dados e estudos com tecnologia.

Igualmente baseado em um livro, o autor aqui é Paddy Chayefsky, que se aventurou a adaptar sua obra para o roteiro e se saiu incrivelmente bem. Na trama, o protagonista é vivido pelo saudoso William Hurt, no papel do Dr. Eddie Jessup, um cientista obcecado com drogas experimentas alucinógenas, realizando um estudo e testando em si próprio. Quando trancado em um tanque de privação sensorial, ele passa por transições assustadoras que começam a transformar sua forma genética. É a força da mente interferindo com o físico. O longa também faz parte do chamado ‘body horror’ e poderia muito bem fazer parte da filmografia de David Cronenberg, embora tenha sido dirigido por Ken Russell. O filme foi indicado para dois Oscars técnicos, melhor som e melhor trilha sonora.

Silkwood – Retrato de uma Coragem (1983)

Talvez o filme de maior prestígio na lista, ao menos nos prêmios da Academia, onde foi indicado para 5 Oscars. Por ser o único que não se trata de um filme de gênero, como os demais acima, e sim um drama baseado numa história real, ‘Silkwood’ não se tornou cult como os demais e caiu mais no esquecimento – mas precisa ser redescoberto. Um filme à frente de seu tempo, aqui temos uma incrível história real sobre uma mulher guerreira, em uma obra que surge como forte denúncia. Karen Silkwood foi uma funcionária de uma usina nuclear no Oklahoma – que termina acidentalmente contamina por plutônio.

Vivida pelo monstro sagrado Meryl Streep, a protagonista começa uma investigação particular sobre as normas de segurança da companhia, que foram violadas causando sua contaminação. Com uma intérprete do nível de Streep não esperamos nada menos que uma atuação estupenda. É claro que nesse jogo de interesses, os poderosos farão de tudo para calar a mulher, que começa a ter sua vida ameaçada. Um filme tenso, que nos deixa indignados, mas ao mesmo tempo grudados na tela para a próxima cena, ‘Silkwood’ ainda traz no elenco nomes de peso como Kurt Russell, vivendo o companheiro da protagonista, e Cher, no papel de sua melhor amiga Dolly. Cher, completamente “desglamourizada”, saiu do projeto com uma indicação ao Oscar de coadjuvante, assim como Streep como atriz principal. O longa ainda receberia indicações de diretor, roteiro e edição.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS