Antes de mais nada, com uma matéria de título tão polêmico, precisamos tirar logo do caminho o fato de que a arte é subjetiva. E filmes são obras de arte. Desta forma, o que é bom ou ruim para mim pode não ser para você, e vice-versa. O objetivo da matéria não é ofender ninguém. Mas é preciso ter em mente também que podemos aprender muito com as diferenças. Se não concordarmos, está tudo bem. Certamente você já ouviu um grande amigo seu dizendo que aquele filme que você ama não é bom, ou que adora aquele filme que você detesta.
Aliás, temos que dizer também que esta matéria é baseada em um vídeo de nossos colegas do Watchmojo, que formularam o ranking segundo sua própria experiência. Você pode até dizer se concorda ou criar sua própria lista dos piores filmes original da Netflix nessa primeira metade do ano. Precisamos deixar claro também que o ranking pode mudar nos próximos seis meses, com a chegada de novos exemplares. Confira abaixo.
10) O Astronauta
O hype em torno desse filme era grande. O longa prometia ser o novo filme sério de Adam Sandler, que poderia lhe render prestígio e quem sabe até mesmo prêmios (algo que os fãs do ator sempre mencionam a cada projeto dele longe da comédia). ‘O Astronauta’ conta também com a indicada ao Oscar Carey Mulligan e com nota 57 no IMDB e 50% no Rotten Tomatoes não chega a ser um filme ruim. Diríamos que apenas um decepcionante, onde esperava-se bem mais. O filme traz Sandler como um homem do espaço, que encontra uma aranha alienígena gigante – mas será a criatura apenas um fruto de sua imaginação?
09) Jogos de Amor
Agora temos um filme de menor escala, afinal não temos nomes grandiosos nessa produção, certamente não do nível de Adam Sandler e Carey Mulligan. Quem estrela é Gina Rodriguez, atriz conhecida por séries de TV, como ‘Jane, a Virgem’ (2014-2019), o programa que a revelou. Essa aqui é uma comédia romântica bobinha e formulaica, então ninguém estava esperando nada além disso mesmo – mas a reclamação geral foi que sua personagem, Mack, não é muito agradável e é totalmente sem noção. Assim como o item acima, ‘Jogos de Amor’ tem nota 57 no IMDB e 50% no Rotten Tomatoes.
08) A Batalha do Biscoito Pop-Tart
Jerry Seinfeld foi o rei da TV na década de 1990. Isso porque sua sitcom homônima (‘Seinfeld’) fez tanto sucesso, que chegou a “parar os EUA” em seu episódio final, em uma época antes da internet e das mídias sociais. Ainda hoje a comédia ‘Seinfeld’ é considerada a melhor série de humor de todos os tempos por grande parte dos espectadores. Apesar disso, tem certas transições que não ocorrem da melhor forma. O desejo do humorista em realizar um longa, com roteiro e direção do próprio, não rendeu o melhor dos resultados. Seinfeld faz uma sátira sobre a criação de um biscoito revolucionário para o café da manhã nos EUA. A nota no IMDB é 55, mas no Rotten Tomatoes é mais baixa, com 42% de aprovação.
07) Pedido Irlandês
A ruivinha Lindsay Lohan já foi uma jovem atriz bastante promissora. Sua carreira estava destinada ao topo de Hollywood, graças a filmes como ‘Sexta-Feira Muito Louca’ e principalmente ‘Meninas Malvadas’, em meados dos anos 2000. Porém, decisões pessoais ruins começaram a interferir com seu trabalho como atriz, e Lohan perdeu o trem do estrelato. Agora, tentando se redimir, depois de um longo período em filmes B, ela protagoniza essa comédia romântica com toques de fantasia para a Netflix. O streaming resolveu dar um voto de confiança para a moça. Mas o resultado deste longa não agradou tanto, com nota 52 no IMDB e 41% no Rotten Tomatoes.
06) Lift – Roubo nas Alturas
O baixinho Kevin Hart fez uma boa transição dos palcos de stand-up para as telas do cinema em inúmeras comédias. Nem todas acertam o alvo, mas ele possui seus fãs. Ironicamente, Hart estrelou ‘Duro de Atuar’ (‘Die Hart’), uma série transformada em filme pela Prime Video, na qual ele interpreta a si mesmo, buscando em um treinamento se tornar um bom ator de filmes de ação. E parece que esse é um desejo real do baixinho, já que é exatamente isso que ele tentou nesse ‘Lift’, uma tentativa de ser ‘Missão: Impossível’, com uma equipe planejando um roubo no ar. O filme tem nota 55 no IMDB, mas no Rotten Tomatoes conquistou apenas 29% de aprovação dos críticos.
05) Mea Culpa
Bem, o que esperar de um filme de Tyler Perry? Sejamos claros, o realizador é uma das melhores e maiores personalidades de Hollywood, dando chance para inúmeros atores negros, investindo em histórias para eles, e inclusive sendo dono de um enorme estúdio no estilo do “Projac” da Globo, onde diversos filmes e séries de Hollywood são gravados. Sua contribuição para o audiovisual é inegável e imensurável. Mas precisamos ser sinceros também: suas comédias não tem graça, mas seus dramas sim – pelos motivos errados. Aqui, ele escala a ex-Destiny’s Child Kelly Rowland em um thriller meia-boca, e o resultado foi uma das menores notas no IMDB para um filme deste ano, com 42. Já no Rotten Tomatoes a coisa fica ainda mais feia, com 17% apenas.
04) Atlas
Outra que está firme e forte em suas parcerias com streamings, e com a Netflix, mas que parece ainda não ter acertado em uma produção de sucesso, é a musa latina Jennifer Lopez. A estrela ainda tem cacife para estrelar suas próprias produções, como protagonista, apesar de o resultado da maioria ficar abaixo da média. Depois do thriller de ação e espionagem ‘A Mãe’ (de 2023), Lopez investe em uma ficção científica futurista em que pilota um robozão (no estilo ‘Aliens – O Resgate’) e luta contra uma inteligência artificial. ‘Atlas’ tem nota 56 no IMDB, mas os críticos foram menos benevolentes com 19% de aprovação apenas.
03) Pica-Pau – As Férias no Acampamento
Não sei se é muito justo “detonar” uma produção infantil, especialmente uma tão inofensiva assim. O que acontece é que o personagem Pica-Pau, criado ainda na década de 1940, parece ter sido esquecido nos EUA e no resto no mundo, menos no Brasil. Por aqui, os espectadores guardam um carinho todo especial pelos desenhos do pássaro encrenqueiro, devido às inúmeras reprises nos mais variados canais abertos aqui de nosso país.
Sendo assim, um filme foi produzido em 2017, que parecia ter sido criado especialmente para os brasileiros, sem muito investimento por parte do estúdio produtor (com direito a efeitos especiais meio mambembes do pássaro). Esse ano, estreou direto na Netflix uma espécie de continuação para este longa de 2017 que somente os brasileiros viram. E bem, o resultado parece um filme de Luccas Neto, segundo nosso crítico corajoso que encarou o longa, Pedro Sobreiro. A nota é 45 no IMDB e 17% de aprovação no Rotten Tomatoes.
02) Rebel Moon 2
Zack Snyder é um diretor que podemos dizer divide opiniões. Sabe aquela história do ame ou odeie. É impossível ser indiferente quanto ao realizador. Isso ficou mais forte e aparente quando o cineasta tomou a frente do universo cinematográfico da DC na Warner. Bem, e mesmo para os fãs, não tem como negar que a coisa não deu certo. Agora Snyder iniciou uma parceria com a Netflix, que já inclui duas franquias. A primeira parece ter se dado melhor, com o terror e ação ‘Army of the Dead’. Agora, ele investe com todas as forças em seu roteiro rejeitado pela Disney para Star Wars, ‘Rebel Moon’. A primeira parte foi universalmente “detonada” no fim do ano passado. Mas nada prepararia para esta sequência, que tem nota 52 no IMDB, e 17% de aprovação no Rotten. Detalhe, Snyder quer lançar mais capítulos, resta saber se o streaming vai embarcar.
01) A Mãe da Noiva
Agora sim, chegamos ao fundo do poço com o pior filme original da Netflix nessa primeira metade de 2024. Bem, ao menos segundo o pessoal do Watchmojo. É até ruim falar de um projeto que dê chance para a sumida Brooke Shields (‘A Lagoa Azul’) trabalhar e aparecer. Sabemos como Hollywood renega atores de meia e terceira idade, então não temos como não pensar que empresas como a Netflix realizam atos louváveis. Por outro lado, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. A oportunidade de Shields é ótima, pena que ocorre em um veículo que muitos torceram o nariz. A premissa, como diz o título, traz Shields como a mãe da noiva Miranda Cosgrove. A cerimônia acontece em um resort tropical. A reviravolta na trama é que a mãe da noiva descobre que o pai do noivo é um antigo caso com quem não falava há décadas. ‘A Mãe da Noiva’ tem nota 48 no IMDB e 13% no Rotten Tomatoes.