O cineasta espanhol Pedro Almodóvar criticou a postura de Will Smith no discurso de vencedor do Oscar, após o interprete americano vencer o prêmio de Melhor Ator. Para Almodóvar, as referências ao demônio feitas pelo protagonista de ‘King Richard‘ (2021) foram desnecessárias e completamente fundamentalistas.
Em uma coluna que escrever para Indiewire, Almodóvar afirmou não estar surpreso com a linguagem utilizada por Smith, mas não gostou de trecho do discurso onde ator cita ajuda de Denzel Washington para se acalmar: “No seu melhor momento, tome cuidado. É quando o demônio vai atrás de você”.
“No discurso ele pareceu mais como um líder de um culto. Você não defende ou protege a família com seus punhos. E não, o diabo não se aproveita de momentos importantes para fazer seu trabalho”, rebateu o diretor.
Almodóvar também falou sobre a existência da figura maligna e acusou Smith de fundamentalismo: “O demônio não existe. Foi um discurso fundamentalista que não deveríamos ver e ouvir. Alguns dizem que foi o único momento real na cerimônia, mas estão falando sobre o monstro sem rosto das redes sociais. Para eles, ávidos por carniça, foi sem dúvidas o maior momento da noite“.
Will Smith alegou ser parecido com Richard Williams, quem interpretou no longa-metragem. Ele descreveu o pai das tenistas Venus e Serena Williams como “louco” e defendeu que o amor faz as pessoas cometerem loucuras. Além disso, desculpou-se com a academia e com os colegas após soco no comediante Chris Rock.