Junho está chegando ao fim e, como é de costume aqui no CinePOP, começamos a preparar diversas listas especiais ranqueando o suprassumo de 2022 até agora.
E, para finalizar nossas matérias musicais, preparamos um ranking selecionando os dez melhores videoclipes lançados até agora – desde a explosão celebratória de “Vegas”, música original da cinebiografia ‘Elvis’ assinada por Doja Cat, até a divertida e ácida viagem de “This Hell”, performada pela incrível Rina Sawayama.
Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual o seu clipe favorito:
10. “BOYS DON’T CRY”, Anitta
Para promover ‘Versions of Me’, seu mais recente álbum de estúdio, Anitta apostou fichas em um retorno pragmático ao synth-pop e pop-rock dos anos 1980 – aproveitando para canalizar esforços para o divertido videoclipe de “Boys Don’t Cry”. Unindo-se a Christian Breslauer, Anitta comandou uma jornada mimética que prestou homenagens a diversos clássicos da indústria do entretenimento, desde ‘Os Fantasmas se Divertem’ e ‘Harry Potter’ até a icônica “Thriller”, de Michael Jackson.
9. “VEGAS”, Doja Cat
Com o videoclipe de “Vegas”, música original da cinebiografia ‘Elvis’, Doja Cat nos leva para um clube à la Nova Orleans dos anos 1950, misturando passado e presente em uma divertida releitura da carreira de Elvis Presley, o rei do rock. Doja já mostrou que é uma das grandes vozes da atualidade e, continuando a nos encantar com seus versos pungentes, se diverte como nunca nesse clipe dirigido por child..
8. “AS IT WAS”, Harry Styles
O smash-hit “As It Was”, lead single do mais recente álbum de Harry Styles, ‘Harry’s House’, não se tornou um sucesso ao redor do mundo apenas pela ótima canção, mas também por um coeso e aventuresco videoclipe marcado pelo uso explosivo de múltiplas cores e uma afeição pela dança contemporânea que já virou marca da carreira do cantor. O clipe, comandado por Tanu Muino, pega elementos emprestados de “Take on Me”, da banda a-ha, e cria uma narrativa sobre um relacionamento que passa por altos e baixos.
7. “SAOKO”, ROSALÍA
“SAOKO” com certeza é uma das músicas mais bizarras que você já ouviu – e só poderia ter sido performada por ROSALÍA. O single de ‘MOTOMAMI’, seu terceiro álbum de estúdio, veio acompanhado de um incrível videoclipe comandado por Valentin Petit, na cidade de Kyiv, Ucrânia. Na obra, Petit utilizou técnicas de chroma-key para gestar uma narrativa absurda que faz alusões a produções como ‘Spring Breakers’, ‘Street Fighter’ e ‘Anjos Caídos’, acompanhada por figurinos incríveis e uma paleta de cores propositalmente conflitante.
6. “THIS HELL”, Rina Sawayama
Dando início a sua próxima era, Rina Sawayama lançou o lead single “This Hell” e, recentemente, protagonizou o videoclipe oficial, dirigido por Ali Kurr. Na divertida e envolvente produção, Rina participa de uma cerimônia matrimonial com outras duas pessoas e enfrenta preconceituosos através de muita música e dança – e de passos que remetem aos anos 1970, enquanto os exuberantes figurinos dialogam diretamente com sua identidade artística.
5. “BOYFRIEND”, Dove Cameron
Há algo de bastante familiar e, ao mesmo tempo, original sobre o videoclipe de “Boyfriend”, comandado por Lauren Sick. A estética urbana e quase futurista da produção e se concilia com a história discorrida e com a composição de Dove Cameron, que apresenta um novo lado de sua carreira. Sexy, soberba e intensa, a obra mereceu entrar para nossa lista e, caso você ainda não a tenha assistido, tenho certeza de que irá se surpreender.
4. “OUT OF TIME”, The Weeknd
Além de ter lançado um dos melhores álbuns da carreira em 2022, Abel Tesfaye, ou, como o conhecemos, The Weeknd, também trabalhou consideravelmente na estética visual de ‘Dawn FM’. O videoclipe de “Out of Time”, dirigido por Cliqua, expande as incursões metalinguísticas arquitetadas pelo disco e discorre sobre um relacionamento ilusório que termina com um gancho inesperado e a presença marcante de Jim Carrey – tudo engolfado em uma sóbria paleta de cores e uma elegante condução imagética.
3. “HOLD MY HAND”, Lady Gaga
Que Lady Gaga sabe como compor baladas incríveis já não é mais surpresa para ninguém – e sua escalação inesperada para o elogiado ‘Top Gun: Maverick’ arrancou da artista a incrível arena-rock “Hold My Hand”. Comandado por Joseph Kosinski, o videoclipe é interpolado por cenas do filme e traz Gaga usando a jaqueta oficial de Tom Cruise na obra, além de posar à frente de um avião de caça com seu nome e tocar um piano de cauda em plena pista de pouso.
2. “FILS DE JOIE”, Stromae
Stromae retornou com força para o mundo da música com o lançamento de ‘Multitude’ e, obviamente, um álbum tão importante para sua carreira quanto este viria acompanhado de ótimos videoclipes. Um deles é “Fils de Joie”, uma investida narrativa simples e grandiosa ao mesmo tempo, que aposta na melancolia de uma sociedade hipócrita e em no belíssimo cenário superssimétrico de Bruxelas.
1. “KING”, Florence + The Machine
Autumn de Wilde já tinha revelado suas incríveis habilidades artísticas há alguns anos, quando comandou a belíssima e instigante adaptação de ‘EMMA.’, estrelada por Anya Taylor-Joy. Agora, unindo forças com o icônico ato Florence + The Machine, ambas deram vida a uma era irretocável intitulada ‘Dance Fever’.
De Wilde comandou todos os videoclipes promocionais do novo álbum de Florence – e escolher entre obras tão impecáveis não foi um trabalho fácil. Dessa maneira, escolhemos “King” para ocupar o primeiro lugar da nossa lista: a produção é um embate engendrado entre presente, passado e futuro, ambientada em um cosmos fantasioso, um corpo de baile incrível e uma fotografia evocativa que dialoga com um proposital anacronismo narrativo.