domingo, abril 28, 2024

Os Filmes dos anos 80 que Estavam Prontos para Ganhar Continuações – que nunca aconteceram!

Ah, os anos 80! O que dizer dessa década muito especial que já não tenha sido muito dito por todos, inclusive por este amigo que vos fala, nas mais variadas matérias nostálgicas sobre o período. Além de nos dar algumas das obras mais inesquecíveis do cinema, como ‘De Volta para o Futuro’, ‘Indiana Jones’, ‘Star Wars’ e ‘E.T.’, os anos 80 também foram o berço do cinema entretenimento como o conhecemos hoje.

Existe ainda mais um aspecto muito celebrado dessa década especial: as sequências de filmes muito adorados. Por exemplo, a citada trilogia ‘Indiana Jones’ e ‘De Volta para o Futuro’. Tivemos também exemplares de franquias como ‘Mad Max’, ‘Rambo’, ‘Rocky’, ‘Um Tira da Pesada’, ‘Karatê Kid’ e tantos outros. Mas nem todos os filmes da década de 80 tiveram a sorte de se tornar uma franquia bem-sucedida e comentada até hoje.

Aqui nesta nova matéria nostálgica, iremos abordar justamente os filmes do período que, embora tenham feito grande sucesso (e outros nem tanto), sofreram para conseguir tirar do papel uma continuação. Confira abaixo.

Gremlins (1984)

Sim, sabemos que ‘Gremlins’ teve uma continuação em 1990 – que nem de perto fez o mesmo sucesso do original (embora muitos até prefiram) e colocou um prematuro ponto final na franquia dos monstrinhos encapetados. O motivo pelo qual ‘Gremlins’ inaugura nossa lista é porque levando em conta o sucesso que o filme original fez em 1984, esperava-se uma continuação direta, ainda na década de 1980. E era o que os executivos da Warner definitivamente queriam.

O que aconteceu foi que o diretor Joe Dante não estava interessado em realizar uma continuação e pulou fora do projeto. Os executivos da Warner na realidade não haviam gostado ou sequer entendido o ‘Gremlins’ original – sem saber defini-lo como filme terror, comédia ou aventura para a família (confusão que ainda paira sobre os fãs – na verdade ele é um pouco de casa um destes gêneros). Tudo o que os produtores sabiam é que o filme havia feito muito sucesso, se tornado popular e gerado uma boa bilheteria. E isso bastava.

Assim, com a desistência de Joe Dante, a Warner contatou outros diretores e roteiristas para tocar ‘Gremlins 2’. Nesta fase, histórias levando os monstrinhos para Las Vegas e até para Marte foram pensadas, mas vetadas pelos produtores, que chegaram à conclusão que apenas Joe Dante sabia como lidar com o projeto. Assim, o cineasta concordou em retornar quando ganhou carta branca para fazer o filme que quisesse. Mas para isso, os fãs precisaram esperar 6 anos. Há tempos fala-se sobre um terceiro filme, que parece estar vivendo a mesma epopeia de dificuldade.

E.T. – O Extraterrestre (1982)

‘E.T.’ é um dos maiores sucessos da carreira de Steven Spielberg, e marcou os anos 80 como um de seus maiores fenômenos de popularidade. ‘E.T.’ também é um dos poucos longas de entretenimento do período que segue intocado por uma continuação. Mas a vontade para isso não faltou, embora ela tenha logo passado. Acontece que os anos 80 surgiam forte como a era das chamadas IP (propriedades intelectuais), ou marcas registradas. E Hollywood incentivava esse movimento. Assim, com um verdadeiro fenômeno cultural em mãos, Steven Spielberg cogitou uma sequência para um de seus filmes mais amados.

Não deixe de assistir:

Por mais incrível que possa parecer hoje, a história pensada por Spielberg para ser a sequência de ‘E.T.’ adicionaria muitos elementos sombrios, transformando ‘E.T. 2’ em um filme de terror praticamente. A trama mostraria uma outra raça de alienígenas hostis, que chegariam à Terra com objetivo de matar e dominar os humanos. Assim, a família de Elliott (Henry Thomas) estaria em perigo, mas seu amigo de outro planeta retornaria com aliados de sua raça para salvar o dia. A tal raça maligna seria inimiga de longa data da raça dos graciosos extraterrestres baixinhos e pescoçudos. E você, está feliz que essa continuação macabra nunca tenha saído do papel?

