sábado, abril 27, 2024

Oscar 2024 – Nossas Previsões das Indicadas e a Vencedora para Melhor Atriz Coadjuvante!

O anúncio dos indicados ao Oscar 2024 será realizado na próxima terça-feira, dia 23 de janeiro. Depois disso, os estúdios terão até o dia 10 de março para a campanha de cada indicado junto aos membros da Academia. Sim, tanto as indicações quanto os vencedores acontecem de uma forma muito similar a uma campanha eleitoral política. Em anos recentes, tivemos inclusive polêmicas cercando estas eleições, como a vitória de Melissa Leo em 2011 por ‘O Vencedor’ e a nomeação de Andrea Riseborough por ‘A Sorte Grande’ filme que ninguém viu ou ouvir falar.

Mas nada disso tira o brilho do maior prêmio da sétima arte. É a honraria máxima para qualquer profissional que trabalha com cinema, mesmo que muitos digam não ligar para isso. Balela. Por mais que exista sim muita politicagem, quem não gosta de ser reconhecido por seu trabalho com um prêmio? O Oscar tem valor e tem peso, em especial para os atores, que sobem níveis em seu contrato com indicações e mais ainda com a vitória.

Para aquecer os motores para as indicações, soltaremos uma série de matérias visando prever os atores nomeados, e mais ainda, os vencedores. Veremos se nossa bola de cristal está funcionando bem. Começaremos com a possível lista das atrizes coadjuvantes. Confira abaixo.

Vencedora:

Da’Vine Joy Randolph – Os Rejeitados

Don't Tell Me About It': I Asked The Holdovers Star Da'Vine Joy Randolph About Her Oscar Buzz And She Had An Interesting Take

Se nossa bola de cristal estiver bem calibrada, a atriz que sairá vencedora da maior noite do cinema será a novata Da’Vine Joy Randolph (que antes precisa receber sua indicação). Ela vive Mary em ‘Os Rejeitados’, uma cozinheira que perdeu seu filho, e decide passar o feriado de Natal e Réveillon na escola interna onde trabalha.

Randolph, de 37 anos, começou sua carreira em 2013 e ainda não é muito conhecida do grande público. Mas já esteve em filmes como ‘Meu Nome é Dolemite’, ‘Cidade Perdida’ e nas séries ‘The Idol’ e ‘Only Murders in the Building’. Essa será sua primeira indicação ao Oscar. E ao que tudo indica, não terá para ninguém.

Garantida:

Emily Blunt – Oppenheimer

Tirando Da’Vine Joy Randolph, a outra indicação garantida ao prêmio de melhor atriz coadjuvante é a da jovem inglesa Emily Blunt. Estrela de Hollywood muito conhecida, essa será a primeira indicação no Oscar da atriz de 40 anos. Blunt tem quase 50 trabalhos como atriz, com destaque para ‘O Diabo Veste Prada’, ‘Sicario – Terra de Ninguém’, ‘Um Lugar Silencioso’ (e sua continuação) e seu mais recente trabalho ‘Máfia da Dor’, na Netflix.

Em ‘Oppenheimer’, Blunt vive Kitty Oppenheimer, a esposa do criador da bomba atômica. Já era hora desta talentosa intérprete ser reconhecida por seu trabalho, tendo começado a carreira em 2003, e desde então entregando atuações cada vez mais impactantes.

Não deixe de assistir:

Vagas Restantes:

Jodie Foster – Nyad

Garantidas, garantidas mesmo para indicações ao prêmio de atriz coadjuvante no próximo Oscar temos duas atrizes: Da’Vine Joy Randolph e Emily Blunt. De resto, tudo pode acontecer. As três vagas restantes serão disputadas por estas quatro atrizes, ou seja, uma ficará de fora. Quem sai na frente desta corrida é a veterana Jodie Foster, uma das poucas atrizes donas da honraria de ter duas estatuetas do Oscar (na categoria de atriz principal) decorando sua casa.

Foster levou pelos filmes ‘Acusados’ e ‘O Silêncio dos Inocentes’, em 1989 e 1992 respectivamente. Fora isso, tem outras duas indicações, coadjuvante por ‘Taxi Driver’ (1977) e protagonista por ‘Nell’ (1995). Se tudo correr bem, esta será sua quinta nomeação, como Bonnie Stoll, treinadora que ajuda a nadadora e amiga Diana Nyad a bater um recorde histórico na biografia de esporte ‘Nyad’. Foster, atualmente com 61 anos, está em cartaz na nova temporada de ‘True Detective’ na HBO Max.

Danielle Brooks – A Cor Púrpura

Mais conhecida como Leota da série de herói ‘Pacificador’, Danielle Brooks tem 34 anos, 30 créditos como atriz, e uma carreira que já dura 11 anos. Outro de seus trabalhos marcantes foi como Taystee na série da Netflix, ‘Orange is the New Black’. Essa será a primeira nomeação ao Oscar da jovem atriz. Aliás, se tivéssemos que definir as quatro nomeadas certas ao maior prêmio do cinema na categoria, diríamos que estas quatro estão garantidas, com destaque para as duas primeiras, e as outras duas chegando bem junto.

A Cor Púrpura’ surgiu como um livro elogiadíssimo, escrito por Alice Walker, que logo se tornou um drama épico em 1985, dirigido por Steven Spielberg. A história então foi adaptada para um musical na Broadway, e é este espetáculo que agora ganha versão para o cinema. No novo ‘A Cor Púrpura’, Danielle Brooks se destaca como a atrevida Sofia, papel que havia sido de Oprah Winfrey no filme original.

Rosamund Pike – Saltburn

Como dito, se tivéssemos que apostar, diríamos que as quatro indicações de atriz coadjuvante estão garantidas para Joy Randolph, Blunt, Foster e Brooks. A vaga restante pode ser embaralhada entre as duas próximas concorrentes. É claro que tudo pode acontecer. Aqui, quem chega na lista é a inglesa Rosamund Pike, que está em vias de completar 45 anos. A atriz é mais conhecida justamente pelo papel que a indicou ao Oscar como protagonista em 2015, ‘Garota Exemplar’.

Pike possui 61 créditos como atriz, numa carreira que já dura 25 anos, dentre os quais se destacam participações em ‘007 – Um Novo Dia para Morrer’, ‘Orgulho e Preconceito’, ‘Educação’, ‘Jack Reacher’ e na série ‘A Roda do Tempo’, em sua segunda temporada na Amazon. Uma nova indicação para Pike poderá sair por ‘Saltburn’, um dos filmes mais comentados desta temporada, no qual vive a matriarca de uma estranha e riquíssima família.

Penélope Cruz – Ferrari

É Inglaterra ou Espanha? Não é Copa do Mundo, e sim cinema! Disputando a última vaga com Rosamund Pike está a atriz espanhola Penélope Cruz, de 49 anos. Cruz é uma verdadeira estrela, que conseguiu quebrar a barreira da língua e cultural, ganhando destaque em uma indústria tão competitiva quanto a de Hollywood, mas sem esquecer as origens, vira e mexe realizando trabalhos em seu país de origem, como os filmes com o mentor Pedro Almodóvar. Aliás, Cruz chegou inclusive a ser indicada ao Oscar, não por um, mas por dois filmes do diretor: ‘Volver’, em 2007, e ‘Mães Paralelas’, em 2022.

A vitória no maior prêmio do cinema viria como coadjuvante no filme de Woody Allen, ‘Vicky Cristina Barcelona’, em 2009. Cruz tem ainda uma quarta indicação ao Oscar, como coadjuvante pelo musical ‘Nine’, em 2010. Se der sorte, a atriz será lembrada pelo drama biográfico ‘Ferrari’, de Michael Mann, no qual vive a esposa do famoso criador de carros. O filme em si não chamou muita atenção e passou batido, mas o que todos concordam é o destaque da performance da atriz.

Azarões:

Julianne Moore – Segredos de um Escândalo

 

Existem os filmes do Oscar e os “quase filmes do Oscar”. Essa segunda categoria diz respeito a obras muito badaladas e que todos comentam, dando como certa sua aparição no Oscar antes de serem lançadas. Mas quando de fato estreiam, terminam esfriando, com o público percebendo que o resultado não terá forças para tal. Esse ano tivemos esse caso com ‘Napoleão’, por exemplo. Outro parecido é este ‘Segredos de um Escândalo’.

Ter Julianne Moore e Natalie Portman juntas num drama de Todd Haynes parecia uma receita à prova de falhas. Mas não foi bem assim. É claro que tudo pode mudar e o filme se provar. Mas os indícios não são esses. Seja como for, Moore, de 63 anos, é uma das atrizes mais talentosas de Hollywood, e uma boa performance da atriz já é de praxe. No filme ela vive uma mulher que foi presa pela relação inapropriada com um menor de idade. Anos depois ela sai da cadeia e faz uma família ao lado dele.

Sandra Hüller – Zona de Interesse

Esse é o ano de Sandra Hüller, atriz alemã de 45 anos. Ainda desconhecida do grande público, o trabalho mais famoso com os cinéfilos da carreira da atriz foi em ‘As Faces de Toni Erdmann’, filme que iria ganhar um remake americano com Jack Nicholson (que ainda não vingou). Com uma carreira com 42 atuações, datando de 1999, Hüller emplacou em dois filmes badalados nessa temporada de premiações. O que vem recebendo mais falatório de uma possível indicação para a atriz (como protagonista) é ‘Anatomia de uma Queda’.

No entanto, Hüller também pode conseguir uma segunda indicação como coadjuvante por ‘Zona de Interesse’, drama no qual vive uma mulher casada, que parece ter a vida perfeita. Tirando o fato de que seu marido é um militar de alta patente no exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial, ou seja, um nazista.

Claire Foy – Todos Nós Desconhecidos

Para finalizar a parte dos azarões, temos a inglesa Claire Foy, de 39 anos. Mais conhecida por seu papel como a Rainha Elizabeth II na série sensação da Netflix, ‘The Crown’, a atriz já esteve nas telonas no papel de Lisbeth Salander em ‘A Garota na Teia de Aranha’, Janet Armstrong em ‘O Primeiro Homem’ e mais recentemente como a Salome de ‘Entre Mulheres’. Foy não possui indicações ao Oscar até o momento e essa poderá ser sua primeira.

Claire Foy faz parte do elenco do drama romântico gay ‘Todos Nós Desconhecidos’, estrelado por Andrew Scott, o filme conta sobre um homem que se apaixona por seu misterioso vizinho, papel de Paul Mescal. Ao mesmo tempo, ele começa a ter visões de seus pais, com a idade que tinham quando faleceram. Claire Foy vive a mãe do protagonista.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS