Oscar 2024 | Conheça os Maiores Vencedores e os Maiores Perdedores do Grande Prêmio do Cinema Mundial

O Oscar 2024 foi ao ar ontem, domingo, dia 10 de março, revelando ao mundo os grandes vencedores do maior prêmio da sétima arte mundial numa noite que é a mais esperada de cada ano pelos membros da indústria e os fãs de cinema em geral. O evento, entra ano e sai ano, faz de tudo por audiência e para seguir relevante, afinal é preciso se reinventar em quase um século de existência (essa foi a edição de número 95).

Antes, o evento até podia ser surpresa para os fãs e cinéfilos. Mas com o advento da internet, da globalização do mundo e a sagacidade dos cinéfilos em sacar um pouco como funciona os bastidores da indústria, o Oscar se tornou apenas o último prêmio de uma longa temporada que, ao mesmo tempo em que é a consagração máxima, é também o “último prego no caixão”. Bem o que quero dizer com isso é que de uns anos para cá, quem acompanha a época de premiação desde o início já tem uma ideia de quais filmes e artistas sairão vencedores do Oscar de antemão.

Assim, o Oscar 2024 não foi exceção, e se tornou apenas um evento de cartas marcadas. Bem, as surpresas e a graça estão no evento em si, que pode ter situações inesperadas, como um filme errado no fim da noite aqui, um tapa ouvido ao redor do mundo ali.

A proposta desta matéria é o olhar o saldo final, e saber quais foram os maiores vencedores e os maiores perdedores da maior noite do cinema, confira abaixo.

Os Maiores Vencedores

01) Oppenheimer

Oppenheimer’ foi o grande vencedor do Oscar 2024. O filme consagrou o diretor Christopher Nolan, um dos maiores realizadores da atualidade. Foram nada menos do que 7 Oscars para o filme, fazendo dele o maior vitorioso da edição. ‘Oppenheimer’ levou os prêmios de melhor filme, melhor diretor (Nolan), melhor ator (Cillian Murphy), melhor ator coadjuvante (Robert Downey Jr.), melhor fotografia, melhor edição e melhor trilha sonora.

02) Pobres Criaturas

Seguindo de perto ‘Oppenheimer’, temos o que foi o segundo filme favorito no Oscar – e um dos queridinhos dos cinéfilos nesta temporada. ‘Pobres Criaturas’ é uma estranha reimaginação do clássico ‘Frankenstein’. O longa levou 4 estatuetas para casa: melhor atriz (Emma Stone), melhor direção de arte, melhor figurino e melhor maquiagem.

03) Zona de Interesse

Não deixe de assistir:

Apesar de ser um filme falado em alemão, ‘Zona de Interesse’ é uma produção do Reino Unido. O drama surpreendente sobre o Holocausto durante a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial foi o último a levar mais de um prêmio na noite. Concorrendo na categoria de produção estrangeira, o filme foi o grande favorito da noite nesta categoria e levou para casa a estatueta. Fora esse, ainda foi premiado por melhor som – que faz grande parte do proposta do longa.

04) Os Rejeitados

A “dramédia” ‘Os Rejeitados’ só ganhou um Oscar na grande noite do cinema. Mas foi um prêmio importante, o de melhor atriz coadjuvante para Da’Vine Joy Randolph, que pode mudar a carreira da artista daqui em diante.

05) Anatomia de uma Queda

O filme francês que foi grande demais para a França, o longa estava indicado para 5 prêmios no Oscar, e terminou levando apenas 1. Apesar disso, esse é um prêmio importante: o de melhor roteiro original, para a diretora Justine Triet.

06) Ficção Americana

Uma sátira ácida e sagaz sobre a sociedade moderna e como lidamos com certos assuntos delicados, ao mesmo tempo em que é um belo dama familiar, ‘Ficção Americana’ levou para casa o outro prêmio de roteiro da noite: o de roteiro adaptado.

07) O Menino e a Garça

Nova produção dos Estúdios Ghibli, o mais recente trabalho do lendário Hayao Miyazaki, foi o vencedor da categoria de animação. Foi uma incrível vitória, ainda mais quando levamos em conta que derrotou medalhões da categoria, como o elogiadíssimo ‘Homem-Aranha Através do Aranhaverso’ e ‘Elementos’, da Disney/Pixar.

08) Godzilla Minus One

Outra vitória fantástica vinda de um país asiático, ‘Godzilla Minus One’ é o primeiro filme da franquia que já dura 70 anos a receber um Oscar. E melhor, um prêmio de melhor efeitos visuais, criados com um orçamento reduzido de US$15 milhões – desbancando blockbusters do nível de ‘Guardiões da Galáxia – Vol. 3’, ‘Resistência’, ‘Napoleão’ e ‘Missão: Impossível – Acerto de Contas’.

09) Barbie

Não sabemos direito se ‘Barbie’ foi um dos grandes vencedores ou grandes perdedores do Oscar 2024. Nas bilheterias e crítica não existe dúvida de sua vitória. Porém, sua derrota começou antes da cerimônia, com a ausência de indicações para Margot Robbie como protagonista e Greta Gerwig como diretora. Na noite em si, das 8 nomeações, levou para casa o prêmio de melhor canção para ‘What Was I Made For?’, de Billie Elish.

Os Maiores Perdedores

01) Assassinos da Lua das Flores

Assassinos da Lua das Flores’ não apenas é o maior perdedor da edição 2024 do Oscar, como também entrará para a história como um dos maiores perdedores de todos os tempos. Isso significa que o filme é ruim? Não, ele é ótimo! Fora isso, Martin Scorsese é considerado o maior diretor vivo da atualidade. Mas nada disso muda o fato da falta de apreço da Academia pelo seu mais recente filme, que estava indicado para 10 Oscar, incluindo melhor filme, diretor, atriz e coadjuvante, mas saiu de mãos abanando.

02) Maestro

Chegando logo atrás de ‘Assassinos…’ está o novo filme de Bradley Cooper como realizador, o pomposo ‘Maestro’. E se o filme de Scorsese mirou alto com 10 indicações, o de Cooper não chega muito atrás com a promessa de possíveis 7 vitórias. Bem, como sabemos, ficou apenas na promessa mesmo. Melhor filme, ator e atriz estavam entre as suas nomeações.

03) Vidas Passadas

Entre os indicados ao Oscar de melhor filme, apenas três saíram de mãos totalmente abanando, sem um premiozinho sequer para chamar de seu. Depois de ‘Assassinos da Lua das Flores’ e ‘Maestro’, o trio está completo com o romântico filme da geração Z, ‘Vidas Passadas’. O longa foi também o filme com menos indicações da categoria principal, apenas melhor filme e roteiro original, mas não venceu nenhum.

04) Nyad

Longa que é a biografia da nadadora Diana Nyad não estava concorrendo na categoria principal. Mesmo assim teve no currículo duas indicações importantes para chamar de suas: melhor atriz (Annette Bening) e melhor coadjuvante (Jodie Foster). E bem, sabemos que não levou nenhuma das duas.

05) Napoleão

Existia grande expectativa de prêmios e indicações ao Oscar para ‘Napoleão’. Isto é, ao menos antes do filme ser lançado. Afinal, um filme tão ambicioso, estrelado por Joaquin Phoenix, e que o reunia ao diretor de ‘Gladiador’, ligava todos os sinais de alerta. Foi só o filme ser lançado, no entanto, que as expectativas se diluíram todas. ‘’ teve “sorte” de ser indicado em 3 categorias técnicas, mas não levou nenhuma delas.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS