sábado, abril 27, 2024

Os Melhores Filmes de Denis Villeneuve

Denis Villeneuve é um dos diretores mais aclamados da contemporaneidade.

Começando sua carreira em 1997 com o lançamento de ‘32 de Agosto na Terra’, Villeneuve ascendeu a uma fama planetária ao encabeçar diversos projetos que caíram no gosto da crítica e do público, apresentando uma perspectiva original e aproximando o cinema a um patamar artístico em que cada uma das engrenagens faz parte concomitante de um cosmos único. Não é surpresa que ele tenha dado vida a títulos como ‘A Chegada’ e ‘Blade Runner 2049’, apostando fichas em uma reapropriação da ficção científica de modo mais profundo e reflexivo, o drama psicológico absurdista ‘Maelström’, o thriller ‘Prisioneiros’ e vários outros.

Com a recente chegada de ‘Duna: Parte 2’ aos cinemas de todo o mundo – sua mais nova entrada no circuito cinematográfico -, preparamos uma breve lista elencando os cinco melhores longas-metragens do diretor.

Confira abaixo o nosso ranking e conte para nós qual o seu título favorito:

5. SICARIO: TERRA DE NINGUÉM (2015)

Indicado a três categorias do Oscar, ‘Sicario: Terra de Ninguém’ se passa na crescente fronteira sem lei entre os Estados Unidos e o México e acompanha uma agente do FBI (Emily Blunt) que é exposta ao mundo brutal do tráfico internacional de drogas por membros de uma força-tarefa do governo – que a escalam em seu plano para derrotar o chefe de um cartel mexicano.

Além de Blunt, a produção trouxe nomes como Benicio Del Toro e Josh Brolin ao elenco protagonista, e contou com Taylor Sheridan no roteiro (o mesmo por trás da aclamada série ‘Yellowstone’). Como se não bastasse, Villeneuve foi novamente aplaudido por uma impecável direção, composta por uma crueza imagética de arrepiar até mesmo os mais céticos – e que lhe rendeu comparações com o icônico ‘Apocalypse Now’.

4. BLADE RUNNER 2049 (2017)

Sequências de clássicos longas-metragens sempre deixam os espectadores com um pé atrás – ainda mais por se mostrarem como desnecessários e apenas uma tentativa dos estúdios em monetizar em cima de uma nostalgia barata. Felizmente, não foi isso o que aconteceu com ‘Blade Runner 2049’: aqui, Villeneuve conseguiu se manter fiel ao filme original de modo honroso, além de arquitetar um épico sci-fi neo-noir com atuações irretocáveis e uma escolha artística certeira.

Não deixe de assistir:

Trinta anos após os acontecimentos do primeiro capítulo, o policial K (Ryan Gosling), do Departamento de Los Angeles, desenterra um segredo que tem potencial para mergulhar o que sobrou da sociedade em caos. A descoberta de K o leva a uma jornada em busca de Rick Deckard (Harrison Ford), um antigo Blade Runner que está desaparecido há trinta anos.

3. INCÊNDIOS (2010)

‘Incêndios’ acompanha Nawal (Lubna Azabal), uma mulher moribunda do Oriente Médio que vive em Montreal, deixa cartas para seus filhos gêmeos para serem lidas quando ela falecer. Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin) deve entregar a dela para o pai que nunca conheceu e Simon (Maxim Gaudette) deve entregar a dele para o irmão que nunca soube que tinha. Os irmãos viajam para o Oriente Médio separados e vivenciam atos de brutalidade, descobrem uma história familiar surpreendente e têm revelações sobre si mesmos.

Para criar o drama, Villeneuve se inspirou na Guerra Civil Libanesa que se estendeu entre os anos de 1975 e 1990, além de trazer a trágica história da prisioneira Souha Bechara. Prezando por uma construção propositalmente caótica para traduzir as potentes mensagens do roteiro, o diretor construiu uma atmosfera de grande impacto emocional e que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

2. DUNA: PARTE 2 (2024)

O mais recente longa-metragem de Villeneuve é simplesmente uma obra de arte do começo ao fim: prezando por uma épica estrutura narrativa e imagética, o cineasta se aproximou de clássicos do gênero, como ‘O Senhor dos Anéis’, à medida que nos presenteou com uma ótima adaptação do livro homônimo de Frank Herbert. Superando todas as expectativas e continuando o sucesso do primeiro capítulo da franquia, Villeneuve arquitetou uma epopeia saudosista e narcótica movida por performances de tirar o fôlego.

A sequência explora a jornada mítica de Paul Atreides (Timothée Chalamet), agora ao lado de Chani (Zendaya) e dos Fremen, que pode levá-los até a uma guerra, se necessário for, para Paul se vingar dos conspiradores que destruíram sua família. Diante da difícil escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo conhecido, ele dará tudo de si para evitar o futuro terrível que só ele pode prever.

1. A CHEGADA (2016)

Após ter dirigido ‘Sicario: Terra de Ninguém’ e conquistado tanto os especialistas quanto os espectadores, Villeneuve resolve se render a um de seus projetos mais ambiciosos: o drama sci-fi ‘A Chegada’.

Estrelado por Amy Adams e Jeremy Renner, a produção gira em torno de uma linguista que é recrutada pelo governo norte-americano para compreender os motivos por trás da chegada de naves alienígenas à Terra, utilizando suas habilidades cognitivas para traduzir uma linguagem não-verbal em algo compreensível – apenas para descobrir que, na verdade, a presença desses seres extraterrestres é muito mais importante do que todos imaginavam.

Considerado um dos melhores filmes de 2016 e um dos melhores da década, ‘A Chegada’ foi ovacionado pela crítica mundial e fez uma sólida bilheteria, sendo aplaudido pela performance de Adams (que foi esnobada na categoria de Melhor Atriz no Oscar), pela direção de Villeneuve e pela condução da história – que misturou o melhor do gênero da ficção científica com uma profunda e complexa narrativa sobre comunicação e sobre a natureza humana.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS