Paul Dano, conhecido por seu papel como Edward Nashton/Charada em ‘Batman’ (2022), compartilhou sua perspectiva sobre o mundo dos super-heróis, argumentando que acredita na saturação do gênero, mas destacando que ‘Batman’ é uma exceção por ser “um filme genuíno”.
Em uma entrevista ao Independent, o ator explicou que, inicialmente, evitava produções desse tipo.
“Mas acabei realmente me divertindo. Não foi demais para mim. Eu apreciei o entusiasmo dos fãs em relação a isso. Tornei-me um verdadeiro aficionado pelo Batman”.
Vale lembrar que Dano até mesmo escreveu uma história em quadrinhos intitulada “Charada: Ano Um”, publicada com ótimas críticas em outubro de 2022, explorando suas próprias interpretações das origens do vilão.
Considerando os recentes fracassos do gênero, como ‘As Marvels’, ‘Madame Teia’ e ‘The Flash’, que indicam uma saturação, Dano explicou como vê ‘Batman’ como algo diferente dos demais.
“Há filmes suficientes de quadrinhos onde você já sabe o que esperar. Ao ler o roteiro de ‘The Batman’, você sabia que era um filme genuíno. Cada linha… isso é pura [obra do roteirista/diretor] Matt Reeves.”
Ele acredita que nossa atual crise dos super-heróis é um produto de uma indústria cinematográfica errática.
“É um momento interessante em que todos precisam se questionar: ‘OK, e agora?’. Espero que a partir disso, alguém traga uma nova vida aos filmes de quadrinhos, ou algo diferente floresça além dos super-heróis. Tenho certeza de que ainda veremos alguns bons filmes pela frente, mas acho que é um momento bem-vindo.”
“E é algo maior também”, continua ele. “Assim que a palavra ‘conteúdo’ entrou no que fazemos – ou seja, a produção de filmes ou TV – isso significou quantidade em vez de qualidade, o que, na minha opinião, foi um grande erro. E certamente, como espectador e artista, não preciso disso.”
Vale lembrar que ‘Batman: Parte II‘ segue programado para o dia 2 de outubro de 2025, e contará com o retorno do Robert Pattinson (‘TENET’) no papel titular.