O cinema brasileiro está em alta na corrida pelo Oscar! Em meio às campanhas de premiação, o documentário nacional ‘Apocalipse nos Trópicos’, dirigido por Petra Costa, tem conquistado grande sucesso internacional, reforçando seu status como favorito à indicação na categoria de Melhor Documentário.
O longa teve seu prestígio internacional confirmado ao liderar a lista de indicados do International Documentary Awards (IDA) 2025. Conforme divulgado pelo The Hollywood Reporter, a obra conquistou quatro nomeações, incluindo a cobiçada categoria principal de Melhor Documentário de Longa-Metragem.
A liderança no IDA é um excelente termômetro para o Oscar, pois o prêmio é reconhecido por prever indicações e até vencedores da Academia. A votação para os membros do IDA escolherem os vencedores de Melhor Documentário de Longa-Metragem e Melhor Curta ocorre entre 19 de novembro e 2 de dezembro. Os vencedores serão revelados no dia 6 de dezembro.
A força de ‘Apocalipse nos Trópicos’ na temporada de documentários aumenta as chances de o Brasil emplacar uma dobradinha histórica na lista de indicados ao Oscar 2026.
Além do documentário de Petra Costa, o longa nacional ‘O Agente Secreto’ (estrelado por Wagner Moura) também tem sido amplamente cotado como um dos favoritos na disputa por uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional.
O documentário está disponível na Netflix.
O documentário tem roteiro de Petra Costa, Nels Bargenther, David Barker e Alessandra Orofino.
“Em Apocalipse nos Trópicos, a cineasta Petra Costa mergulha na interseção alarmante entre religião e política no Brasil. Este documentário revela como o movimento evangélico, com sua ideologia apocalíptica, desempenhou um papel crucial na ascensão de Jair Bolsonaro à presidência e levanta questões sobre a ameaça de uma teocracia nacional”, diz a sinopse.

