Na última semana, o drama de ficção científica ‘A Chegada‘ (Arrival) ganhou doze cartazes estampados por algumas das maiores cidades do mundo.
Um dos cartazes traz Hong Kong no fundo, e está causando revolta na população e atritos políticos. O motivo? A equipe de marketing se enganou e colocou um edifício de Xangai, a maior cidade da China, em meio aos prédios de Hong Kong.
Para quem não sabe, Hong Kong pertenceu à Inglaterra até 1997, quando retornou ao governo chinês sob o acordo de “um país, dois sistemas“. Nos últimos meses, grupos políticos entraram em atrito pedindo a independência de Hong Kong do governo comunista da China.
Para piorar a situação, a divulgação do filme ‘A Chegada‘ alimentou ainda mais esse atrito.
A torre no canto direito do cartaz é a Oriental Pearl Tower, uma torre de TV em Xangai. O resto do cartaz é estampado pela vista de Victoria Harbour, um dos cartões postais de Hong Kong.
A arte logo causou ira na população, que criou a hashtag #HongKongIsNotChina e prometeu boicotar o filme. Que tenso…
Confira a arte:
Essa não é a primeira vez que um cartaz traz uma imagem photoshopada erroneamente. O cartaz de ‘2012’ que trazia o Cristo Redentor sendo destruído, um dos maiores símbolos do turismo nacional, estava na perspectiva errada e também gerou revolta entre os brasileiros.
‘A Chegada‘ estreia no Brasil dia 10 de novembro. Denis Villeneuve (‘Os Suspeitos’, ‘O Homem Duplicado’) dirige, e Jeremy Renner e Amy Adams estrelam. Esta é a nova parceria dos atores após o indicado ao Oscar ‘Trapaça’.
Na trama, baseada em um conto do autor Ted Chiang, uma especialista em linguística (Adams) é recrutada pelas forças armadas após naves alienígenas pousarem ao redor do mundo. Seu trabalho é descobrir se os extraterrestres vêm em paz ou se eles representam uma ameaça.
Renner vive um professor de física que auxilia a linguista a se comunicar com os alienígenas.
Eric Heisserer adaptou o roteiro. Glen Basner, David Linde, Shawn Levy e Dan Levine são os produtores.