Começou no dia 06 a 53º edição do Festival de Cinema de Berlim, que foi iniciadocom a exibição do musical “Chicago” e terminou no último dia 16 de fevereiro com “Gangues de Nova York”.
O filme “In this World”, que mostra as dificuldades que exilados afegãos sofrem ao chegar em Londres, ganhou o Urso de Ouro do festival, confirmando a tendência política que se esperava que fosse adotada no atual clima de pré-guerra.
O Filme é dirigido pelo inglês Michael Winterbottom, o mesmo de “Bem-Vindo a Saravejo” e “24Hour party people”.
“Adaptação”, de Spike Jonze (“Quero ser John Malkovich”), ficou com o segundo lugar levando o Urso de Prata..
O francês Patrice Chéreau foi eleito melhor diretor pelo filme “Son Frére”.
O prêmio de melhor ator foi para Sam Rockwell (‘As Panteras’) por “Confessions of a Dangerous Mind”, que marca a estreia do ator George Clooney na direção.
As estrelas Nicole Kidman, Julianne Moore e Meryl Streep foram agraciadas com o Urso de Prata de melhor atriz pelo filme “As Horas“.
O diretor Stephen Daldry, que recebeu o prêmio por elas, agradeceu a escolha do júri enquanto segurava os três Ursos de Prata nas mãos.
‘Avatar’, novo trabalho do diretor James Cameron (‘Titanic’), está causando espanto em sua produção, tamanho a tecnologia que o filme está utilizando. Os boateiros de plantão revelam que o novo sistema de filmagem do diretor é tão moderno que capta o movimento dos atores em live-action e transforma-os em seres tridimensionais, sem necessidade de pós-produção.
O ator Joel David Moore revelou ao ComingSoon que a filmagem do longa durará um ano (as filmagens de filmes normais duram em média 6 meses) e é um trabalho único.
“Li o roteiro e pensei que fosse uma ficção científica comum. Mas o que estamos fazendo é renovador. No ponto de vista tecnológico, isso fará história. As pessoas estão comparando com a invenção da TV em cores” revelou.
No elenco do filme estão Sigourney Weaver (‘Doce Trapaça’), Wes Studi (‘O Novo Mundo’), Peter Mensah (‘Mar de Fogo’), CCH Pounder (da série ‘The Shield’), Laz Alonso (‘Soldado Anônimo’), Michael Biehn (‘Garotas Sem Rumo’), Zoe Saldana (‘Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra’), Michelle Rodriguez (‘Resident Evil’) e Stephen Lang (‘Deuses e Generais’).
‘Avatar’ é um épico de ficção científica e vai começar a ser rodado já em Abril para estrear no Verão de 2009. A grande originalidade é que esta longa-metragem será totalmente filmada num novo formato digital a três dimensões, para ser visto também nesse formato nas salas de cinema.
O valor estipulado para o projeto ficou em torno de US$ 190 milhões, não muito alto, comparado aos US$ 300 milhões gastos em ‘Piratas do Caribe 3’ e ‘Homem-Aranha 3’.
As animações sempre foram a alegria de Hollywood: Milhares de crianças e adultos faziam as bilheterias se tornarem gigantesca, a indústria de brinquedos crescia e o cofre dos estúdios ficavam cada vez mais atolados de dinheiro. Mas não era só eles que se divertiam… nós também. Com a nova técnica de Animação gráfica e roteiros cada vez mais brilhantes e audaciosos, somos brindados com os melhores filmes, personagens e enredos: os digitais. Eles podem não ser de verdade, mas nossa admiração por eles é.
Afinal, vai dizer que você não riu com a esquecida Dory em ‘Procurando Nemo’, ou com o chatíssimo, porém divertido Burro em ‘Shrek’?
Foi assim que o Cinepop resolveu selecionar os 10 melhores filmes de animação computadorizada (lembre-se que os antigos filmes na Disney, como ‘Rei Leão’ e ‘Cinderella’ foram feitos em animação tradicional) que nos brindaram com as mais divertidas performances, além dos mega-sucessos que estão por vir.
“Procurando Nemo ” (Finding Nemo)
Os Estúdios Disney finalmente caíram na real, e, após os fracassos de ‘Atlantis’ e ‘Planeta do Tesouro’, resolveram voltar as suas origens e fazer um filme com personagens bonitinhos e muito humor. Afinal, quem quer ver um desenho animado que parece um filme de verdade? Eu não quero.
‘Procurando Nemo’ pode ser descrito em apenas uma palavra: extraordinário. Mesmo que você não goste de animações, vale a pena ver esse filme.
Associada a Pixar, o estúdio conseguiu o feito de produzir um dos desenhos mais lindos e detalhados que eu já vistos – mesmo sabendo que tudo foi feito no computador. A história não tem nada de novo: o peixinho Nemo é capturado por humanos e cabe ao seu pai achá-lo e salvá-lo. Mas por onde começar? O oceano é um “pouquinho” grande
Mas é aí que os roteiristas abusam da possibilidade de introduzir inúmeros personagens que irão ajudar o pai de Nemo a achar seu filho. Entre eles está o peixinho Dori, que tem uma curta memória e esquece tudo após somente alguns segundos. A personagem tem o toque cômico que o filme procurava, e rouba todas as cenas em que aparece (que são muitas, por sinal). O humor usado no filme é bem inteligente, e o filme deve ser visto mais de uma vez para se notar todos os detalhes. Agradando as crianças com os personagens bonitinhos e a adultos, com um visual deslumbrante e piadas maduras.
Bilheteria nos EUA: US$339 milhões
“Shrek” (Shrek)
Shrek é uma animação bem diferente de tudo que você já viu. É ousado pra ser um filme infantil e infantil pra ser um filme ousado (se é que vocês me entendem). Mas o filme, mesmo com essa indefinição, é ótimo, principalmente por causa do Burro Falante, personagem que foi dublado por Eddie Murphy no original (a dublagem brasileira ficou muito boa também). O Burro tem os melhores diálogos e ao final de cada situação tem sempre uma tirada sarcástica pra falar. Acredite, toda vez que ele aparece vem uma gargalhada .
As brincadeiras com a Disney, seus parques e filmes (aquela fila na entrada do castelo e a cabine de informações) são constantes. Dizem que o Lorde Farquaad, o príncipe baixinho que se acha o tal, foi inspirado em Michael Eisner, chefão do estúdio. A princesa Fiona, dublada por Cameron Diaz no original, também é outra surpresa. Num momento é uma garota doce, em outro é uma lutadora durona. Parece ter saído de uma cena de Matrix, momento, aliás, que gera muitas gargalhadas.
Outro momento engraçadíssimo é o “dueto” da princesa com um passarinho. Não tem como não rir. Outro momento, talvez o melhor do filme, são os balões feitos com um sapo e com uma cobra. O humor negro nessa cena é incrível, coisa que nenhum filme da Disney conseguiria fazer. Aliás, o filme é todo cheio de situações politicamente incorretas, muitos arrotos, peidos, e até uma piadinha com (!!) sexo ! É, a Disney nunca iria mesmo fazer um filme desses…
Bilheteria nos EUA: US$267 milhões
“Os Incríveis” (The Incredibles)
Feito pela parceria entre a Disney e a Pixar (uma das empresas de animação mais conceituadas e criativas, criadora de obras primas como Toy Story, Monstros S.A. e Procurando Nemo), o filme é consolidado em uma base criativa, com personagens profundos e um roteiro… incrível.
Roberto Pêra (Craig T. Nelson) já foi o maior herói do planeta, salvando vidas e combatendo o mal todos os dias sob o codinome Sr. Incrível.
Porém, após salvar um homem de se suicidar, ele é processado e condenado na Justiça. Uma série de processos seguintes faz com que o Governo tenha que desembolsar uma alta quantia para pagar as indenizações, o que faz com que a opinião pública se volte contra os super-heróis. Em reconhecimento aos serviços prestados, o Governo faz a eles uma oferta: que levem suas vidas como pessoas normais, sem demonstrar que possuem superpoderes, recebendo em troca uma pensão anual. Quinze anos depois, Roberto leva uma vida pacata ao lado de sua esposa Helen (Holly Hunter), que foi a super-heroína Mulher-Elástica, e seus três filhos. Roberto agora trabalha em uma seguradora e luta para combater o tédio da vida de casado e o peso extra. Com vontade de retomar a vida de herói, ele tem a grande chance quando surge um comunicado misterioso, que o convida para uma missão secreta em uma ilha remota.
‘Os Incríveis’ possui uma das histórias mais engraçadas do cinema, mostrando os bastidores da vida de um super-herói (já que este estilo de filme está na moda), com personagens detalhados e profundos. É impossível não rir, e com certeza você irá se identificar com os personagens em várias partes do filme. Além do Bebê, quem rouba a cena é a adoravelmente insuportável Edna, a costureira oficial dos super-heróis. Em todos os momentos ela consegue tirar uma risada do espectador.
Bilheteria nos EUA: US$261 milhões
“Shrek 2” (Shrek 2)
Quando ‘Shrek’ estreou, eu achei que nenhum desenho nunca mais conseguiria bater a originalida, perfeição e diversão dele. De fato nenhum conseguiu. Nem a própria sequência…
Mas é claro: Mesmo não chegando nem aos pés do primeiro, ‘Shrek 2’ é ótimo e tem tudo que deveria ter… e um pouco mais!
Desta vez, os desenhistas não se contentaram em parodiar somente os contos da Disney e dos Irmão Grimm, eles atacaram Hollywood! Numa referência clássica ao Show Busines e a cidade cinematográfica, eles mandaram os personagens ao reino Tão Tão Distante, uma Hollywood das fábulas.
A história começa com Shrek e Fiona voltando da lua de mel, quando eles encontram um bilhete dos pais da noiva, convidando o casal para jantar. O problema é que eles não sabem o que aconteceu com Fiona antes de ela se casar com o ogro, e agora eles irão sofrer várias confusões para tentar tranformá-la em humana por um dia.
E adivinhem quem rouba a cena novamente? O Burro! Como no primeiro filme, o personagem consegue tirar gargalhadas em todas as cenas que aparece, e já se transformou no personagem animado mais engraçado da história das animações. Além dele, outros personagens que marcam a história são ‘O Gato de Botas’ e ‘Pinóquio’, que participa de uma das cenas mais engraçadas do filme, envolvendo roupas femininas…
É claro que no meio da história eles adicionaram personagens conhecidos por todos: Os Três Porquinhos, Lobo Mal, Joãozinho e Maria, Bela Adormecida e a Fada Madrinha. Mas a melhor sacada da sequência foi fazer sátira a filmes de sucesso: ‘Homem-Aranha’, ‘Senhor dos Anéis’, ‘King Kong’ e ‘Querida, estiquei o Bebê’! E que venha ‘Shrek 3’!
Bilheteria nos EUA: US$441 milhões
“A Era do Gelo 2” (Ice Age 2: The Meltdown) A Era do Gelo 2 tinha a responsabilidade de agradar a uma verdadeira legião de fãs do primeiro filme. A boa notícia é que a seqüência, dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha (co-diretor do original e do recente Robôs), não só mantém o mesmo pique, como chega a superar o primeiro desenho graças ao roteiro bem estruturado, ao carinhoso desenvolvimento das personalidades do trio de protagonistas e à inclusão de novos e carismáticos personagens.
O filme tem ainda outras importantes diferenças em relação ao longa de quatro anos atrás. Para começar, não há um vilão propriamente dito ou um jogo de interesses que se assemelhe àquele da entrega da criança ao pai. Desta vez, a história concentra-se na necessidade de migração dos animais para uma área mais segura quando um degelo de proporções bíblicas começa a ocorrer.
Liderados pelo mamute Manny (voz de Ray Romano na versão original, e de Diogo Vilela na nacional), pelo tigre dente-de-sabre Diego (respectivamente Denis Leary e Márcio Garcia) e pela preguiça Sid (John Leguizamo e Tadeu Mello), o grupo aventura-se numa corrida contra o tempo para garantir a sobrevivência. A fuga em ritmo acelerado e repleta de perigos, encontra equilíbrio perfeito nas inúmeras situações cômicas pontuadas por frases de efeito.
Bilheteria nos EUA: US$195 milhões
“Toy Story 2” (Toy Story 2)
Esta continuação não é apenas superior ao filme original, no que se refere ao roteiro e a inacreditável evolução dos recursos de computação gráfica, como também é um dos melhores filmes de animação já realizados pelos estúdios Disney. A personalidade de cada personagem é desenvolvida de forma inteligente, os diálogos são bem escritos e espirituosos, as imagens são de uma riqueza e perfeição inesperadas.
Enquanto Andy está no acampamento de férias, um ganancioso colecionador de brinquedos rapta Woody. Antes que se possa dizer “ao infinito e além”, Buzz Lightyear, o Sr. Cabeça de Batata, o Porquinho, Rex e Slinky entram em ação, numa missão de resgate.
Bilheteria nos EUA: US$245 milhões
“Carros” (Cars) A parceria entre a Disney e a Pixar sempre foi sinônimo de qualidade. Com apenas sete filmes criados, todos de animação, eles dominaram o mundo. E após o sucesso estrondoso de ‘Os Incríveis’, eles tentam se superar com este ‘Carros’, ainda que inferior, continua sendo um dos melhores programas de família com um bônus grátis: uma lição de moral encoberta por um enredo sutil e divertido.
Dirigido por John Lasseter, que comandou uma das melhores animações do estúdio (Toy Story 2), o filme conta a história de Relâmpago McQueen (dublado por Owen Wilson, e por Marcelo Garcia na versão brasileira), um corredor estreante cheio de gás e vontade de vencer, descobre que o que realmente importa na vida é o percurso, não a linha de chegada, quando um desvio no seu caminho o leva até a surpreendente e pacata cidadezinha de Radiator Springs, na famosa Rota 66. Cruzando o país para chegar à grande final da Copa Pistão, na Califórnia, onde vai competir contra dois profissionais veteranos, McQueen faz amizade com os bizarros residentes locais — incluindo Doc Hudson (um Hudson Hornet 1951 com um passado misterioso, dublado pela lenda do cinema, Paul Newman, e por Daniel Filho na versão brasileira), Sally Carrera (uma reluzente Porsche 2002, dublada por Bonnie Hunt, e por Priscila Fantin na versão brasileira), e Mate (um reboque enferrujado, porém confiável, dublado por Larry the Cable Guy, e por Mario Jorge na versão brasileira) — que o ajudam a entender que há coisas mais importantes na vida do que troféus, fama e patrocínios.
A dublagem, que geralmente transforma piadas divertidas em simples frases bobas, não falhou por aqui. Priscila Fantin e Daniel foram muito talentosos ao dublar os personagens centrais e manter o eixo da história divertido e Marcio Garcia não fica atrás. ‘Carros’ é mais uma prova do talentoso trabalho da Pixar com a Disney, um filme divertido, engraçado, diferente e que no final, tenta repassar para nós o verdadeiro humor da vida, com uma jornada que irá nos provar que as coisas mais belas estão à nossa frente, basta enxergar.
Bilheteria nos EUA: US$239 milhões
“Toy Story” (Toy Story)Toy Story é, em poucas palavras, diversão pura para todas as idades, além de ser um filme inteligente, abordando o universo infantil de um ponto de vista inédito: dos brinquedos.
Toy Story marcou época como o primeiro longa totalmente animado por computação gráfica. Foram quatro anos de trabalho do estúdio Pixar (Vida de Inseto). O roteiro tem o timing perfeito para prender a atenção da garotada. Os personagens principais, o astronauta Buzz Lightyear e o cowboy Woody, chegam a emocionar durante a batalha pela preferência do garoto Andy. Nas vozes originais, Tom Hanks é Woody e Tim Allen dubla Buzz. A trilha sonora e a canção tema (You got a friend) compostas por Randy Newman concorreram ao Oscar de 1996. Um DVD obrigatório para quem tem crianças em casa.
Bilheteria nos EUA: US$191 milhões
“Monstros S.A. ” (Monsters Inc.)
As crianças sempre souberam que existem monstros que se escondem nos armários ou embaixo das camas, mas não sabiam que eles fazem isso porque esse é seu trabalho. No mundo dos monstros, a Montros S.A. é uma grande coporação que reúne os melhores montros, aquele que mais nos assustam. Entre eles o descontraído Sulley, grande, peludo, verde e roxo, com chifres. Ele e seus colegas vêm aos nossos quartos através de um portão, e não podem deixar que nenhuma criança passe para o mundo deles. Uma meia perdida carregada acidentalmente já põe todo o sistema de segurança em alerta. Mas um dia, Sulley, sem querer, deixa uma criança atravessar para o outro lado. A presença da menininha provoca o caos na corporação, pois os monstros morrem de medo dos humanos. Para os companheiros de Sulley, uma falha imperdoável.
Bilheteria nos EUA: US$255 milhões
“Madagascar” (Madagascar)
Madagascar, conta a história de um grupo de animais que vivem uma vida cheia de regalias no Zoológico do Central park de Nova York. Tudo vai muito bem, até quando um dos animais desaparece, e os outros fogem do zoológico para encontra-lo.
Depois de criarem um grande tumulto na cidade, um grupo de defensores dos direitos dos animais, resolvem mandar os bichos de volta pra África, e um acidente no meio do caminho faz os animais chegarem até a ilha de Madagascar. Agora, os bichos terão que se adaptar ao ambiente selvagem, totalmente diferente da boa vida que levavam no zoológico.
Bilheteria nos EUA: US$193 milhões
VEM AÍ!!
A Casa Monstro
“A Casa Monstro” mostra a história de três garotos que enfrentam uma casa mal-assombrada devoradora de pessoas, em plena noite de Halloween.
É o segundo filme produzido com a técnica de animação por captura de movimentos utilizada em O Expresso Polar.
estreia: 01 de Setembro
Lucas, um Intruso no Formigueiro
Um garoto travesso destrói um formigueiro com seu revólver de água. Para aprender uma lição, ele é reduzido ao tamanho de um inseto e obrigado a trabalhar na colônia.
estreia: 07 de Setembro
Deu a Louca na Chapeuzinho
Policiais do reino animal recebem denúncias de uma confusão na floresta. A bagunça envolve nada menos do que a Chapeuzinho Vermelho, o Lobo-Mau e a Vovozinha. As denúncias vão desde invasão de domicílio, até perturbação do sossego. Quem estará contando a verdade? E quem roubou as receitas de doces? Animação que brinca com o conto de Chapeuzinho Vermelho.
estreia: 20 de Outubro
O Segredo dos Animais
Quando os fazendeiros estão fora, todos os animais brincam, cantam e dançam. Eventualmente, porém, alguém tem que entrar em ação e fazer as coisas acontecerem, uma responsabilidade que cabe a Otis, um boi pancada das idéias. Junto com seus amigos bovinos, Otis sai pela estrada aprontando todas.
estreia: 27 de Outubro
Shrek Terceiro
O título do filme já começa com uma piada: irá se chamar ‘Shrek the Third’ (‘Shrek Terceiro’), numa referência ao sobrenome nobre de Reis.
A trama trará Shrek e Fiona em busca de Artie, herdeiro do trono de Tão, Tão Distante. O ogro vai atrás do rapaz ao lado do Burro e do Gato de Botas, enquanto Fiona fica no palácio, tendo que defender o reino de um golpe de estado planejado pelo Príncipe Encantado
No elenco de dublagem estarão mais uma vez Mike Myers, Cameron Diaz, Eddie Murphy e Antonio Banderas, além do estreante na série Justin Timberlake, como o herdeiro sumido.
estreia: 18 de Maio de 2007
Ratatouille
A história segue o pequeno roedor Remy, que é completamente diferente dos outros ratos. Só gosta de comida refinada, queijos refinados, iguarias difíceis de serem encontradas por um rato, mas para Remy é fácil, porque ele vive na própria França e adora correr risco de vida perseguindo as comidas em restaurantes parisienses e aí é que está armada a confusão.
Os estúdios parecem ter encontrado a fórmula para atrair o público de volta aos cinemas. Este que já andava sumindo a cada ano.
Desde que a franquia de Harry Potter e a trilogia O Senhor dos Anéis ganhou uma legião de fãs e lotou as salas de cinemas de todo o mundo, os Estúdios decidiram dar vida a várias histórias de autores novatos ou conceituados. Alguns obtiveram sucesso, outros porém, não atingiram as metas esperadas, provando que ter sucesso literário não significa ter sucesso cinematográfico.
Roteiro? Direção? Elenco? Talvez um pouco de cada um tenha sido responsável por muitos fracassos ou sucessos. Os adeptos a leitura sabem que uma história literária para ser grandiosa deve ser expressiva, atrativa e capaz de arrastar o leitor por páginas e mais páginas, em uma narração soberba, detalhista e precisa. Características que muitas vezes se perdem quando adaptadas para o cinema. A linguagem visual depende da sensibilidade do diretor e dos atores em captar a essência da história e a alma de seus personagens. Quantas vezes já não nos decepcionamos com obras que foram adaptadas para o cinema? E quantas vezes não nos surpreendemos? Em 2008 cruzemos os dedos para que grandes histórias se tornem grandes filmes. E não faltam opções!
Dentre as adaptações que chegarão nas telas e que valem a pena ser vistas estão os filmes: O Caçador de Pipas (The Kite Runner 368 págs, Ed. Nova Fronteira R$ 34,90), do estreante autor Khaled Hosseini que conta à história de Almir, um afegão de família abastada e bem relacionada politicamente, que tem como melhor amigo seu criado Hassan. Mas quando a família de Almir se vê obrigada a mudar-se para os Estados Unidos, deixando para trás uma vida, Almir resolve, anos mais tarde, retornar ao Afeganistão e redimir-se dos erros do passado. O filme recebeu duas Indicações ao Globo de Ouro 2008: Melhor Filme de Língua Estrangeira e Melhor Trilha Sonora. (Distribuidora: Paramount previsto para estrear em Jan/2008)
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As Crônicas de Nárnia Príncipe Caspian (The Chronicles of Narnia: Prince Caspian 215 págs, Ed. Martins Fontes R$ 33,60) do autor C.S Lewis é o segundo conto na obra de sete volumes. Em ‘Príncipe Caspian’, os quatro irmãos ingleses retornam ao mundo de Nárnia para ajudar a restaurar a paz no reino que agora é ameaçado pelo Príncipe Caspian. (Distribuidora: Disney – previsto para estrear em Maio/2008).
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Desejo e Reparação (Reparação 456 págs, Ed. Companhia das Letras R$ 56,50), do escritor Ian McEwan conta à história de uma adolescente que nutre a ambição de ser escritora e narra uma história fantasiosa que afetará e transformará a vida de todos. Indicado a sete categorias no Globo de Ouro 2008, o livro foi considerado pelos críticos com uma obra-prima da literatura britânica. (Distribuidora: Paramount – previsto para estrear em Fev/2008)
Os Seis Signos da Luz A Rebelião das Trevas (Ed. Novo Século, 328 págs R$ 35,00) de Susan Cooper, uma das mais conceituadas escritoras da literatura juvenil, traz a história do garotinho Will que descobre não ser um ser humano normal, mas um mago poderoso. Ao lado de seu tio Merriman Lyon (Merlin) eles precisam deter a ascensão do mal. (Distribuição: Fox – previsto para estrear em Jan/2008).
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As Ruínas (Ed. Intrínseca, 368 págs R$ 39,90) do escritor Scott Smith traz a história de um grupo de amigos que em férias no México, resolvem explorar as ruínas de uma floresta nos arredores de Cancún. Mas com o passar das horas descobrem que estão cercados e isolados no alto da mata. O mais terrível… não estão sozinhos! (Distribuidora: Paramount – previsto para estrear em Abril/2008).
Outros lançamentos, baseados em obras literárias, que merecem ser visto são:
Medo da Verdade (Gone, Baby, Gone – Ed. Companhia das Letras, 472 págs R$ 49,00). Baseado no romance de Dennis Lehane (Sobre Meninos e Lobos) e dirigido por Ben Affleck, o filme segue a trajetória de dois detetives particulares que são contratados para encontrar uma menina de 4 anos que desapareceu misteriosamente. O filme recebeu uma indicação ao Globo de Ouro 2008 Melhor Atriz Coadjuvante Amy Ryan. (Distribuidora: Disney – previsto para estrear em Jan. Fev./2008).
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Na Natureza Selvagem (Into the Wild – Ed. Companhia das Letras, 216 págs R$ 43,00) de Jon Krakauer. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem que abre mão de tudo o que tem e de sua brilhante carreira para viver uma grande aventura no Alasca. Dirigido por Sean Penn, o filme foi indicado a duas categorias no Globo de Ouro 2008 Melhor Canção e Melhor Trilha Sonora. (Distribuidora: Paramount – previsto para estrear em Fev/2008).
O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford Ed. Nova Conceito, 352 págs R$ 39,90) de Ron Hansen. O cineasta Andrew Dominik criou um belo drama psicológico, abordando os limites do comportamento humano frente a sentimentos tão controversos como a adoração, a inveja, o ressentimento e a desconfiança para narrar a lenda do mais famoso fora-da-lei norte-americano Jesse James e de seu admirador e assassino Robert Ford. O filme foi indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante Casey Affleck – no Globo de Ouro 2008. (Distribuidora: Warner Bros. em cartaz).
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A Bússula de Ouro (Ed. Objetiva – 368 pág. R$ 39,90). Escrito pelo inglês Philip Pullman, o livro já foi traduzido para 39 idiomas, recebendo vários prêmios internacionais. A história gira em torno de Lyra, uma criança órfã, criada por catedráticos dentro de uma Universidade em Oxford, Inglaterra. Alegre e esperta, ela descobre uma trama onde o seqüestro de crianças está relacionado com um misterioso pó vindo do céu. Quando seu melhor amigo Roger desaparece, Lyra embarca em uma aventura nas áridas terras do Pólo Norte e passa a enfrentar Ursos de Armaduras, Bruxas-Rainhas e uma misteriosa, má e bela mulher que se dedica a terríveis experiências. (Distribuidora: PlayArte estreia no dia 25 de dezembro 2007).
O Cinema sempre está se reinventando, e para isso necessita de certa ajuda… Adaptações Literárias, Seriados de TV, Quadrinhos, Cinema estrangeiro… Algumas obras funcionam, outras não.
Com o lançamento da adaptação da obra mais aguardada da década (O Código Da Vinci), selecionamos as melhores e mais populares adaptações de livros para os cinemas.
Literatura é fonte inspiradora para muitos filmes, mas nem sempre o resultado entusiasma nas bilheterias. Em outros casos, alguns filmes acabam virando cult, e tendo uma bilheteria gigantesca.
O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, O Senhor dos Anéis – As Duas Torres e O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei
Resumindo de maneira simples, O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, conta a aventura do hobbit Frodo Baggins (ou Frodo Bolseiro – Nome dado na tradução Brasileira) em busca da Montanha da Perdição, a fim de destruir o um anel forjado por Sauron.
Em 1999, o ainda então novato diretor Peter Jackson resolveu adaptar O Senhor dos Anéis para o cinema. Em um ato de loucura do diretor e do estúdio (no caso, a New Line) a trilogia foi filmada simultaneamente. Poderia ter sido um dos maiores fracassos da história e uma das maiores loucuras do mundo do entretenimento, afinal o orçamento disponibilizado pela New Line para produzir os três filmes da série O Senhor dos Anéis foi de US$ 190 milhões.
Mas problemas não surgiram, o filme teve um sucesso estrondoso, criou uma legião de novos fãs e nutriu a legião de fãs que o livro já possuía, com umá trilogia mágica, meiga, inteligente e visualmente espetácular. E claro, bastante longa.
Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel ganhou 4 Oscars: Melhor Trilha Sonora, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Maquiagem e Melhor Fotografia. Além disso, recebeu ainda outras 9 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Ian McKellen), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Canção Original e Melhor Som.
O Senhor dos Anéis – As Duas Torres ganhou 2 Oscars: Melhores Efeitos Especiais e Melhor Edição de Som. Além disso, recebeu ainda outras 4 Indicações: Melhor Filme, Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Direção de Arte.
O terceiro, e melhor filme da trilogia, foi o que arrabatou mais hominhos dourados: Ganhou 11 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Som, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original, Melhor Maquiagem, Melhor Edição, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte. O filme arrebatou todas as indicações em que foi indicado.
Os três filmes juntos, somente nos EUA, arrecadaram mais de US$1 Bilhão de Dólares.
Notas do Cinepop: 1 – O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei – 10,0
2 – O Senhor dos Anéis – As Duas Torres – 9,5
3 – O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel – 9,0
Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e Harry Potter e o Cálice de Fogo
Harry Potter é a série literária de fantasia criada pela escritora inglesa J.K. Rowling. Seis dos sete livros planejados já foram publicados, cinco adaptados para o cinema (um ainda em produção). Eles descrevem um mundo de feiticeiros, sendo o personagem principal um jovem feiticeiro órfão chamado Harry Potter. Ele é deixado ainda bebê na casa de seus tios, pois seus pais haviam sido assassinados naquela mesma noite.
Os quatro primeiros livros deram origem a filmes de grande bilheteria, e o quinto filme começou a ser filmado em Fevereiro de 2006, com lançamento previsto para 2007.
Cada filme equivale a cerca de um ano de vida do protagonista, seu conteúdo amadurece conforme Harry cresce, assim como os desafios (mágicos, sociais e emocionais) que ele deve enfrentar.
Os quatro filmes lançados, juntos, arrecadaram mais de US$$1,119 Bilhões de Dólares (Somente nos EUA).
1 – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban – 9,5
2 – Harry Potter e o Cálice de Fogo – 9,0
3 – Harry Potter e a Câmara Secreta – 8,0
4 – Harry Potter e a Pedra Filosofal – 8,0
Stephen King:O Iluminado, Conta Comigo, Louca Obsessão, Um Sonho de Liberdade, À Espera de um Milagre, IT – Uma Obra Prima do Medo, Fenda do Tempo, Carrie – A Estranha, Christine – O Carro Assassino e O Aprendiz.
Há quem diga que Stephen King é um escritor oportunista, que escreve (escrevia, pois King anunciou sua aposentadoria, pra tristeza de milhares de fãs no mundo todo) com a única intenção de vender milhões de cópias. Também há quem o considere um gênio do terror, que consegue fazer com que qualquer um sinta ao menos um friozinho na espinha ao ler seus livros. Prefirimos ficar com a segunda opinião.
É bem verdade que isso não acontece com todos seus livros, alguns são verdadeiros clássicos do terror psicológico – como O Iluminado , Rose Madder , Jogo Perigoso , entre outros – mas King também desliza de vez em quando e nessas ocasiões escreve livros – não diria ruins – de menor qualidade; como Desespero e “O Apanhador de Sonhos”. (curiosidade: no mesmo dia do lançamento de Desespero, Stephen King colocou no mercado americano um livro chamado Os Justiceiros que tem como autor Richard Bachman – já conhecido pseudônimo de King – os dois livros contam histórias muito parecidas e o porque do autor ter feito esta experiência é difícil de explicar, uma vez que seus fãs sabem que Bachman e King são a mesma pessoa – diz-se que isso foi uma jogada de marketing de Stephen King).
Notas do Cinepop: 1 – O Iluminado – 9,5
2 – Conta Comigo – 9,5
3 – Louca Obsessão – 9,0
4 – Um Sonho de Liberdade – 8,5
5 – À Espera de um Milagre – 8,5
7 – Carrie – A Estranha – 7,5
6 – IT – Uma Obra Prima do Medo – 7,0
7 – Fenda do Tempo – 7,0
8 – Christine – O Carro Assassino – 7,0
9 – O Aprendiz – 7,0
O Silencio dos Inocentes, Hannibal e Dragão Vermelho
Agente do FBI é destacada para encontrar assassino que tira a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura um perigoso psicopata, encarcerado sob a acusação de canibalismo.
Esta produção de Johnatan Demme é uma espécie de divisor de águas dos filmes de terror pois foi o primeiro filme do gênero a ganhar o prêmio máximo da cinematografia mundial, o Oscar de Melhor filme daquele ano. Além deste levou a estatueta de direção, ator para Anthony Hopkins, atriz para Jodie Foster e roteiro, feito só conseguido por 3 filmes até agora. A adaptação do best-seller de Thomas Harris é ousada e foi copiado inesgotavelmente nos anos seguintes por inúmeras produções. Deu cria a mais dois filmes Hannibal e Dragão Vermelho, ambos não chegam nem aos pés do original.