Conan – O Destruidor (1984)

‘Conan – O Bárbaro’ (1982) foi um sucesso cult que apresentou o austríaco grandalhão Arnold Schwarzenegger ao mundo como protagonista. O filme, é claro, é baseado na criação de Robert E. Howard para os quadrinhos. O sucesso do longa gerou uma continuação dois anos depois, com ‘Conan – O Destruidor’. Para a sequência, o diretor original John Milius pulou fora do projeto, e Richard Fleischer ocupou sua vaga. Porém, a ideia dos produtores desta vez era apelar ao público-alvo, aproximando a produção ao clima do material original, ou seja, a uma aventura típica saída das HQs.

Realmente, o segundo ‘Conan’ possui um clima mais aventura de fantasia, com bastante ação, e menos drama épico. De certa forma sendo um filme à frente de seu tempo, pois o estilo não era muito popular na época. Segundo relatos, Arnold queria o clima mais dramático do original de volta, e depois do resultado desta sequência se desinteressou pelo personagem, nunca tirando do papel o planejado terceiro filme ‘Conan – O Conquistador’. Mesmo assim ele aceitou retornar para o spin-off ‘Red Sonja’, em ‘Guerreiros de Fogo’ – mesmo que por motivo de direitos autorais o personagem tenha se tornado Kalidor. Planos para o terceiro filme com Arnold, ‘A Lenda de Conan’, foram aparentemente cancelados em 2017.

Comando para Matar (1985)

Por falar em Arnold Schwarzenegger, um de seus filmes mais populares na década de 1980, e um verdadeiro campeão de reprises na TV aberta, ‘Comando para Matar’ foi muito definido como uma cópia de ‘Rambo’, do rival Sylvester Stallone. Seja como for, o filme fez sucesso suficiente para deixar os produtores cobiçando uma sequência – que como sabemos, nunca viria. Porém, ela chegou perto disso nos anos 80. Acontece que o livro de Roderick Thorp, ‘Nothing Lasts Forever’, seria adaptado ao cinema para se tornar ‘Comando para Matar 2’.

Mas antes que o protagonista Arnold Schwarzenegger pudesse dizer sim ao projeto, a produção se viu perante uma barreira. Acontece que ‘Nothing Lasts Forever’ é a continuação de outro livro do autor Thorp, ‘The Detective’, que foi adaptado ao cinema em 1968, com o título ‘A Lei é para Todos’. O protagonista deste filme foi o cantor e ator Frank Sinatra. Então, obrigados por contrato, eles precisavam oferecer o papel novamente para Sinatra. Assim, tal embargo fez Arnold seguir por outros caminhos e realizar filmes como ‘O Predador’ e ‘Irmãos Gêmeos’. Sinatra, por outro lado, recusou por se achar velho demais para um filme repleto de ação, e o livro então foi desenvolvido para se tornar ‘Duro de Matar’, o grande sucesso de Bruce Willis.

Mestres do Universo (1987)

É incrível pensar como uma propriedade vendável como ‘He-Man’ nunca mais ganhou chance nas telonas. Febre com 10 entre 10 meninos que cresceram na década de 1980, ‘He-Man e os mestres do Universo’ foi o desenho animado mais popular da década (até a chegada das ‘Tartarugas Ninja’), que foi criado como desculpa para vender uma linha de bonecos. Assim, os meninos dos anos 80 assistiam o herói, seus aliados e inimigos nas telinhas e imploravam aos pais pelos brinquedos. A animação gerou inclusive longas-metragens na forma de desenho nas telonas.

E qual não foi a alegria da garotada quando soube que ‘He-Man’ finalmente ganharia um filme com atores de carne e osso para chamar de seu. No entanto, dois fatores ligaram o sinal de alerta de que talvez fosse dar ruim com tal filme. Primeiro, a total falta de timing, com o filme chegando dois anos depois do final do desenho, e a queda exponencial da popularidade do personagem. Tudo bem, o filme poderia ter feito esse papel de sacudir a poeira e dar a volta por cima, jogando os holofotes novamente no loiro musculoso. Porém, mais fatal ainda foi a escolha do estúdio por trás da produção: a picareta Cannon Films, que realizava seus filmes à toque de caixa, prometendo tudo e não entregando nada.

Ou seja ‘Mestres do Universo’ foi aquele pseudo-blockbuster que não estava a par com os maiores filmes da época. E essa falta de investimento foi sentida. O filme rapidamente se tornou um fracasso de crítica e bilheteria, mas os primos israelenses donos da Cannon e picaretas de plantão, Yoram Globus e Menahem Golan, como de costume, corriam com a sequência de ‘He-Man’ para não perder tempo. Quando o resultado do original voltou, muitos sets e figurinos já estavam prontos. Assim, para não perder dinheiro, Globus e Golan transformaram o que seria ‘Mestres do Universo 2’ no filme ‘Cyborg – O Dragão do Futuro’ (1989), estrelado por Jean-Claude Van Damme.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS