Apesar dos filmes baseados em quadrinhos se tornarem sucessos de bilheteria, eles não são muito bem recebidos na temporada de premiações, especialmente no Oscar.
‘Logan’ e ‘Pantera Negra’ são algumas exceções, já que foram indicados nas categorias de Melhor Roteiro e Melhor Filme, respectivamente.
No entanto, ‘Coringa‘ se destacou na edição deste ano, recebendo nada menos que 11 indicações à estatueta, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator (Joaquin Phoenix).
Durante uma entrevista para o The Hollywood Reporter, o diretor Joe Russo disse que está animado e torcendo para que o longa de Todd Phillips seja premiado.
“Eu já assisti ‘Coringa‘ e adorei. É um filme belo e trágico ao mesmo tempo. Representa muito bem o isolamento e a crise existencial que muitas pessoas sentem. É assustador, mas passa uma mensagem muito forte. Estou tão animado com o seu reconhecimento e torcendo por ele, porque esse filme rompeu o preconceito da Academia contra filmes baseados em quadrinhos.”
Lembrando que ‘Vingadores: Ultimato‘ concorre ao prêmio de Melhores Efeitos Visuais.
Quanto a ‘Coringa’, a adaptação foi aclamada pela crítica especializada e seu sucesso refletiu na temporada de premiações com diversas nomeações ao Globo de Ouro, ao SAG Awards, ao Critics’ Choice e ao BAFTA.
Além disso, o longa quebrou o recorde de ‘Pantera Negra‘ em número de indicações ao Oscar, ultrapassando as 7 indicações da adaptação de Ryan Coogler.
Sem muita surpresa, Joaquin Phoenix é o favorito para levar para casa a estatueta de Melhor Ator, enquanto Todd Phillips está indicado para Melhor Diretor, competindo com Sam Mendes, Quentin Tarantino e Bong Joon-ho.
‘Coringa’ também concorre em Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Mixagem de Som, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem & Cabelo e Melhor Edição de Som.
Lembrando que a 92ª cerimônia do Oscar irá ao ar em 09 de fevereiro.
Assista à nossa crítica do filme: