Ano novo chegando, é hora das famosas listas que reavaliam os últimos doze meses. Já começamos com o ponto baixo (que você pode conferir no link abaixo), e agora seguimos com o ponto alto. Mas esta não é uma lista apenas deste que vos fala. Assim como nos outros anos, a equipe do CinePOP se reuniu para eleger os 10 melhores e também os 10 piores filmes do ano. A coisa funciona assim, cada um escolhe 10 filmes em suas listas individuais, e no fim os votos são contabilizados de acordo com quantas vezes cada filme apareceu nas listas individuais, ou em que posição se encontra nelas. Parece complicado, mas todo ano fazemos e sempre dá certo. Sem mais delongas, vamos à nossa lista dos melhores filmes de 2025. Ah sim, as listas individuais da equipe também serão apresentadas ao final. Confira.
Leia também: Os PIORES Filmes de 2025 – Segundo a Redação do CinePOP
10) Oeste Outra Vez

Começamos a lista dos 10 melhores filmes de 2025 com uma produção 100% brazuca. Escrito e dirigido por Erico Rassi, o mesmo realizador de ‘Comeback: Um Matador Nunca se Aposenta’, com o saudoso Nelson Xavier, ‘Oeste Outra Vez’ foi o grande vencedor do Festival de Gramado – levando o Kikito de melhor filme. O longa mostra a dura realidade de homens vivendo no sertão do Goiás, que terminam se voltando uns contra os outros após serem abandonados por suas mulheres. O elenco conta com Ângelo Antônio, Babu Santana, Adanilo e Antonio Pitanga. O filme apareceu em duas de nossas listas (no top 5 de ambas).
09) Valor Sentimental

Em nona posição temos um filme que vem chamando muita atenção neste fim de ano, despertando falatório de Oscar. É praticamente certo que ‘Valor Sentimental’ figure em algumas categorias do próximo maior prêmio do cinema, como melhor filme estrangeiro e, quem sabe, melhor filme do ano. Do mesmo diretor de ‘A Pior Pessoa do Mundo’, temos novamente uma parceria com a atriz Renate Reinsve, em um filme que fala sobre a cura de uma família através da arte. Stellan Skarsgard e Elle Fanning completam o elenco principal. O longa apareceu em duas de nossas listas (mas desta vez, em posição mais alta em uma delas).
08) Meu Bolo Favorito

Agora chegamos na parte da lista com os filmes mais “alternativões” – uma parte necessária para que mais pessoas conheçam estes excelentes filmes, que não possuem uma divulgação massiva como os filmes de entretenimento, por exemplo. ‘Meu Bolo Favorito’ é um filme do Irã, que fala sobre uma mulher septuagenária e solitária, que decide revisitar sua vida amorosa. Este é um daqueles filmes que passam fora dos grandes circuitos, mas que terminam aquecendo nosso coração e nos fazendo querer ser pessoas melhores. O longa apareceu em duas de nossas listas (em uma delas como top 3).
07) Dreams

Tudo o que foi dito do item acima, pode ser dito também deste ‘Dreams’. Ao invés do Irã, aqui temos uma produção da Noruega. Ao invés de uma história sobre uma septuagenária, aqui temos a história de uma adolescente, que se apaixona por sua professora. Ela resolve fazer um diário comentando sobre esse amor. Sua família termina descobrindo essas anotações e de tão tocados pelo texto, resolvem publicá-lo. Igualmente ‘Dreams’ apareceu em duas de nossas listas – das mesmas pessoas, mas trocou com o anterior, também figurando no top 3, mas da outra lista.
06) Sorry, Baby

Ainda em cartaz nos cinemas brasileiros – o que é uma ótima chance para todos conferirem o longa – chega agora o filme da sexta posição de nossa lista dos melhores. Produção independente americana, escrita e dirigida por Eva Victor, que também estrela este longa da queridinha alternativa A24. Este é o primeiro filme dirigido pela recém cineasta de 31 anos. Na trama, ela vive Agnes, uma jovem tentando se recuperar de uma tragédia, buscando forças para seguir com sua vida. O elenco ainda tem Naomi Ackie, Lucas Hedges e John Caroll Lynch. ‘Sorry, Baby’ foi o melhor filme do ano na opinião de nossa Letícia Alassë e apareceu em outra de nossas listas.
05) Foi Apenas um Acidente

Agora chegamos ao top 5 dos melhores filmes do ano na opinião de nossa equipe, com este que é o segundo filme iraniano na lista. Não apenas isso, ‘Foi Apenas um Acidente’ é o novo trabalho do prestigiado Jafar Panahi, e tem praticamente garantida sua indicação no Oscar na categoria de filme estrangeiro – e quem sabe em algumas outras igualmente. Na trama, um acidente leva um sujeito humilde a reconhecer seu torturador – um cruel oficial do governo. Assim, o sujeito bola um plano e sequestra o sádico com intenção de mata-lo. Mas será ele mesmo? ‘Foi Apenas um Acidente’ apareceu em três de nossas listas, e em uma delas foi top 3.
04) Conclave

Chegamos ao quarto item de nossa lista, com o filme preferido do ano para este que vos fala. A obra do diretor alemão Edward Berger, o mesmo do excepcional ‘Nada de Novo no Front’, recebeu nada menos que 8 indicações no último Oscar, incluindo melhor filme, ator protagonista (Ralph Fiennes) e atriz coadjuvante (Isabella Rossellini), e saiu vitorioso do prêmio de melhor roteiro adaptado. Um complexo thriller político passado nos corredores do Vaticano, o filme aborda a eleição papal, todo o processo e as intrigas de bastidores. Um prato cheio para quem curte um bom suspense adulto, que é cinema à moda antiga. Como dito, ‘Conclave’ foi meu filme preferido deste ano e apareceu mais em duas outras listas.
03) Uma Batalha Após a Outra

Considerado “o melhor” filme do ano para grande parte dos críticos e dos fãs de cinema, ‘Uma Batalha Após a Outra’ é o mais recente trabalho do cultuado Paul Thomas Anderson, estrelado pelos astros Leonardo DiCaprio e Sean Penn. Fora isso, o filme serviu para nos apresentar ao talento e o carisma de uma revelação, a atriz Chase Infiniti – que faz o papel da filha no filme. A esta altura, o longa é praticamente garantido de figurar no Oscar do próximo ano, na maioria das categorias. Por enquanto, ele foi eleito o melhor filme do ano pelos nossos Raphael Camacho e Pedro Sobreiro, além de aparecer em mais uma lista.
02) O Agente Secreto

É claro que o filme brasileiro do ano não ficaria fora de nossa lista final. Este é o segundo filme nacional a aparecer no nosso ranking, em um ano repleto de obras brasileiras de qualidade. Todos estamos na torcida para que ‘O Agente Secreto’ emplaque no Oscar, assim como ‘Ainda Estou Aqui’ fez no ano passado. Já pensou, termos dois filmes representando nosso país por dois anos consecutivos no maior prêmio de cinema mundial. Isso colocaria o Brasil de vez no mapa como um forte expoente de cinema no mundo. Nosso cinema é riquíssimo e já passou da hora de termos este reconhecimento. Aqui, Kleber Mendonça Filho, um de nossos melhores diretores, cria um thriller intrigante, que fala de tudo um pouco – tem sua veia política, mas ao mesmo tempo esbanja estilo em cenas nervosas de muito suspense. Wagner Moura brilha e deve estar entre os indicados a melhor ator. O filme foi top 5 em três de nossas listas, top 3 em outra, top 2 em mais duas e apareceu em mais uma. Ou Seja, apareceu em simplesmente todas as listas de nossa equipe.
01) Pecadores

Não foi apenas o excelente ‘O Agente Secreto’ que apareceu em todas as listas individuais da equipe do CinePOP. Como não podia deixar de ser, o filme escolhido como o melhor do ano também precisaria ter aparecido em todas. E ‘Pecadores’ o fez. A diferença é que ele foi eleito o melhor filme do ano para o nosso Thiago Nolla, o segundo melhor filme do ano para Letícia Alassë, Janda Montenegro e este que vos fala. Além de aparecer no top 5 de Raphael Camacho e Renato Marafon. A obra-prima de Ryan Coogler o cimenta como um realizador autoral, capaz de mesclar como poucos, bastante conteúdo e mensagem, com um cinema entretenimento espetáculo. ‘Pecadores’ é muito mais do que um filme de terror ou vampiros (aliás, só vira isso na metade final). É um estudo de personagens e de uma época específica da cultura norte-americana, na qual a sociedade ainda engatinhava na questão da tolerância racial. Acima de tudo, o filme é um libelo de empoderamento da cultura negra.
Listas Individuais:
01. Como Treinar o Seu Dragão
02. Missão: Impossível – O Acerto Final
03. A Hora do Mal
04. Pecadores
05. Oeste Outra Vez
06. Superman
07. O Agente Secreto
08. Better Man – A História de Robbie Williams
09. O Telefone Preto 2
10. Faça Ela Voltar
01. Conclave
02. Pecadores
03. A Verdadeira Dor
04. Uma Batalha Após a Outra
05. O Agente Secreto
06. A Melhor Mãe do Mundo
07. Depois da Caçada
08. O Filho de Mil Homens
09. O Último Azul
10. Homem com H
01. Uma Batalha Após a Outra
02. O Agente Secreto
03. Meu Bolo Favorito
04. Pecadores
05. Dreams
06. Frankenstein
07. O Freelancer: O Homem por Trás da Foto
08. Você é o Universo
09. A Vizinha Perfeita
10. A Memória do Cheiro das Coisas
01. Uma Batalha Após a Outra
02. O Agente Secreto
03. Foi Apenas um Acidente
04. F1: O Filme
05. Oeste Outra Vez
06. Zootopia 2
07. Superman
08. O Último Azul
09. Faça Ela Voltar
10. Pecadores
Letícia Alassë
01. Sorry, Baby
02. Pecadores
03. Dreams
04. Valor Sentimental
05. O Agente Secreto
06. Meu Bolo Favorito
07. Nouvelle Vague
08. A Meia-Irmã Feia
09. Superman
10. Manas
01. Pecadores
02. Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out
03. O Agente Secreto
04. O Filho de Mil Homens
05. Valor Sentimental
06. Foi Apenas um Acidente
07. Sorry, Baby
08. Conclave
09. Nosferatu
10. Amores à Parte
01. O Brutalista
02. Pecadores
03. Homem com H
04. Conclave
05. O Agente Secreto
06. Guerreiras do K-Pop
07. Foi Apenas um Acidente
08. Anora
09. Premonição 6: Laços de Sangue
10. Anaconda