Notas do Cinepop: 1 . O Silencio dos Inocentes – 10,0
2. Dragão Vermelho – 8,0
3. Hannibal – 7,0
Francis Ford Coppola retorna à fonte original do mito de Drácula e fez questão inclusive de manter o nome do escritor no nome do filme. Gary Oldman faz o papel do conde apaixonado que pensa ter reencontrado sua amada que fora assassinada séculos antes e não mede esforços para tê-la de volta.
Classificar esta fita apenas como mais um filme de terror seria no mínimo injusto. Coppola criou uma verdadeira obra de arte. A começar pelo visual deslumbrante e arrebatador.
O elenco é de primeira, com Winona Ryder fazendo o papel de objeto do desejo de Drácula e Anthony Hopkins no de caça vampiros. A produção ganhou 3 merecidíssimos Oscars: de figurinos, maquiagem e efeitos sonoros.
Na São Francisco do século XX, vampiro concede entrevista a jornalista, contando como foi transformado numa criatura das trevas pelo vampiro Lestat, na Nova Orleans do século XVIII.
A escritora do livro desta adaptação, Anne Rice, não queria nem saber de Tom Cruise no papel do vampiro Lestat, depois que viu o resultado se retratou publicamente. Realmente tudo funciona bem no filme, o clima gótico e o elenco com 3 grandes nomes de Hollywood, além de Cruise estão Brad Pitt e Antonio Banderas. Não tem muitos sustos, mas por outro lado, é um dos melhores filmes sobre vampiros já feitos.
O Diário de Bridget Jones, Bridget Jones no Limite da Razão
Bridget Jones (Renée Zellweger) é uma mulher de 32 anos que, em pleno Ano Novo, decide que já está mais do que na hora do que tomar o controle de sua própria vida e também começar a escrever um diário. Com isso, Bridget começa a escrever o mais provocativo, erótico e histérico livro que já esteve na cabeceira de sua cama, onde ela poderá também colocar as suas opiniões sobre os mais diversos assuntos de sua nova vida.
1. O Diário de Bridget Jones – 8,5
2. Bridget Jones no Limite da Razão – 5,0
E Ainda: Tempo de Despertar, baseado em obra de Oliver Sacks; Dormindo com o Inimigo, na de Nancy Price; Henry e June, nos diários de Anaïs Nin e nos romances autobiográficos de Henry Miller; Henrique V, de Shakespeare; Nascido em 4 de Julho, de Ron Kovic; A Fogueira das Vaidades, de Tom Wolfe; e O Poderoso Chefão, escrito por Mario Puzo, são alguns outros exemplos.
O ano de 2004 foi muito especial para os fãs da sétima arte.Entre alguns filmes que sempre serão lembrados, como as sequências de ‘Homem-Aranha’, ‘Shrek’ e ‘Harry Potter’ e os sucessos ‘A Paixão de Cristo’, ‘Tróia’, ‘Van Helsing – O Caçador de Monstros’, ‘Cazuza – O Tempo Não Pàra’ e ‘Olga’, 2004 mostrou ser uma ano importante.
Mas se este já foi um ano marcante para o cinema, 2005 promete ser muito mais.
O CinePop selecionou para vocês, entre muitos filmes, os quinze mais esperados para o próximo ano.
1º- Batman Begins
Sinopse: Batman begins, de Christopher Nolan, explora as origens da lenda do Batman e o surgimento do Cavaleiro das Trevas como uma força do bem em Gotham. Depois da morte de seus pais, Bruce Wayne (Christian Bale), o desiludido herdeiro de uma fortuna em indústrias, viaja ao redor do mundo buscando os meios para combater a injustiça e incutir o medo naqueles que se aproveitam dos inocentes. De volta à Gotham ele revela seu alter-ego: Batman – um justiceiro mascarado que usa sua força, intelecto e arsenal tecnológico para combater as sinistras forças que ameaçam a cidade.
Este novo filme de ‘Batman’ promete ser mais intenso, sério e sombrio, deixando as alegorias dos filmes anteriores e se transformando em um drama de ação. Além disso, Christian Bale já mostrou que encarou o personagem de frente, e ficou ótimo como o herói máscarado. O filme ainda conta com Liam Neeson, Ken Watanabe, Cillian Murphy, Morgan Freeman, Michael Caine e Gary Oldman.
‘Batman Begins’ chega ao Brasil dia 17 de Junho de 2005.
Sinopse:Verão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemont, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundia de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você-Sabe-Quem, reapareceram e alguém conjura a Marca Negra – o sinal de Lord Voldemort – projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim .
Os três primeiros filmes foram de arrasar, mas o quarto parece ser ainda melhor. A mudança de diretor deu ao filme um toque mais escuro e sombrio. Além disso, a maioria dos leitores da série acham o quarto livro o melhor, ou seja… ‘Harry Potter’ vai ser um arraso!
3º- Star Wars: Episódio III – A Vingança do Sith Sinopse: O terceiro e último capítulo da nova trilogia de Star Wars começa no final das Guerras Clônicas. Depois de três anos de conflito, o Conselho Jedi envia Obi-Wan Kenobi para capturar o General Grievous, o mortífero líder dos exércitos separatistas. Enquanto isso, o Chanceler Palpatine ganhou ainda mais poder. Suas mudanças políticas transformaram a enfraquecida República no poderoso Império Galáctico e ele revela ao seu aliado mais próximo, Anakin Skywalker, a natureza de seu poder e os segredos da Força, numa tentativa de atrair o jovem ao lado negro.
O final está próximo… O último episódio da segunda trilogia de ‘Star Wars’ está chegando, e promete abalar as estruturas do cinema.
‘Star Wars: Episódio III – A Vingança do Sith’ estreia no Brasil dia 20 de Maio.
4º- A Fantástica Fábrica de Chocolates Sinopse: Charlie Bucket é um menino pobre, que acha um dos cobiçados “bilhetes dourados” que dão direito a um carregamento vitalício de chocolates Wonka, além de poder conhecer a misteriosa fábrica de chocolates. Ele e mais quatro crianças passeiam pelo lugar, mas Willy Wonka, o dono da fábrica, não é um tio gente-boa e sim uma figura manipuladora. As crianças, ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso, pois pensando melhor a analogia mais perfeita não é com a Terra de Oz, mas com o Jardim do Éden: encantador, mas território da serpente.
5º- A Guerra dos Mundos Sinopse: Dirigido por Steven Spielberg, o filme trará uma adaptação contemporânea do clássico da ficção científica de H.G. Wells. A história mostrará a batalha pelo futuro da humanidade vista através dos olhos de uma família estadunidense comum, que luta para sobreviver em meio à devastação.
6º- King Kong Sinopse:Em Nova York um famoso diretor de cinema não consegue uma atriz para sua próxima produção, pois ninguém quer ir filmar em um lugar não revelado. Assim ele mesmo começa a vagar pelas ruas até que encontra uma jovem pobre, mas muito bonita, a quem imediatamente dá o emprego. A equipe viaja e vai parar em uma ilha desconhecida, na qual os nativos oferecem “noivas” para Kong, um gigantesco macaco. Após muitos perigos a equipe de filmagens conseguem capturar o macaco, pois pretendem levá-lo para Nova York para ser exibido. Paralelamente o símio se apaixona pela atriz.
7º- Quarteto Fantástico Sinopse:No filme, a adorada equipe de super-heróis da Marvel chega às telonas. Reed Richards / Sr. Fantástico, que pode esticar seu corpo; Susan Storm / Mulher Invisível, que pode tornar seu corpo e outros objetos invisíveis; Johnny Storm / Tocha Humana, que pode lançar chamas se seus dedos e inflamar o próprio corpo; e Ben Grimm / Coisa, um monstro terrivelmente deformado dotado de força sobrehumana, juntos combatem o maligno Dr. Destino.
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8º- O Chamado 2 Sinopse:Após o namorado de Rachel morrer naquela angustiante semana em que havia visto a famosa fita, ela ouve histórias de que o material é assombrado pelo espírito de uma garota que morreu anos antes. Mais o estranho não poderia acabar aí, ela nota que seu filho está desenvolvendo os mesmos poderes psíquicos que a garota morta do videotape!
9º- A Feiticeira Sinopse:Uma feiticeira se apaixona por um mortal, e não conta sobre seus poderes. Depois do casamento ela revela a verdade e promete nunca usar seus poderes, mas é constantemente tentada a fazer isso. O personagem de Will Ferrell é um ator decadente que tenta dar a volta por cima interpretando Darrin Stephens em uma versão cinematográfica da famosa série (ou seja, temos um filme dentro do filme). Quando ele conhece Isabel Bigelow (Nicole Kidman) fica impressionado com sua beleza e acredita que ela é perfeita para o papel de Samantha. O que ele não sabe é que a moça realmente é uma feiticeira. Enquanto isso, o pai de Isabel, Nigel (Michael Caine) fica preocupado com o interesse da filha pelo mundo mortal, até que tem sua própria atenção chamada por Iris Smythson (Shirley MacLaine), atriz que interpreta Endora, mãe de Samantha, na adaptação do programa de TV.
10º- Entrando Numa Fria Maior Ainda Depois de permitir que sua filha se case com o enfermeiro Greg Focker (Ben Stiller), mesmo depois das confusões que ele causou quando visitou os pais da noiva em Entrando Numa Fria, o ex-agente da CIA Jack Byrnes (Robert De Niro) e sua esposa, Pamela (Teri Polo), têm de viajar para Detroit a fim de conhecer os pais de Greg, Bernie (Dustin Hoffman) e Roz (Barbra Streisand), que são mais pitorescos ainda do que o filho.
11º- Miss Simpatia 2 – Armada e Perigosa Sinopse:Três anos após participar de um concurso de beleza para impedir um ataque terrorista, a machona e desajeitada Gracie Hart está de volta, desta vez para salvar sua amiga Cheryl Frazier, ganhadora do concurso do primeiro filme.
Gracie se junta a agente Samantha quando Cheryl é seqüestrada. Mas Gracie descobre que o sequêstro é apenas o início de um plano diabólico contra as misses de um novo concurso. Agora ele terá que ir para Las Vegas participar do maior concurso do país.
12º- O Massacre da Serra Elétrica Sinopse: Quatro amigos, saindo da festa de formatura, sofrem um acidente e pedem socorro numa casa no meio do nada, no meio da noite. Só que ali moram Vilmer e sua família de psicopatas canibais, incluindo o mascarado Leatherface, que costumam matar as pessoas com uma serra elétrica.
Acredite em nós: o remake de ‘O Massacre da Serra Elétrica’ é o melhor filme de terror da década. A equipe permaneceu uma semana sem dormir após assistir ao filme… Assustador!
13º- A Lenda do Zorro Sinopse: Na seqüência, novamente dirigida por Martin Campbell, Alejandro (Banderas) e Elena (Zeta-Jones) estão casados e têm um filho de 10 anos de idade, Joaquin (Adrian Alonso), que desconhece a identidade secreta de seu pai. Elena gostaria que Zorro se aposentasse, porém, quando gananciosos vilões ameaçam a criação do estado da Califórnia, o herói deve novamente entrar em ação.
14º- Constantine Sinopse: Baseado nos quadrinhos Hellblazer, da DC/Vertigo, Constantine conta a história do irreverente detetive sobrenatural John Constantine (Reeves), que literalmente vai ao inferno e volta.
Ele junta-se à cética policial Angela Dodson (Rachel Weisz, O Júri) para solucionar o misterioso suicídio da irmã gêmea dela (também interpretada por Weisz). A investigação da dupla os leva a um mundo sombrio, com anjos malignos e demônios, provocando vários acontecimentos terríveis, em um mundo paralelo à Los Angeles moderna.
15º- Amaldiçoados Sinopse: Wes Craven e Kevin Willianson – as mentes criativas que realizaram a trilogia de sucesso “Pânico” estão juntos com um novo thriller. Passado em L.A, o filme é uma versão moderna e contemporânea com o humor ácido da clássica história de horror sobre o lobisomem. Um ataque do lobisomem une três desconhecidos numa noite de lua cheia em L.A e eles devem lutar pela sobrevivência contra à besta e a sua maldição. Apresentando um brilhante e jovem elenco, o thriller aponta para o mesmo sucesso da aplaudida trilogia do “Pânico”.
O ano de 2003 foi muito especial para os fãs da sétima arte.Entre alguns filmes que sempre serão lembrados, como as sequências de ‘Matrix’ e ‘O Exterminador do Futuro’ e os sucessos ‘Procurando Nemo’, ‘Todo Poderoso’ e ‘Piratas do Caribe’, 2003 mostrou ser uma ano importante.
Mas se este já foi um ano marcante para o cinema, 2004 promete ser muito mais.
O CinePop selecionou para vocês, entre muitos filmes, os quinze mais esperados para o próximo ano.
1º- Homem-Aranha 2
Sinopse: A vida de Peter Parker está prestes a se tornar ainda mais complicada quando ele encontra um novo inimigo, o Dr. Octopus (Alfred Molina). Peter precisa usar todos os poderes a sua disposição para tentar parar este diabólico maníaco em sua vingança diabólica. Além de ter que lidar com seu sentimento por Mary Jane, temendo que ela se fira.
Se o primeiro ‘Homem-Aranha’ já foi um marco no cinema e uma das melhores adaptações de quadrinhos para o cinema, o segundo promete ser infinitamente melhor. Mas palavras não se compara a imagens, e para ter certeza de que estamos certo, vejam a galeria abaixo:
2º- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Sinopse:Harry Potter, Ron e Hermione entram na adolescência e voltam à Hogwarts para o terceiro ano letivo na escola de bruxaria. Lá, eles passam a investigar o mistério de um prisioneiro fugitivo que é conhecido como o assassino Sirius Black que foge da prisão de bruxos de Azkaban e representa uma perigosa ameaça ao jovem bruxo.
Os dois primeiros filmes foram de arrasar, mas o terceiro parece ser ainda melhor. A mudança de diretor deu ao filme um toque mais escuro e sombrio. Além disso, a maioria dos leitores da série acham o terceiro filme o melhor, ou seja… ‘Harry Potter’ vai ser um arraso!
3º- Scooby Doo 2: Monstros à Solta Sinopse: Na nova aventura, Scooby e sua turma vão enfrentar um desconhecido vilão mascarado que planeja dominar a cidade de Coolsvile, usando uma máquina criadora de monstros, alguns são vilões conhecidos do desenho animado, como The Creeper, Capitão Cutler e o Fantasma de 10.000 Volts.
O primeiro filme deixou um pouco a desejar, mas o segundo promete ser melhor. Com todo o elenco de volta e um orçamento maior, o diretor parece estar mais criativo desta vez, e a história melhor.
4º- Resident Evil 2 – Apocalipse Sinopse: O filme começa exatamente onde o primeiro termina, com Alice (Jovovich) no centro da devastada cidade Raccoon. A Umbrela fez alterações genéticas nela, e ela ficou mais forte, e com os sentidos aguçados. Estas habilidades, e mais, serão necessárias para que ela consiga sobreviver aos zumbis. Alice se une a Jill Valentine (Sienna Guillory), membro da força de elite da Umbrella Corp., e as duas terão de escapar da cidade povoada por zumbis, e lutar por suas vidas.
‘Resident Evil’ não foi o melhor filme sobre zumbis já feito, mas configura a lista dos dez mais. Se o primeiro não tinha tanta ação, o segundo promete ser repleto dela. E o melhor: ele promete ser um filme assustador.
5º- O Massacre da Serra Elétrica Sinopse: Quatro amigos, saindo da festa de formatura, sofrem um acidente e pedem socorro numa casa no meio do nada, no meio da noite. Só que ali moram Vilmer e sua família de psicopatas canibais, incluindo o mascarado Leatherface, que costumam matar as pessoas com uma serra elétrica.
Acredite em nós: o remake de ‘O Massacre da Serra Elétrica’ é o melhor filme de terror da década. A equipe permaneceu uma semana sem dormir após assistir ao filme… Assustador!
6º- Shrek 2 Sinopse:A história começa com Shrek e Fiona voltando da lua de mel, quando eles encontram um bilhete dos pais da noiva, convidando o casal para jantar. O problema é que eles não sabem o que aconteceu com Fiona antes de ela se casar com o ogro, e agora eles irão sofrer várias confusões para tentar tranformá-la em humana por um dia.
O primeiro foi o melhor desenho animado já feito. Com piadas para crianças e adultos, o filme conquistou corações pelo mundo. A sequência promete ser ainda mais engraçada e irreverente.
7º- A Mulher-Gato Sinopse: Patience Price é uma artista gráfica que descobre um terrível segredo da indústria de cosméticos onde trabalha e é assassinada. Após um estranho fenômeno, ela é ressucitada pelo Deus-Gato egípcio Mao, que a torna uma heroína superpoderosa, dotada dos sentidos aguçados dos felinos. Assim, ela assume a identidade secreta da Mulher-Gato para combater os malignos planos de seus antigos empregadores, Laurel e Georges.
Após anos da estreia de ‘Batman – O Retorno’, a Mulher-Gato está de volta. Desta vez interpretada pela sexy Halle Berry, ‘A Mulher-Gato’ promete ser um sucesso. Ou você não quer vê-la lutando em seu uniforme justo?
8º- Garfield – O Filme Sinopse:Em seu primeiro filme, o dono de Garfield, Jon, traz para casa o dócil, porém estúpido cão Odie, virando de cabeça para baixo o mundo perfeito de Garfield. Agora, o preguiçoso e cínico gato quer apenas uma coisa: Odie fora de sua casa e de sua vida! Mas quando o cachorrinho desaparece e é sequestrado por um sujo treinador de cães, Garfield, talvez pela primeira vez em sua vida, sente-se responsável. É então que ele decide sair da frente da TV e entrar em ação.
‘Garfield’ iniciou sua história em tiras de jornal, e ficou conhecido no mundo inteiro. Agora ele terá seu próprio filme, que pelo trailer, parece ser uma gracinha. Risadas é o que não irá faltar…
9º- Van Helsing – O Caçador de Monstros Sinopse: Van Helsing é um professor holandês de 34 anos, considerado por muitos um mercenário da Igreja Católica, que é enviado para matar qualquer alma possuída. Então sua missão será ir para a Transilvânia descobrir os planos de Drácula. Mas ele encontra vários monstros no caminho, como Frankenstein e Lobisomem.
Hugh Jackman já provou ser um bom ator, e todos seus filmes são um sucesso. Este será mais um deles. Com uma mistura de ação e suspense, o filme une algumas das maiores lendas do cinema. Sucesso garantido.
10º- Blade 3 Sinopse: Blade, agora, deve enfrentar uma grande ameaça: um poderoso vampiro, mais velho que o próprio Drácula, conhecido como Drake. A vilã Danica Talos irá acordá-lo de um sono secular para, juntos, darem o controle do mundo aos vampiros. Mas Blade não lutará sozinho: ele conta com a ajuda de dois membros de um grupo de caçadores de vampiros conhecidos como ‘Nightstalkers’.
O primeiro foi bom… O segundo foi ótimo… Imagine o terceiro! Se a sequência seguir a linha dos primeiros dois, ‘Blade 3’ será um dos melhores filmes do ano!
11º- Todo Mundo em Pânico 3 Sinopse: David Zuker – diretor de comédias de sucesso como Apertem os Cintos! o Piloto Sumiu e Corra que a Polícia vem aí! – comanda o terceiro filme da paródia de sucesso que já rendeu mais de 400 milhões de dólares em todo o mundo. Desta vez, Todo Mundo em Pânico 3 viaja pelos filmes de ficção científica e de fantasia. Mas nas origens da magia ancestral e da antiga luta entre o Bem e o Mal, está um ser que livrará o mundo dos perigos de ser nada mais do que apenas diversão.
O CinePop já conferiu o filme, e se você gostou do primeiro, vai amar este… ‘Todo Mundo em Pânico 3’ é, com certeza, uma das melhores comédias do ano…
12º- Alien X Predador Sinopse: A descoberta de uma pirâmide antiga enterrada na Antártida faz com que uma equipe de cientistas e aventureiros parta para o continente gelado. Lá, eles descobrirão algo ainda mais chocante: duas raças alienígenas engajadas na batalha definitiva. Não importa qual das duas saia vencedora, os perdedorem seremos nós.
Após o sucesso de ‘Freddy X Jason’, outras duas lendas do cinema irão se confrontar… O filme terá bastante ação e suspense, precisa falar mais algo?
13º- O Dia Depois de Amanhã Sinopse:Uma interrupção climatológica de proporções inconcebíveis destrói o mundo, enviando milhões de sobreviventes apavorados para o sul. Indo na outra direção, contudo, está o professor Adrian Hall, um brilhante paleoclimatologista, cujo filho Sam ainda pode estar vivo em Nova York, agora uma cidade devastada e congelada.
Filme catástrofe no estilo ‘Armageddon’ que promete ser de arrebentar… Com essa frase já podemos ter uma idéia do está por vir…
14º- O Justiceiro Sinopse: Frank Castle é um agente secreto que vê sua família ser assassinada e decide punir os responsáveis com as próprias mãos. Assim, ele se torna um vigilante, conhecido como ‘O Justiceiro’.
Mais uma adaptação das HQ’s para os cinemas, mas desta vez um filme violento e sombrio… Alguém lembra de ‘Batman’?
15º- Na Companhia do Medo Sinopse:A Dra. Miranda Grey (Berry) é uma dedicada e bem sucedida psicóloga criminal que acorda e se vê como paciente de seu próprio hospital para deficientes mentais, sem se lembrar do assassinato que aparentemente cometeu. Logo, ela descobre que seu marido foi brutalmente assassinado três anos antes e as provas do crime levam diretamente a ela. Sem memórias daquela noite, exceto de um encontro escondido com uma misteriosa garotinha, o comportamento da doutora se torna cada vez mais instável. Seus gritos de inocência são ouvidos por seus amigos, colegas e ex-pacientes como o início de uma descida rumo à loucura. Na medida em que Miranda luta para recuperar sua sanidade, ela logo percebe que se tornou vítima de um espírito vingativo. Agora, ela precisa rapidamente determinar se está sendo levada para mais distante de sua sanidade ou mais perto da verdade.
Pelo enredo, o filme parece ser o mais sinistro de todos os tempos. Juntando na mistura a ótima atriz Halle Berry, a trama não tem como falhar…
Sabe um daqueles dias chuvosos, que você larga tudo para pegar um filminho? E quando você chega na locadora o atendente vem com um bem ruim?
Isso acabou!
O CinePOP selecionou para vocês os 420 Melhores Filmes lançados em DVDs (e a maioria também em Blu-Ray).
A seleção das produções não sofreu preconceito: Colocamos alguns bem pipoca, alguns com valor cultural, mas todos são ótimas produções que merecem ser assistidas por você.
Mande a lista para os amigos antenados em filmes e imprima para ter um controle, mas acredite no bom gosto do CinePOP ao indicar estes super-filmes para sua diversão total.
Para saber mais informações sobre cada filme, basta clicar em cima e a página de informações irá aparecer em uma nova janela. DIVIRTA-SE, e uma ótima sessão PIPOCA!
Que críticos, que nada. Quem define os melhores filmes da história do cinema são os cinéfilos.
Agora imagina se os cinéfilos do mundo todo votassem para eleger os melhores filmes em suas próprias opiniões? Eles fizeram, e o IMDB revela a lista com milhares de votações.
Começou no dia 23 de Outubro a 33ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que segue atenta à diversidade cultural e à liberdade de expressão em sua seleção. 424 filmes foram apresentados, incluindo a Competição de Novos Diretores, a Perspectiva Internacional, a Mostra Brasil, Retrospectivas e a Mostra Suécia.
A cobertura foi feita por Georgenor de S. Franco Neto para o portal CinePOP. Confira abaixo os filmes assistidos por dia e os vencedores.
Vencedores
PRÊMIO FICÇÃO – COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES
Melhor Ator
Andrè Hennicke, por Os Dispensáveis (Alemanha)
Melhor diretor
Andreas Arnstedt, por Os Dispensáveis (Alemanha)
Melhor filme
Voluntária Sexual, de Kyeong-duk Cho (Coréia do Sul)
PRÊMIO DA CRÍTICA
Melhor longa internacional
Ninguém Sabe dos Gatos Persas, de Bahman Ghobadi
Melhor longa brasileiro
O Sol do Meio-Dia, Eliane Caffé
PRÊMIO AQUISIÇÃO CANAL BRASIL
O Príncipe Encantado, de Sérgio Machado e Fátima Toledo
PRÊMIO QUANTA (em serviços de iluminação)
Melhor longa-metragem de documentário
Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez
Melhor longa de ficção
Antes Que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo
PRÊMIO TELEIMAGE (em serviços de iluminação)
Melhor curta brasileiro
Insone, de Marília Scharlach e Marina Magalhães
Melhor longa-metragem de documentário
Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez
Melhor longa de ficção
Antes Que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo
PRÊMIO ITAMARATY
Prêmio Especial – Homenagem pelo Conjunto da Obra
Paulo César Saraceni
Melhor curta-metragem
Insone, de Marília Scharlach e Marina Magalhães
Mehor longa-metragem documentário
Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez
Menção honrosa – documentário
Pixo, de João Wainer e Roberto T. Oliveira
Melhor longa-metragem de ficção
Antes Que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo
PRÊMIO DOCUMENTÁRIO – COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES
Melhor filme
O Inferno de Clouzot, de Serge Bromberg e Ruxandra Medrea
Menção honrosa
Abraço Corporativo, de Ricardo Kauffman
04 de Novembro de 2009
Macabro
Elenco: Arifin Putra, Ario Bayu, Daniel Mananta, Dendy Subangil
Direção: The Mo Brothers (Timo Tjahjanto e Kimo Stamboel)
País: Cingapura e Indonésia
Ano: 2009
Sinopse: Os recém-casados Adjie e Astride junto com quatro amigos partem em uma viajem de estrada rumo a Jacarta. Logo na partida são interrompidos por uma moça misteriosa chamada Maya, para quem dão carona. Como forma de agradecimento, a mãe dela oferece um jantar. Deste ponto em diante, inicia-se o terror.
Primeira Impressão: Este é o primeiro trabalho dos diretores Timo Tjahjanto e Kimo Stamboel, auto denominados The Mo Brothers – mesmo sem parentescos de sangue. O filme tem um início muito eficiente; a dúvida sobre as intenções da família de Maya, a aparência jovial da mãe são alguns dos elementos que constroem um clima de mistério. Logo o filme dá uma guinada e torna-se terror gore (violência extrema). Ainda são mantidos elementos de misticismos, típicos dos filmes de terror asiáticos. O trabalho não chega a ser uma obra-prima do gênero, mas revela o potencial dos diretores. E para os apreciadores do estilo vale conferir.
Classificação:
Preste Atenção:
De forma geral, é interessante como eles misturam o suspense e o místico, comuns em muitas produções asiáticas atuais, e a violência do gore. Também há algumas cenas que revelam a potencialidade dos diretores. Das melhores está primeira cena de esquartejamento: o carrasco esquarteja uma pessoa com uma moto-serra; os amigos, trancados na sala ao lado, escutam tudo. Em contraponto, ouvimos uma música alegre. Aqui, esses irmãos revelam a capacidade de misturar os estilos. Os diretores também não são didáticos na forma de explicar as razões dessa família de assassinos.
Próximas Sessões:
05/11 – 17:00 h – Cine Olido
02 de Novembro de 2009
Selvagens
Elenco: Neve McIntosh, Shaun Dooley, Dean Andrews, Linzey Cocker.
Direção: Lawrence Gough
País: Inglaterra
Ano: 2009
Sinopse: Filha vai passar o natal com a mãe. Ao encontrá-la com outro homem, foge para casada de uma vizinha. Antes de mãe e filha se reconciliarem, militares invadem e impõe uma quarentena no bairro. O noticiário informa o surgimento de uma misteriosa caixa em uma praia próxima ao bairro. Um clima de terror, violência e paranoia se instala.
Primeira Impressão: O diretor Lawrence Gough não inventa a pólvora neste filme. Mas consegue levar muita coisa para os ares! Do momento que surgem os militares, os fatos se sucedem como avalanche. Ficamos desorientados. Hipóteses surgem, mas tudo parece muito falso. Já sabemos que há algo a mais. Resta saber o que é. Até revelar o seu segredo, o filme é pautado pelo suspense. Depois, a ação ganha mais espaço.
Classificação:
Preste Atenção:
Prestem atenção tanto no desfecho, sem concessões e coerente com a história, e em como o diretor consegue guardar o segredo do filme até sua revelação, sem, no entanto, apelar para uma saída mirabolante, descolada do enredo.
Próximas Sessões:
05/11 – 14:00 h – HSBC Belas Artes 2
01 de Novembro de 2009
Metropia
Elenco: Vozes de Vincent Gallo, Juliette Lewis, Udo Kier, Stellan Skarsgård.
Direção: Tarik Saleh
País: Suécia
Ano: 2009
Sinopse: Em um futuro apocalíptico, a Europa é conectada por uma enorme rede de metro. Quando entra nela, Roger ouve uma voz em sua mente. Em seguida começa a perseguir uma mulher que lhe revelará uma verdade.
Primeira Impressão: A animação sueca impressiona! A qualidade gráfica é excelente, a textura da pele quase nos engana. O tom prateado das imagens transmite a sensação de depressão e fim dos tempos que passa o filme. A história de um mundo totalitário não é nova, mas consegue ser envolvente, em parte por ser uma animação e de outro lado por pequenos detalhes, como xampu e a perseguição da mulher misteriosa feita pelo protagonista .
Classificação:
Preste Atenção:
Em tudo! A animação é excelente! Sacadas como uma Europa interligada por uma rede de metro causam impacto!
Próximas Sessões:
Não haverá mais sessões.
Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo
Elenco: Irandhir Santos.
Direção: Marcelo Gomes e Karim Aïnouz
País: Brasil
Ano: 2009
Sinopse: O geólogo José Renato é enviado para o sertão nordestino para fazer pesquisa de campo para o projeto de transposição de um rio. Nesta viagem, conhece pessoas e se lembra da mulher amada.
Primeira Impressão: Esqueça a sinopse! O filme é um poema visual. São um conjunto de imagem do sertão nordestino onde a fala em off de José Renato é o fio condutor. Os fatos são menos importantes. O interesse dos diretores é transmitirem sensações, seja de abandono econômico, com imagens da seca, seja o espiritual, quando ouvimos as lamentações do narrador. O filme é de um lirismo raro, porém não é dos mais fáceis de assistir. Por ter muitos instantes de silêncio e não ter uma história com inicio, meio e fim, o leitor deve assisti-lo com a consciência de um registro lírico-sentimental de um homem e de uma terra.
Classificação:
Preste Atenção:
Como um poema, José Renato – que não aparece no filme – não é uma personagem como em um romance, mas um eu-lírico. Quando ele fala das prostitutas com quem andou, o mais importante não são os fatos, mas formamos o perfil dessa voz poética; a Feira de Caruaru é o labirinto emocional onde se encontra a personagem.
Próximas Sessões:
02/11 – 15:30 h – Cine Bombril Sala 1
Rock Brasileiro – História em Imagens
Elenco: —
Direção: Bernardo Palmeiro
País: Brasil
Ano: 2009
Sinopse: Documentário faz breve panorama do rock brasileiro, do surgimento aos dias de hoje.
Primeira Impressão: O documentário é curioso, ou melhor, informativo. Tem um ritmo legal, faz nos lembrarmos de boas músicas. Porém, falta-lhe força. O filme é muito bom para uma tevê de plasma, não para a tela grande. Não há nenhum grande depoimento, nem imagem incrivelmente impactante. Não há confronto de opiniões e alguns nomes ou fatos foram esquecidos, como o “Aborto Elétrico”, primeira banda de Renato Russo, ou “Stress”, primeira banda de havy metal brasileira. Os depoimentos são intercalados por imagens de bandas. O filme também é mal dividido, fazendo um monstro sagrado como o Raulzito ter menos espaço que roqueiros contemporâneos. Lembrando que a proposta era fazer um panorama.
Classificação:
Preste Atenção:
Considerando que o filme seria mais apropriado em um canal a cabo, o que vale é imaginar-se no sofá da sala e aproveitar as músicas e imagens.
Próximas Sessões:
03/11 – 12:00 h – Reserva Cultural Sala 1
Sinopse: Simon Wolberg é o prefeito de uma cidade do interior da França. Apesar de bem posicionado socialmente, ele não deixa de ter problemas familiares. Um retrato da família como a muito não se via
Primeira Impressão: Duas razões este ser um retrato familiar que há muito não se via: trata-se de uma família tradicional, com problemas tradicionais; segundo, sem grandes inovações, a diretora consegue extrair nuances profundas desse núcleo humano. Uma filha que deseja independência, um caso extra-conjugal, um problema de saúde. Um prosaísmo que podemos encontrar na mais banal das famílias. No entanto, Ropert consegue profundidade e identificação da plateia. Em boa parte, isso decorre de a narração ser intercalada por belas sínteses visuais e ótimos diálogos (como não pode faltar no bom e no mau cinema Frances). No entanto, o registro é naturalista, nada de delírios.
Classificação:
Preste Atenção:
As belas imagens fornecem um encantamento e merecem ser apreciadas. Uma das melhores é a do tio explicando ao sobrinho que ele não precisa ser nem certinho nem louco na vida, mas que pode transitar entre diversas formas de viver. O discurso que o pai faz para a filha é outro bom momento do filme. E pensar que tudo é em sintéticas uma hora e quinze.
Próximas Sessões:
01/11 – 19:50 h – Unibanco Arteplex 1
Kenny Begins
Elenco: Johan Rheborg, Bill Skarsgård, Carla Abrahamsen.
Direção: Carl Astrand e Mats Lindberg
País: Suécia
Ano: 2009
Sinopse: Kenny é de outro planeta e treina para se tornar um Herói Galáctico. Acaba caindo na terra e conhecendo Pontus, um garoto excluído pelo colegas de escola. Por conta de uma pedra alienígena, alguns vilões irão perseguir esses dois anti-heróis.
Primeira Impressão: O filme é uma aventura que deve agradar à crianças e pré-adolescentes. Os mais velhos não ficam desassistidos. Há boas piadas que farão rir os mais velhos, além de um certo humor nonsense ao retratar aspectos dos costumes. A história é leve, no melhor estilo sessão da tarde, com um ritmo bem construído. As cenas de não são grandiosas como nos filmes americanos. Mas em sua modéstia, conseguem ser eficientes, como nas sequências onde surgem os mercenários. O filme é baseado em uma série da TV sueca.
Classificação:
Preste Atenção:
Em como os diretores formulam boas representações desse outro mundo. Além disso, é sempre bom ver como não-americanos tratam o tema da ficção científica e da aventura.
Próximas Sessões:
02/11 – 14:10 h – Unibanco Arteplex 1
05/11 – 17:40 h – Espaço Unibanco Augusta 3
30 de Outubro de 2009
Mother
Elenco: —
Direção: Bong Joon-Ho
País: Coréia do Sul
Ano: 2009
Sinopse: Hye-ja é uma mãe solteira e vive com seu filho Do-joon. Tudo muda quando ele é acusado do assassinato de uma garota. Sem apoio da polícia, sua mãe iniciará uma investigação e fará de tudo para salvar seu filho.
Primeira Impressão: O filme é um dos melhores da Mostra. A primeira sequência, ainda nos créditos, já causa um misto de encantamento e estranheza. No momento seguinte, vemos a mãe cortando um ramo de folhas enquanto observa seu filho na rua. A câmera volta e meia foca a mão dela, indicando que será cortada. E de fato ele fere a mão. Porém, no mesmo instante um carro quase atropela Do-joon. Ficamos desorientados. E assim ficaremos ao longo do filme. Pode ser o ângulo da câmera ou um travelling inusitado, podem ser as reviravoltas do roteiro, tudo surpreende e encanta.
Assim como em seus filmes anteriores, Bong Joon-Ho mistura os gêneros. Neste alcança a perfeição, busca da mãe pela assassino (gênero policial) tem razão porque deseja salvar o filho (um gênero mais intimista).
Classificação:
Preste Atenção:
O filme traz muitos ângulos de câmera diferentes, uma olhar novo sob algo que estamos acostumados (relação mãe e filho, uma investigação de um crime). Primeiro, a fusão desses dois gêneros já causa um estranhamento. Também notem como a busca por uma inovação nos aspectos mais técnicos (como o enquadramento) se integram perfeitamente à ação. Não há cenas criadas para possibilitarem tal inovação. É como se as novidades fossem provocadas pelas necessidades da história.
Próximas Sessões:
Não haverá mais exibições na mostra. Porém, ele tem previsão de entrar em cartaz no circuito em 2010.
29 de Outubro de 2009
Formosa Traída
Elenco: James Van Der Beek, Wendy Crewson, John Heard, Will Tiao, Tzi Ma.
Sinopse: Na década de 1980, Jake Kelly é agente do FBI enviado para Taiwan para acompanhar as investigações sobre o assassinato de um professor asiático em um colégio norte-americano. Ele enfrentará resistência do governo local e descobrirá uma conspiração envolvendo a máfia, o governo de Taiwan e o Departamento de Estado dos EUA e o governo chinês.
Primeira Impressão: O filme promete muito, mas não entrega o esperado. O diretor vem da TV, onde fez trabalhos como Heroes. Nesse filmes, as cenas de ação não inovam, nem encantam ou empolgam. Tudo fica meio num clima sessão da tarde, de “já vi isso antes”. Algumas vezes isso ocorre pela forma como a câmera de movimentou, com ângulos que já estamos acostumados, ou porque não se consegui produzir o climax, como na sequência do protesto; não há envolvimento com as personagens, e a forma como o exercito reprime os manifestantes é pálida: o cerco ao manifestantes é rápido, seguido de gás lacrimogêneo para, sem grandes reações, usarem as armas. E nem vemos muita correria por causa disso.
Classificação:
Preste Atenção:
As atuações não são ruins, simplesmente seguem o figurino. E o caso é baseado em fatos reais. Reparem na tentativa de dar uma dimensão crítica a atuação dos EUA na política de Taiwan. A abertura do filmes promete uma critica feroz. O momento mais ácido, é no fim, quando as legendas explicam a situação de Taiwan hoje.
Próximas Sessões:
04/11 – 14:00 h – Multiplex Marabá 2
27 de Outubro de 2009
Quase Elvis
Elenco: Kjell Wilhelmsen, Mia Skäringer, Lars Andersson, Ingvar Örner, Inger Hayman.
Direção: Petra Revenue
País: Suécia
Ano: 2009
Sinopse: O filme acompanha a vida de Pirko, um sujeito sem amigos que, ao retornar para sua terra natal, envolve-se em um concurso de karaokê. O sucesso faz com que muitas pessoas se (re)aproximem dele.
Primeira Impressão: O filme tem um bom argumento: a vida de um “loser” que faz cover de Elvis e se torna famoso. Entretanto, ele não é muito mais do que regular. Ou melher dizendo, é irregular! A diretora tenta fundir cômico e dramático, patético e profundidade existencial. Não é algo impossível. Mas, neste trabalho de estréia, não obteve sucesso. Os instantes cômicos são bem interessante, mas são maus distribuídos pelo filme, concentrando no começo. Há muitos instantes de delírios, que acabam interrompendo o ritmo da narrativa sem acrescentar muito. Uma pena que não consiga se transmitir aquele sentimento de solidão acompanhada que a fama traz.
Classificação:
Preste Atenção:
O filme não é um desastre. O ponto alto são as cenas até o velório da avó de Pirko. São tiradas cômicas que rendem boas risadas, como a dança de tango. Os delírios dessa parte integram-se bem a narrativa. Infelizmente, que o filme já tenha se perdido quando ele se torna Elvis! Mesmo assim, vale a pena prestar atenção nos próximos passos de Petra Revenue.
Próximas Sessões:
28/10 – 17:20 h – Cine Bombril Sala 1
29/10 – 20:40 h – CineSesc
30/10 – 17:30 h – Cine Bombril Sala 1
Eu, Ela e Minha Alma
Elenco: Paul Giamatti, Dina Korzun, Emily Watson, Katheryn Winnick, David Strathairn, Lauren Ambrose.
Sinopse: Paul Giamatti interpreta a si próprio em uma crise criativa durante os ensaios da peça “Tio Vânia” de Thecov. Ao ler uma revista New Yorker ele conhece um sistema de extração de alma, com a finalidade de aliviar os sofrimentos. Ele retira sua alma. Porém, as coisas se complicam quando uma traficante de almas leva a de Giamatti para a Rússia!
Primeira Impressão: Partindo de uma situação delirante, esta comédia surreal consegue tocar em assuntos profundos sem ser afetada ou cair no didatismo. Questões como o que é a alma, a dimensão religiosa do homem e até ambição e a frieza da ciência são tocados no filme quando, por exemplo, Giamatti se assusta com o tamanho de sua alma (como um grão-de-bico) ou quando uma atriz russa deseja a alma de um famoso ator americano para estrelar em uma novela. O tom com que o médico fala do procedimento de extração expõe a indiferença que a ciência pode chegar. O filme é antes de tudo uma delícia! Exceto pelas sequências finais, o humor é predominante. Uma jóia rara!
Classificação:
Preste Atenção:
Principalmente em como a diretora consegue manter o humor nonsense e abortar questões profundas, como o ser e não ser de Guiamatti ao incorporar a alma de um suposto poeta russa.
A atuação de Paul Guiamatti é um show a parte. No começo, é o próprio ator angustiado. Depois, torna-se um verdadeiro desalmado; nesta parte, o rosto dele diz muito.
Sinopse: A jovem Ye-ri, o deficiente físico Chunkil e um padre são presos em um motel por suspeita de prostituição. Logo sabemos que Ye-ri manteve relações com Chunkil por ser uma voluntária sexual. Desse ponto em diante, o filme se forja como um documentário, que seguirá a vida desses três, incluindo os bastidores do filme que Ye-ri fará para contar sua experiência. Apesar de ser ficção, o diretor de baseou em casos reais de grupos de voluntários sexuais.
Primeira Impressão: O filme é forte, porém jamais sensacionalista. O direito consegue isso, em parte, porque as cenas mais fortes, como as de sexo, aparecem na parte final do filme, depois de observamos o drama dos deficientes. Nessa hora, estamos suficientemente sensibilizados.
O impacto do filme também decorre de um fator alheio: o tema é delicado e, acima de tudo, com certeza não passa pelas nossas cabeças. Essa alienação é exposta ao longo do filme, seja no inicio, quando a população rejeita a ideia de voluntários sexuais, ou no meio, quando a mãe de Chunkil recusa aceitar que o filho tem vídeos pornôs no computador.
O único “excesso” foi no uso da trilha sonora. É recorrente aquela música melodiosa, reforçando o drama da cena. Fica a dúvida: foi para sensibilizar mais ou foi uma ironia do diretor para aqueles documentários mundo-cão que fazem sensacionalismo com a desgraça alheia? Se foi a primeira opção, poderia ter reduzido, sem prejuízos. Agora, se foi a segunda, que sacada sutil!
Classificação:
Preste Atenção:
Não bastasse o drama, o diretor faz um jogo de espelhos: o filme é ficção, filmado como se fosse um documentário, que no fim registra a produção de um curta-metragem que recriará os acontecimentos do início o filme. Ufa!
Próximas Sessões:
Última sessão foi neste dia 27. É possível assisti-lo via internet. Maiores detalhes no site da Mostra. E uma curiosidade: o filme só estreará ano que vem na Coréia do Sul. Ficar atento, pois pode voltar em cartaz.
26 de Outubro de 2009
Cortejando Condi
Elenco: Devin Ratray, Condoleezza Rice, Carol Connors, Adrian Grenier.
Sinopse: O cruzamento entre documentário e ficção (“docudrama”) traça um retrata da Secretária de Estado Norte-Amarica Condoleezza Rice. O fio condutor é um homem que deseja se casar com o braço direito de W. Bush!
Primeira Impressão: O catálogo da Mostra coloca o filme na linha de Borat e Fahrenheit 11/9. Porém, apenas no misto entre ficção e documentário e a crítica política. O filme alterna momentos de humor com outros mais sérios, tudo de forma equilibrada. Com depoimentos que tanto criticam quanto elogiam Condoleezza Rice, formamos não uma caricatura, mas uma imagem complexa de uma das mais controvertidas figuras da política norte-americana recente. Outra diferença em relação à Borat é o humor bem menos rasgado. É ácido, mas sutil.
Classificação:
Preste Atenção:
Dois pontos altos:
A cara de apaixonado do ator Devin Ratray. O auge é quando fica com ciúmes de um ex de Condi!
O segundo ponto alto são as músicas e os clipes que Devin quer entregar para sua amada!
Elenco: Alastair Kirton, Leanne Pammen, Kate Alderman.
Direção: Marc Price
País: Reino Unido
Ano: 2009
Sinopse: Um filme de menos de R$ 200,00 que narra a história de Colin, um zumbi!
Primeira Impressão: O filme inova ao narrar os fatos pelo ângulo do zumbi. O diretor (e roteirista, diretor de fotografia, editor e produtor) Marc Price abre várias possibilidades diante desse ideia inovadora: mostra a agonia e o medo de Colin tornar-se um monstro, o desespero dos familiares para salvá-lo, o surgimento de grupos de extermínio de zumbis. Esta última sacada é responsável por um dos instantes mais políticos do filme, além de expor que os monstros, somos nós!
Classificação:
Preste Atenção: Colin consegue muito com recursos escassos. Se não pode filmar o exército, usa sonoplastia. Se não se pode reproduzir um rosto esmagado, cobre-o com o cabelo. Reparem o quanto o enquadramento é fundamental. Genial é momento em que a mãe de Colin tampa uma janela com jornais. As manchetes traduzem o pânico na cidade!
Próximas Sessões:
28/10 – 22:20 h – Cinema da Vila
29/10 – 20:30 h – Espaço Unibanco Pompéia 2
Sinopse: Retrato da intimidade de um casal recém-casados. Os dois são artistas. Os problemas surgem quando a mulher começa a se sentir atraído pelo colega de teatro.
Primeira Impressão: O filme é do jovem diretor Joe Swanberg. Seguindo a tendência do cinema moderninho, encontramos os rocks indies e o figurino universitário a lá Juno. O diretor também revela boa noção da cena, com sequências muito interessantes, como a do beijo no provador de roupa ou a do barco no fim do filmes ou o prólogo. Cenas que transpassam um pouco do espírito das personagens além de gerar encanto ora estranhamento. Swanberg é uma promessa que vale ficar de olho.
Classificação:
Preste Atenção: Vale notar primeiro que o diretor não apela para cenas trágicas de brigas conjugais. Tudo acontece em meio tom. Mas pelas atuações e certas cenas, percebemos o clima entre as personagens.
Excelente a sequência na qual a protagonista ensaia no teatro uma cena de sexo com o colega por quem está a fim ao mesmo tempo em que flashes de uma transa real entre o mesmo rapaz e outra mulher aparecem. Tudo expõe um clima de jovial tensão.
Próximas Sessões:
25/10 – 19:40 h – Cinemateca – Sala BNDES
30/10 – 21:10 h – Cine TAM
Sinopse: Kanao tem pouco tempo de casado quando aceita trabalhar fazendo retratos dos julgamentos. O filme cobre de 1993 à 2001 expondo os altos e baixo da vida desse casal.
Primeira Impressão: O enredo tem várias camadas de leitura: os julgamentos são representações da decadência moral da sociedade japonesa; por outro lado, observamos a decadência psicológica da esposa de Kanao. Sua dedicação para a esposa é sutil; ela não faz atos que derramam paixão. De sua parte, tudo fica em meio tom, fazer um desenho da esposa enquanto ela dorme, ou, quando discutem sobre a morte do filho, ele busca usar palavras leves, não bem compreendidas pela esposa.
O filme pode ser visto por esse ângulo: uma silenciosa e incomensurável dedicação amorosa de um homem para reerguer sua esposa. A arte também surge como um elemento na recomposição da psique de uma mulher destroçada. Nada de mero tratamento clínico. Mas uma sincera busca por completude espiritual.
Classificação:
Preste Atenção: Além das excelentes atuações dos protagonistas, o espectador deve perceber as sutilezas: a sintonia do casal expressa nos pés sincronizados no caminhar; a angústia da esposa traduzida por uma janela por onde só se observa prédios e das cinzas do incenso no altar, pouco antes de mudarem de casa; as tristes expressões de Kanao no tribunal, uma tradução da tristeza do diretor pela decadência moral de um povo. Um filme imperdível!
Próximas Sessões:
27/10 – 12:00 h – Reserva Cultural Sala 1
31/10 – 14:30 h – Espaço Unibanco Pompéia 10
05/11 – 22:00 h – Cinemark – Shopping Eldorado
23 de Outubro de 2009
Síndrome de Pinocchio – Refluxo
Elenco: Raphael Farias, Andrade Júnior, Clara Camarano, Hugo Rodas, Bruno Resende, Michele Soares, Thaís Strieder.
Direção: Thiago Moyses
País: Brasil
Ano: 2009
Sinopse: Um homem freqüenta uma psicóloga aparentemente para resolver uma crise com a morte da irmã. Logo, surge uma paranóia sobre ele ser comandado por um programa de computador.
Primeira Impressão: Não deixe o tom MATRIX enganar! O excesso de “filosofices”, a fragmentação constante, a fotografia escura e granulada e o enredo fraco criam um história cheia de falatórios, de difícil compreensão e sem pé nem cabeça. O diretor tem em seu currículo o razoavelmente comentado “Filme-Fobia”. Em “Síndrome”, sua tentativa de fazer ficção-científica ficou devendo. Para tentar dar um clima de “universo alternativo”, boa parte do filme é falado em inglês rasteiro. Completando o cardápio, as atuações são sofríveis, independente do idioma.
Classificação:
Preste Atenção: Um dos poucos momentos interessante é a denominada 6 sequência do filme e o início da 7, quando a câmera gira em torno dos atores. Mas, isso é apenas um respiração perto de uma obra fraca
Próximas Sessões:
01/11 – 14:40 h – Unibanco Arteplex 3
03/11 – 13:40 h – Unibanco Arteplex 1
Sinopse: Em um vilarejo no interior da Alemanha às vésperas da I Guerra Mundial, vivencia estranhos acontecimentos. Casos inicialmente isolados, constroem uma teia de mistério
Primeira Impressão: Um dos melhores trabalhos de Haneke. Com um começo estranho, com vários acontecimentos isolados se revelam interligados. Surge um clima de suspensa. Porém, saber o responsável é apenas mais um detalhe. O direitor usa esses acontecimentos como matáfora da violência que viria com a Guerra Mundial.
Haneke criam um belo quadro da sociedade arcaica do inicio do século. Pais autoritários, regras morais rígidas. Tudo forma um ambiente opressor e de decadência moral, alusão direta ao espírito de uma sociedade prestes a entrar em um conflito bélico de proporções mundiais. Assim como em “Caché”, o suspense serve para refletir o espírito de uma sociedade em decadência.
Classificação:
Preste Atenção: Muitas coisas! Uma bela fotografia em preto e branco, excelentes atuações, enredo bem construído. Vale destacar dois elementos:
Primeiro, como o diretor começa de forma sutil, apenas sugerindo a violência; quanto mais se aproxima a guerra, mais explicito torna-se o filme.
Segundo, na relação entre a parteira e o médico; impressionante a sequência na qual o médico termina o relacionamento.
Próximas Sessões:
25/10 – 16:40 h – Reserva Cultural Sala 1
31/10 – 18:20 h – HSBC Belas Artes 2
01/11 – 20:30 h – Cine Bombril Sala 1
Sede de Sangue
Elenco: Song Kang-Ho, Kim Ok-Vin, Kim Hae-Sook, Shin Ha-Kyun.
Direção: Park Chan-wook
País: Coréia do Sul
Ano: 2009
Sinopse: Um padre serve de cobaia para testes de um novo tratamento médico. Após receber uma transfusão sanguínea ressuscita e torna-se vampiro.
Primeira Impressão: O sulcoreano Park Chan-wook consegue, novamente, equilibrar humor nonsense e violência a uma dimensão existencial das suas personagens. Na história, o padre-vampiro entre em conflito entre sua fé e matar para obter sangue. Porém, o diretor logo ultrapassa a linha do maniqueísmo. O conflito torna-se entre ser e não ser vampiro, entre se entregar ou não ao amor. As questões éticas são levadas ao extremo quando outro vampiro surge e obriga o protagonista ao limite. Chan-wook trabalha de forma inovadora com as contenções do gênero, como permitindo que os sugadores tenham no espelho.
Classificação:
Preste Atenção: Entre outras coisas, notem que para tornar alguém vampiro, é necessário que a vítima beba o sangue do padre. Com uma mordida inócua, as possibilidades do enredo se tornam mais verossímeis e potencializa o suspense. Muito interessante é a primeira cena de sexo no hospital como o diretor revigora a sensualidade da mordida do vampiro.
Cartaz:
Próximas Sessões:
24/10 – 23:00 h – Cine Bombril sala 1
25/10 – 20:50 h – Espaço Unibanco Pompéia 2
30/10 – 21:30 h – Cinemark Cidade Jardim
03/11 – 21:00 h – Espaço Unibanco Augusta 3
Continue ligado no CinePOP para conferir a cobertura dos próximos dias da Mostra!