Nos quadrinhos, o pai de Shang-Chi é uma personagem chamado Fu Manchu, mas ele não será adaptado para o cinema no filme estrelado por Simu Liu.
Em vez disso, o pai do herói será Wenwu (Tony Leung), o líder da organização criminosa conhecida como os Dez Anéis.
Por conta disso, a adaptação vem sofrendo bastante reações negativas desde que os personagens foram revelados, principalmente na China.
Isso porque os cidadãos chineses acreditam que a Marvel está ‘americanizando’ a cultura oriental ao alterar a história de certos personagens.
Segundo eles, Fu Manchu representava orgulho por sua origem chinesa, e removê-lo do filme parece um ataque ou repúdio à cultura chinesa.
Por outro lado, Kevin Feige, o diretor criativo da Marvel, se justificou, dizendo que o o personagem já não era mais propriedade do estúdio e perdeu força nos quadrinhos.
“Fu Manchu não é um personagem que possuímos e nem desejaríamos ter. Ele sofreu mudanças nos quadrinhos há muitos, muitos anos. Nunca tivemos a intenção de trazê-lo para o cinema… Definitivamente, Fu Manchu não está neste filme, ele não é o pai de Shang-Chi e deixou de ser um personagem da Marvel há décadas por falta de popularidade.”
Anteriormente, o co-roteirista Dave Callaham comentou sobre o personagem, também conhecido como Mandarim, e disse à Empire que os fãs não devem esperar o mesmo Mandarim introduzido nos quadrinhos da Marvel em 1964.
“Nossa versão do personagem não é o Mandarim dos quadrinhos, nem como os fãs esperam que ele seja. O Mandarim é um título que foi aplicado a ele no passado por pessoas que não entendem sua cultura. Mas ele é um personagem muito mais profundo do que aquele das HQs.”
O diretor Destin Daniel Cretton apoiou o ponto de vista de Callaham, explicando que:
“Meu medo era que as pessoas vissem o personagem como um estereótipo racial, mas fizemos o máximo pr nos afastarmos desse conceito. Ele nem sequer é chamado assim por motivos óbvios. Ele é um personagem original inspirado no vilão criado por Stan Lee e Don Heck.”
Como Callaham e Cretton refletiram muito sobre como Wenwu deveria ser retratado em ‘Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis‘, agora só nos resta aguardar a estreia para saber como o personagem foi adaptado para as telonas.
Lembrando que o filme chega em 02 de setembro nos cinemas nacionais, mas os críticos norte-americanos já puderam conferir e trouxeram as primeiras reações da nova produção da Marvel.
Rasgando elogios para as cenas de ação e para o teor cômico do roteiro, os críticos afirmaram ser o filme mais diferente do estúdio.
Confira:
#shangchi is like no Marvel movie you’ve seen. Love that it opens the door to a new world that I can’t wait to see more of. @SimuLiu literally kicks so much ass and he is perfectly cast. Got to see it in @imax tonight and this is how you want to see it. Looked and sounded perfect pic.twitter.com/43SaSxfx3m
— Steven Weintraub (@colliderfrosty) August 17, 2021
“#ShangChi é diferente de qualquer filme da Marvel que você já viu. Amo que abre a porta para um novo mundo que mal posso esperar para ver mais. @SimuLiu literalmente chuta bundas e está perfeitamente escalado. Tenho que ver no @imax hoje à noite e é assim que você quer ver. É perfeito”
#ShangChi is awesome. This movie hits all that Marvel does well (pacing, humor, character) and adds action like we’ve never seen from the MCU before! 👏🏻👏🏻
Lots of people are about to have a new favorite Marvel hero.
Darker than expected. Loads of fun. Integral to MCU Phase 4!👀 pic.twitter.com/YI3jkwLuq6
— BD (@BrandonDavisBD) August 17, 2021
“‘Shang-Chi’ é incrível. O filme acerta todas as notas da Marvel (ritmo, humor, personagens) e acrescenta ação como nunca vimos antes no MCU. Várias pessoas vão ter um novo herói favorito da Marvel. É mais obscuro do que imaginávamos. Muito divertido”.
#shangchi is the perfect balance of fun, heart and action! And when I say action, I mean jaw dropping action! @SimuLiu is the perfect addition to the #MCU! pic.twitter.com/D29Pll741Y
— The Illuminerdi (@The_Illuminerdi) August 17, 2021
“‘Shang-Chi’ é o perfeito equilíbrio de comédia, coração e ação. E quando digo ação, digo ação de tirar o fôlego. Simu Liu é a perfeita adição ao MCU”.
I’m emotional and absolutely in LOVE with this movie. I’m ready to watch this again and again! Also hot damn Tony Leung and Simu Liu 😍 #ShangChi pic.twitter.com/Oe7nZBNb66
— 《💗josephine✨》 (@josephinespeaks) August 17, 2021
“Estou emocionada e absolutamente apaixonada com esse filme. Estou pronta para assistir de novo e de novo”.
Shang-Chi And The Legend Of The Ten Rings is PHENOMENAL. Get hyped. Even fight scene/action sequence is better than the last. @SimuLiu fully embraces the marvel superhero role. Amazing imagery. Killer soundtrack. You’ll want to see this on the big screen. #shangchi
— Wendy Lee Szany (@WendyLeeSzany) August 17, 2021
“‘Shang-Chi’ é fenomenal. Fiquem preparados. Até as cenas de ação são melhores que [o último filme]. Simu Liu abraça por complexo o papel de super-herói da Marvel”.
I WATCHED #SHANGCHI!!!
It’s an amazing blend of East meets West! Hong Kong martial arts action comes to the #MCU & CHANGES THE GAME!!!
It’s emotional, beautiful & HILARIOUS!
This isn’t like ANY MCU film to date. WOW! #Marvel #MCU @shangchi @MarvelStudios @SimuLiu @awkwafina pic.twitter.com/iEEJ0v1DXA
— POC Culture (@POC_Culture) August 17, 2021
“É uma mistura incrível de Ocidente e Oridente. As artes marciais de Hong Kong vêm para o MCU para mudar o jogo. […] Não é nada parecido com qualquer filme do MCU”.
Foi confirmado que o filme tem cenas pós-créditos. Não uma, mas DUAS!
A informação foi revelada pelo jornalista Brandon Davis, do ComicBook:
Yes, #ShangChi has post-credits scenes. You knew that.
— BD (@BrandonDavisBD) August 17, 2021
Dirigido por Destin Daniel Cretton, o filme também conta com Awkwafina, Tony Chiu-Wai Leung, Michelle Yeoh, Florian Munteanu, Fala Chen e Ronny Chieng.
Shang-Chi é o filho de um globalista com base na China que criou e educou o descendente dele em um recluso complexo chinês, treinando artes marciais e adquirindo habilidades insuperáveis. Quando ele tem a chance de entrar em contato com o resto do mundo, logo percebe que seu pai não é o humanitário que dizia ser, vendo-se obrigado a se rebelar.