A Paramount Skydance está preparando uma oferta para comprar a Warner Bros. Discovery, revelou o The Wall Street Journal nesta última quinta-feira (11). O acordo em potencial uniria dois renomados estúdios de Hollywood, remodelando a indústria do entretenimento.
A oferta em questão seria apoiada pela família Ellison, que inclui o chefe da Skydance, David Ellison, e seu pai, o bilionário cofundador da Oracle, Larry Ellison.
A audaciosa proposta, que vem poucas semanas após a Skydance comprar a Paramount Global por US$8,4 bilhões, colocaria as duas marcas sob a tutela de uma única empresa, reunindo propriedades como Superman, da DC, e Bob Esponja, da Nickelodeon, além de franquias como ‘Matrix’ e ‘Star Trek’ e redes de notícias como a CBS News e a CNN, em um mesmo lugar.
“Este acordo é o equivalente hollywoodiano de uma sequência que ninguém esperava, mas que todos meio que previram”, disse o analista do eMarketer, Jeremy Goldman.
Nenhuma oferta foi oficialmente apresentada – e os planos ainda podem não sair como o planejado, como acrescenta o WSJ.
Ainda assim, as ações da Warner Bros. Discovery subiram 30% após a notícia, enquanto as da Paramount alavancaram 15%. Ambas as companhias se recusaram a comentar sobre o acordo.
A Warner Bros. Discovery vem reorganizando seus negócios de mídia para separar seus negócios de televisão a cabo, em declínio, de seus estúdios e unidades de streaming. A Skydance, no entanto, busca adquirir todos os ativos de mídia da WB, incluindo seu estúdio de cinema Warner Bros., a HBO e a CNN.
“Para os acionistas da WBD, uma saída com muito dinheiro é muito mais atraente do que esperar que a mágica da reestruturação [do CEO David Zaslav] dê resultado”, acrescentou Goldman. O comentário se refere ao plano de Zaslav de separar os negócios de TV a cabo da Warner Bros Discovery de seus estúdios e operações de streaming, desfazendo uma fusão ocorrida há menos de quatro anos.
