Ano novo chegando, é hora das famosas listas que reavaliam os últimos doze meses. Começaremos com o ponto baixo – que pode ser também bastante divertido, afinal falar mal de coisa ruim nos redime um pouco. Mas esta não é uma lista apenas deste que vos fala. Assim como nos outros anos, a equipe do CinePOP se reuniu para eleger os 10 melhores e também os 10 piores filmes do ano. A coisa funciona assim, cada um escolhe 10 filmes em suas listas individuais, e no fim os votos são contabilizados de acordo com quantas vezes cada filme apareceu nas listas individuais, ou em que posição se encontra nelas. Parece complicado, mas todo ano fazemos e sempre dá certo. Sem mais delongas, vamos à nossa lista dos piores filmes de 2025. Ah sim, as listas individuais da equipe também serão apresentadas ao final. Confira.
10) June e John

O icônico cineasta francês Luc Besson lançou dois filmes este ano. E ambos terminaram figurando em listas dos piores de nossa equipe. ‘Drácula: Uma História de Amor Eterno’ não entrou no ranking dos finalistas, mas na lista individual de nossa correspondente direto de Paris, Letícia Alassë. Já este ‘June e John’, que fala sobre o romance entre um homem ordinário e uma mulher misteriosa e exuberante, ficou em primeiro lugar como o pior de 2025 para nossa Janda Montenegro.
09) De Volta à Ação

Agora eu tenho a honra de apresentar o pior filme que assisti em 2025 – e tentei me esquivar ao máximo de tudo que eu achava que seria ruim. Mas devo confessar que ver Cameron Diaz de volta aos filmes após dez anos afastada dos holofotes chamou minha atenção. Tudo apontava que seria um filme de ação extremamente genérico com o selo Netflix, e foi justamente isso. Diaz não parece que perdeu um dia, continua carismática e dá conta da ação. Tudo que o filme fez foi dar corda para sonharmos com um novo ‘As Panteras’. Mas ‘De Volta à Ação’ é difícil lembrar no dia seguinte.
08) M3GAN 2.0

Agora temos o pior filme do ano na opinião do nosso querido editor-chefe Renato Marafon. E ele não está sozinho nessa, pois o filme foi execrado por grande parte da crítica e se tornou um fracasso de bilheteria. Vendo a escorregada que deu, o produtor Jason Blum começou a recalcular rota com a franquia. E pensar que o primeiro ‘M3GAN’ havia sido uma surpresa tão agradável, que viralizou nas redes sociais com a dancinha da boneca. O filme dois resolveu transformar o “terrir” em filme de ação e não colou.
07) Capitão América: Admirável Mundo Novo

O quarto filme do ‘Capitão América’ não foi eleito por ninguém da equipe como “o pior” filme do ano. Mas o que acontece é que ele apareceu em quatro de nossas sete listas. Aí não teve jeito. O que todos podemos concordar é que ele foi uma baita decepção e ficou parecendo muito um filme feito direto para o streaming. A Marvel talvez tenha confundido os canais, já que está acostumada a fazer séries de TV agora também. Uma pena, pois o primeiro filme de Anthony Mackie no uniforme do herói, com o primeiro Capitão América negro, merecia bem mais.
06) Branca de Neve

Esse é indefensável. Aliás, muitos podem dizer inclusive que ele já nasceu morto. As polêmicas cercavam o filme muito tempo antes de ele ser lançado. Os constantes adiamentos não ajudavam em nada no hype. Junte a isso a controvérsia da protagonista Rachel Zegler tacando malho na animação original e Gal Gadot defendendo Israel no conflito da Faixa de Gaza. Ou seja, nesse mundo polarizado, os dois lados terminaram concordando em odiar o filme, mesmo que por razões diferentes, mas também concordando que o longa não era bom. O fiasco talvez tenha sido nocivo para as carreiras de Rachel Zegler e Gal Gadot. O tempo dirá. ‘Branca de Neve’ apareceu em duas de nossas listas – em posição de destaque em ambas.
05) Maria Callas

‘Maria Callas’ mirou no Oscar e acertou no Framboesa de Ouro. Bem, ao menos para nossa equipe. Tá certo que o filme não chegou a ser indicado verdadeiramente ao pior do cinema, mas Angelina Jolie era um nome comentado para estar entre as indicadas e também não chegou nas finalistas. Podemos sentir que este é um projeto pretensioso, porém, muitos não compraram a ideia desta cinebiografia da cantora de ópera. O filme igualmente aparece em duas de nossas listas, em posição de destaque.
04) Electric State

O que acontece quando a Netlix escala sua “menina de ouro” (protagonista de sua série de maior sucesso), o rei dos blockbusters na atualidade e os irmãos sensação da Marvel? Bem, uma produção caríssima que custou aos cofres do estúdio absurdos US$320 milhões – segundo relatos. O resultado: um dos filmes mais detonados pelos críticos e que os fãs deram totalmente de ombros. Os irmãos Russo tem um histórico curioso, em que só parecem funcionar nos filmes da Marvel, quando são produzidos por Kevin Feige. ‘Electric State’ é um festival de efeitos especiais, que mostra um mundo em guerra entre máquinas e humanos – mas que não consegue transmitir qualquer emoção, tão artificial quanto seus personagens mecânicos. O filme apareceu em duas de nossas listas em posição de destaque.
Agora chegamos no top 3 – com a tríade da ruindade…
03) Meio Grávida

A comediante Amy Schumer teve uma das quedas mais vertiginosas em uma carreira de qualquer artista. No início dos anos 2010 ela se tornou sensação no stand-up com seu número politicamente incorreto. Foi esse potencial que Judd Apatow viu nela, quando juntos criaram ‘Descompensada’ – o filme surpresa, que se tornou a comédia sensação de dez anos atrás. No entanto, rapidamente seu reportório se tornou cansativo para o público, já que sempre girava em torno de Schumer beber bastante e não ter nenhum controle sobre sua vida e suas ações. ‘Meio Grávida’, da Netflix, no qual ela dá uma de “grávida de Taubaté”, resume bem o fundo do poço em que a carreira da atriz está. Esperamos que ela dê a volta por cima. Por enquanto, seu mais recente filme aparece como o pior filme do ano para Raphael Camacho e o segundo pior para Pedro Sobreiro.
02) Jurassic World: Recomeço

Subindo ao pódio dos piores, em segunda posição, temos a tentativa de reiniciar a franquia ‘Jurassic World’ para uma nova trilogia. Não é dizer que a trilogia ‘Jurassic World’, com Chris Pratt e Bryce Dallas Howard, seja um primor de qualidade de cinema – dos três, o primeiro é o melhorzinho, e se segurou muito pela nostalgia (coisa que os dois seguintes continuaram investindo ao trazer o elenco original dos primeiros filmes). Por esse lado, ‘Recomeço’ seguiu fazendo o feijão com arroz – e conseguiu arrastar uma nova multidão (com U$869 milhões em caixa). Scarlett Johansson é a nova protagonista, resta saber se ela voltará para a eventual continuação. Por enquanto, ‘Recomeço’ segue agradando apenas os mais novos e sem muito senso crítico, e aparece como o pior filme do ano para Pedro Sobreiro, e em mais duas de nossas listas.
01) Guerra dos Mundos

Não tem jeito, para a grande maioria de críticos e fãs, e também nossa equipe aqui no CinePOP, a nova versão de ‘Guerra dos Mundos’ é o pior filme de 2025. A obra de H.G. Wells sobre uma invasão alienígena na Terra já rendeu muitas adaptações para o audiovisual, sendo as mais famosas um filme clássico de 1953, e claro, a versão moderna de Steven Spielberg (2005), com Tom Cruise. Mas precisamos lembrar que antes disso, Orson Welles chocou o mundo com uma transmissão de rádio, narrando trechos do livro de forma tão intensa que a população realmente acreditou estar sendo invadida por seres de outro planeta.
Agora, a Amazon tenta algo parecido, trazendo a invasão numa forma minimalista, tudo visto através de telas de computador de celulares. O protagonista (Ice Cube) não sai de trás da tela, e interage com o filme todo através de um quarto. É muito estranho, e todos acusaram de ser apenas um grande comercial das entregas da Amazon – já que existem propagandas descaradas inseridas. ‘Guerra dos Mundos’ foi o pior filme do ano para Letícia Alassë e para Thiago Nolla também – além de aparecer em outras duas listas igualmente.
Listas Individuais:
Renato Marafon
01. M3GAN 2.0
02. Electric State
03. Guerra dos Mundos
04. Smurfs
05. Rua do Medo: Rainha do Baile
06. Se não Fosse Você
07. GOAT
08. A Mulher na Cabine 10
09. Código Alarum
10. Um Dia Fora de Controle
Pablo Bazarello
01. De Volta à Ação
02. Entre Montanhas
03. Um Maluco no Golfe 2
04. Lobisomem
05. Capitão América: Admirável Mundo Novo
Raphael Camacho
01. Meio Grávida
02. Quero Você
03. Maria Callas
04. Branca de Neve
05. Delírio
06. Um Dia Fora de Controle
07. A Última Missão
08. O Truque do Amor
09. Aqui
10. Alvo da Máfia
Pedro Sobreiro
01. Jurassic World: Recomeço
02. Meio Grávida
03. O Macaco
04. Guerra dos Mundos
05. Hurry Up Tomorrow: Além dos Holofotes
06. Outro Pequeno Favor
07. Vitória
08. Tempo de Guerra
09. Capitão América: Admirável Mundo Novo
10. Avatar: Fogo e Cinzas
Letícia Alassë
01. Guerra dos Mundos
02. Branca de Neve
03. Meu Ano em Oxford
04. Caos e Destruição
05. O Sobrevivente
06. Capitão América: Admirável Mundo Novo
07. Jurassic World: Recomeço
08. Echo Valley
09. Drácula: Uma História de Amor Eterno
10. Adeus, June
Thiago Nolla
01. Guerra dos Mundos
02. Nas Terras Perdidas
03. Electric State
04. Um Filme Minecraft
05. Emilia Pérez
06. Prédio Vazio
07. Os Estranhos: Capítulo 2
08. Hurry Up Tomorrow: Além dos Holofotes
09. Capitão América: Admirável Mundo Novo
10. Until Dawn: Noite de Terror
Janda Montenegro
01. June e John
02. Maria Callas
03. Os Radley
04. A Fonte da Juventude
05. Confinado
06. Jurassic World: Recomeço
07. A Lenda de Ochi
08. Caiam as Rosas Brancas!
09. Ameaça no Ar
10. Better Man: A História de Robbie Williams



