InícioDestaque'Pacificador': James Gunn revela se a 2ª temporada foi escrita como crítica...

‘Pacificador’: James Gunn revela se a 2ª temporada foi escrita como crítica a Trump e à sociedade atual


A segunda temporada de Pacificador segue em andamento e, nos episódios recentes, foi revelado que a chamada “dimensão alternativa dos sonhos” é, na verdade, a Terra-X, um mundo governado por nazistas.

Em entrevista à Variety, James Gunn foi questionado se teria escrito a trama da nova temporada como uma crítica ao então presidente dos EUA, Donald Trump.

Gunn explicou que escreveu a 2ª temporada antes de saber o resultado da eleição presidencial americana. Ao ser provocado sobre como tem sido “assistir o mundo real se aproximar da Terra-X”, ele fez uma pausa e respondeu:



“Eu acho que não sei como responder a essa pergunta. Obviamente, existem muitas coisas no mundo com as quais não estou feliz. Mas não sou tão narcisista a ponto de relacionar o mundo à minha série de TV. Quero dizer, tem coisas estranhas nesse programa. Houve coisas estranhas com Superman também”, afirmou.

‘O Homem do Amanhã’: James Gunn afirma que novo longa está conectado ao universo de ‘Pacificador’

O cineasta citou seu recente trabalho na DC para exemplificar: “100% daquele filme foi escrito e finalizado antes de qualquer coisa acontecer entre Israel e Palestina, e as pessoas continuam se recusando a acreditar que não é sobre isso. Mas não é. Simplesmente não é. Você pode interpretar da maneira que quiser, mas eu não escrevi como uma metáfora para Israel e Palestina”.

Quando questionado se o mesmo se aplicava aPacificador, Gunn refletiu e reforçou sua intenção de contar histórias centradas na bondade e não em discursos políticos: “Vocês verão algumas coisas no próximo episódio em que, claro, existem paralelos. Temos visto mais racismo ultimamente, certo? Isso acontece porque há mais racismo ou porque se tornou mais aceitável ser racista em público? Provavelmente a segunda opção. Isso é obviamente desanimador. E se minha série idiota tiver algum impacto em fazer as pessoas pensarem: ‘Talvez eu devesse estar mais atento aos meus preconceitos’, ótimo”.

Ainda assim, o diretor deixou claro: “Esse não é o motivo pelo qual escrevo o programa. Eu escrevo pelo lado emocional, assim como escrevi Superman para ser sobre bondade. Se houver um aspecto sociopolítico em Superman, é o fato de haver uma ausência de bondade, de compreensão e de amar o ser humano, independentemente de seus pensamentos ou sentimentos”.

James Gunn revela escolha de elenco mais HILÁRIA de ‘Pacificador’: “Não consigo parar de rir”

Gunn também criticou a tendência atual da cultura pop de valorizar personagens “anti-heróis” acima de tudo: “Todo mundo hoje é um anti-herói fodão. Todo mundo é ‘cool’ demais. Mas e quanto a não ser cool? E quanto a ser apenas uma boa pessoa com alguém? Por que isso é visto como antiquado e piegas? Eu quero ser piegas. Eu amo esse aspecto em mim. Eu acredito na bondade do espírito humano. Acho que muitas pessoas que fazem coisas com as quais não concordo são, no fundo, boas pessoas. Elas só têm ideias estranhas sobre algumas coisas. E acredito que podemos nos comunicar com elas. Talvez eu seja ingênuo, não sei, mas esse sou eu”.

Vale lembrar que, em 2018, as opiniões públicas de Gunn sobre Donald Trump levaram conservadores a resgatarem tweets antigos, o que acabou resultando em sua demissão temporária da Disney.

Vale lembrar que a 2ª temporada está em exibição na HBO Max.

Com 34 reviews publicadas até o momento, a segunda iteração abriu com impressionantes 100% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.

O consenso geral destaca o tom divertido da produção – que segue afiada, violenta e com sinais de amadurecimento.

Separamos os trechos das principais críticas:

“Ancorada pelo ótimo trabalho de John Cena, a segunda temporada de ‘Pacificador’ eleva seu já alto padrão com uma mistura bem calculada de coração, loucura e uma águia briguenta.” (Empire Magazine)

“Enquanto ‘Pacificador’ continua sendo um destaque do gênero nas telinhas, esta série de super-heróis não se afasta de suas origens humildes.” (RogerEbert.com)

“As piadas e a violência continuam abundantes, mas não são os temas dominantes desta temporada. James Gunn encontra ressonância emocional no conceito de multiverso — algo que a Marvel, apesar de todos os seus esforços nessa dimensão, até agora não conseguiu mostrar.” (TheWrap)

“As cenas de luta continuam criativas, enquanto todos trabalham com um orçamento bem mais modesto do que o de Gunn em seus filmes. E o elenco ainda tem uma boa química. Mas definitivamente há uma mudança de tom.” (Rolling Stone)

“Tudo funciona bem suficiente para provar que Gunn é capaz de operar em tons diferentes dentro do mesmo universo. E, independentemente do ângulo, ele prioriza a diversão dos quadrinhos — um verdadeiro alívio.” (Consequence)

“A segunda temporada de ‘Pacificador’ aborda a transição do DCEU para o DCU de forma brilhante, mas ainda garante a mesma vibração maluca e emocional.” (Moviefone)

Cena retornará como o herói titular ao lado de Freddie Stroma (Adrian Chase) e Danielle Brooks (Leota Adebayo).

Frank Grillo será introduzido como Rick Flag Sr., pai do personagem interpretado por Joel Kinnaman (‘Altered Carbon’) em ‘O Esquadrão Suicida‘.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS