sexta-feira, abril 26, 2024

Os Filmes Mais Esperados de Setembro 2022 nos CINEMAS!

A concorrência audiovisual que o cinema enfrenta nunca foi tão pesada quanto hoje. Com o advento das plataformas de streaming, encabeçadas pela Netflix, e sua consequente consolidação, é seguro dizer que os cinemas perderam uma grande batalha. Mas a guerra ainda não está perdida. Antes, a Netflix era vista como principal inimiga do cinema, hoje é vista pelos profissionais de tal área como uma aliada. O maior exemplo disso foi o baque sofrido pelo mercado exibidor durante a pandemia, onde os cinemas ficaram às moscas e muitos não conseguiram se reerguer, precisando fechar as portas. O fato apenas favoreceu ainda mais as “locadoras modernas” que são as plataformas de streaming, aquecendo esse mercado com inúmeras introduções em meio ao caos que se instalou por causa do covid. Plataformas como a HBO Max, a Disney+, a Paramount+ e a Star+, por exemplo.

Aqui, no entanto, o assunto não são as plataformas de streaming. E sim o contra-ataque dos cinemas. Desde sempre o segredo que fez e faz as salas de exibição triunfarem é entregar uma experiência que não pode ser replicada em casa. Hoje, isso se traduz em superproduções das marcas mais queridas do público com lançamento exclusivo nos cinemas. Ano passado, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, 007 – Sem Tempo para Morrer e Velozes e Furiosos 9 foram os principais responsáveis pela retomada, com o primeiro ultrapassando a marca de US$1 bilhão em bilheterias novamente e reaquecendo o mercado. Este ano o responsável por este papel foi Top Gun: Maverick – que igualmente passou a estupenda marca do bilhão em tempos ainda pandêmicos; com Jurassic World: Domínio e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura seguindo de perto.

Enquanto os grandes rolos compressores dos quatro últimos meses de 2022 não chegam, vide Avatar: O Caminho da Água, Pantera Negra: Wakanda para Sempre e Adão Negro, ficamos com algumas estreias diferentonas no mês de setembro – muitas do gênero terror – que podem sacudir as coisas no cinema. Confira e programe-se.

01/09

Era uma Vez um Gênio

O mês de setembro começa quente com o novo filme do genial George Miller, responsável pela franquia Mad Max e em especial o indicado ao Oscar Estrada da Fúria (2015). O que esse gênio louco faz aqui é reinventar a história do gênio da lâmpada de Aladdin, trazendo muitos elementos esquisitos e visual único para esta mistura. Quem protagoniza é Tilda Swinton no papel de uma mulher solitária que se depara com um artefato antigo, de onde sai o gênio vivido por Idris Elba. A entidade precisa realizar três desejos da mulher para conseguir sua liberdade.

Um Lugar Bem Longe Daqui

O primeiro fim de semana de setembro também traz um agrado para os fãs de literatura, com a adaptação para o cinema deste famoso livro suspense e drama. Quem estrela é a jovem talentosa Daisy Edgar-Jones, do ótimo terror Fresh (lançado também este ano na Star+). Na trama, passada região pantanosa do Sul dos EUA, a atriz interpreta uma jovem que se torna a principal suspeita do assassinato de um homem com quem foi envolvida no passado.

Predestinado

Os filmes religiosos se tornaram uma boa fonte de público no Brasil, um povo muito cheio de fé (é o que segura o país em pé na verdade). Assim, diversas biografias neste sentido são produzidas ano após ano – muitas com a ideologia da religião espírita. É onde se encaixa esse Predestinado, sobre um homem humilde, pai de família com seis filhos, que termina recebendo um espírito muito iluminado e se tornando cirurgião espiritual. Quem protagoniza é Danton Mello e Juliana Paes.

Não deixe de assistir:

O Chef

Colecionando elogios da imprensa especializada pelos festivais de cinema por onde passou, O Chef é um filme tenso e que traz uma proposta diferente. Todo realizado com um plano-sequência onde não ocorrem cortes, acompanhamos um dia na cozinha de um prestigiado restaurante, regido por um chef rigoroso, interpretado por Stephen Graham. A produção britânica foi indicada a quatro prêmios no BAFTA, incluindo melhor filme e protagonista.

A Última Chamada

Fechando as estreias do primeiro final de semana de setembro nos cinemas, um filme de terror para os apaixonados pelo gênero. Com distribuição própria da rede Cinemark aqui no Brasil, o longa traz como protagonistas dois veteranos das obras de terror: Lin Shaye e Tobin Bell. Você pode não estar ligando os nomes às pessoas, mas Shaye ficou conhecida como a vidente Elise Rainier da franquia Sobrenatural (Insidious) e Bell é o próprio Jigsaw, o vilão da franquia Jogos Mortais. Aqui, um grupo de adolescentes resolve fazer uma brincadeira sem noção depredando a casa de uma idosa (Shaye). Ela morre, e seu marido (Bell) oferece um prêmio em dinheiro para quem conseguir ficar na casa com o espírito da mulher, tudo o que precisam fazer é uma ligação para o seu túmulo.

08/09

Ingresso para o Paraíso

Reunião dos astros Julia Roberts e George Clooney após Onze Homens e um Segredo e sua continuação, e Jogo do Dinheiro, a dupla agora vive um casal divorciado viajando juntos para o casamento de sua filha. Os dois se odeiam, mas precisarão aprender a conviver juntos mais uma vez a fim de que o grande dia de sua filha ocorra da melhor forma possível. Em Bali, local onde será realizada a cerimônia, os dois têm a ideia de fazer com que sua filha desista do casamento para não cometer o mesmo erro deles.

Men – Faces do Medo

Novo filme do diretor Alex Garland, responsável pelo sucesso cult Ex-Machina – Instinto Artificial (2014). Quem protagoniza é a indicada ao Oscar Jessie Buckley, no papel de uma mulher traumatizada pela morte do marido, se isolando de tudo e todos numa região campestre da Inglaterra. O local, porém, ao invés de ajudar, termina trazendo à tona velhas feridas, ao mesmo tempo em que estranhos acontecimentos começam a ocorrer ao redor da mulher. Um dos aspectos mais interessantes do filme é que todas os outros homens do filme são interpretados pelo mesmo ator, Rory Kinnear.

Minha Família Perfeita

O abarrotado primeiro fim de semana de setembro também guarda espaço para uma comédia nacional distribuída pela Disney. Quem estrela é a dupla Rafael Infante e Isabelle Drummond, como um jovem casal apaixonado. O problema? A família do sujeito. Nervoso em apresenta-los à sua companheira, após uma confusão inicial ele resolve contratar atores de um comercial que estava gravando para fingirem ser sua família.

15/09

Convite Maldito

Como dito, setembro estará repleto de produções de terror para os fãs degustarem, como uma espécie de dia das bruxas antecipado, que ocorre no mês seguinte, em outubro. Aqui, quem estrela é a graciosa Nathalie Emmanuel, atriz de Game of Thrones e da franquia Velozes e Furiosos. Ela vive uma jovem solitária e sem família. Até que recebe um convite de um primo distante para conhecer o restante de sua família numa viagem para o campo. Tudo começa de forma agradável, até que a moça descobre que os membros de sua família são todos vampiros, querendo usá-la como oferenda num ritual.

Órfã 2 – A Origem

Continuando pelos filmes de terror, A Órfã, de 2009, se transformou numa das produções recentes do gênero mais queridas pelos fãs. Em grande parte isso se deve por sua reviravolta surpreendente, que é pelo que o filme é conhecido até hoje. Bem, esse segredo já tem mais de dez anos e todos devem estar carecas de saber. A continuação, por outro lado, que é uma pré-sequência (já que não dava para seguir adiante com a história do original), já começa perdendo por não ter mais esse grande segredo a seu favor.

Uma Pitada de Sorte

A atriz e humorista Fabiana Karla é quem protagoniza essa comédia nacional que pega carona na onda de programas sobre culinária que fazem muito sucesso na atualidade. Ela vive Pérola, uma mulher que sonha em ser bem-sucedida na carreira como chef, mas enquanto não consegue realizar seu maior desejo, trabalha como animadora de festas infantis. A sorte dela começa a mudar quando é chamada para participar ajudando um famoso chef num programa televisivo.

22/09

Não se Preocupe, Querida

Filme envolto em muito mistério, e que tem visto recentemente sua cota de tretas de bastidores afetarem um pouco seu lançamento. Seja como for, esse é o segundo filme dirigido pela atriz Olivia Wilde, após sua elogiada estreia com Fora de Série (2019). Desta vez Olivia investe em um teor mais intenso e assustador para contar a história de uma jovem mulher (Florence Pugh) acompanhando o marido numa nova cidade onde ele conseguiu emprego. Sua empresa construiu uma comunidade onde os funcionários e suas esposas vivem uma vida aparentemente perfeita, num condomínio que parece saído de um comercial de margarina, nos anos 1950. Mas é claro que existem problemas no paraíso.

A Mulher Rei

Seguindo de perto a vibe de Pantera Negra, cujo segundo filme estreia em novembro, chega o novo trabalho da vencedora do Oscar Viola Davis. Ela é a “Mulher Rei” do título, a líder de um grupo de guerreiras numa unidade formada apenas por mulheres de uma tribo africana em 1800. O filme da Sony é baseado em eventos reais e traz ainda Lashana Lynch e John Boyega no elenco. A direção é de Gina Prince-Bythewood, de The Old Guad (2020).

Eike – Tudo ou Nada

Biografia do empresário Eike Batista, aqui vivido por Nelson Freitas. O filme retrata o período de 2006 na vida do empresário, onde fez um dos movimentos mais arriscados de sua carreira e que resultou em sua queda e falência. No elenco, Carol Castro vive Luma de Oliveira.

Avatar

Calma, não se engane. Esse não é Avatar 2, um dos filmes mais aguardados do ano e que finalmente está entre nós. Acontece que a fim de pegar o rastro da esperadíssima continuação, a Disney (agora proprietária da marca) resolveu relançar o filme original nas telonas. É a chance de rever ou quem sabe assistir pela primeira vez e não ficar de fora desta festa, que será um dos filmes mais comentados do fim do ano.

29/09

A Queda

Voltando para os filmes tensos, a ideia desta longa é uma das mais interessantes e assustadoras do ano. Dono de uma trama simples, mas muito nervosa, A Queda conta sobre duas amigas aventureiras, que decidem escalar uma torre de rádio abandonada como forma de se isolar e superar um trauma ocorrido. Porém, não contavam que ficariam presas numa altura de mais de 2.000 pés sem sinal de celular e ninguém para ajuda-las da queda para a morte certa. Esse será um grande desafio para os que tem medo de altura.

Sorria

Outro terror que chega para gelar a espinha nos cinemas neste mês de setembro, esse é um lançamento da Paramount Pictures. Na trama uma psiquiatra começa a ter alucinações com pessoas sorrindo após sofrer um trauma com uma de suas pacientes. Agora ela precisa lutar contra essa maldição.

Caça Implacável

Fechando o último fim de semana do mês de setembro nos cinemas temos um veículo de ação e suspense protagonizado por Gerard Butler. Ele vive um sujeito fazendo uma viagem de carro com a esposa até a casa do sogro. Ao pararem num posto de gasolina, a mulher some misteriosamente. Como se não bastasse esse desespero, ele se torna o principal suspeito do ocorrido. Agora ele precisa agir por contra própria se quiser encontra-la.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS