Após os comentários da atriz e cineasta Jodie Foster a respeito da produção de filmes baseados em super heróis, o diretor da franquia ‘Guardiões da Galáxia‘, James Gunn, falou publicamente sobre o assunto.
Em resposta aos argumentos de Foster, Gunn pontuou através de sua conta oficial do Twitter que ela “enxerga o cinema de maneira antiquada”, mas que respeita sua distinta perspectiva.
Para fortalecer seus argumentos, Gunn disse:
“Eu acho que Foster enxerga o cinema de maneira antiquada, onde os filmes de espetáculo não conseguem provocar a audiência a pensar. Geralmente é verdade, mas não sempre. Seu sistema de crença é bem comum e não é totalmente sem base. Eu digo que não é sem base porque a maioria dos filmes das franquias dos estúdios são, de certa forma, sem alma – e isso é um perigo genuíno para o futuro do cinema. Mas também há algumas boas exceções.
Para o cinema sobreviver, eu creio que os filmes precisam ter a visão e o coração que eles tradicionalmente não possuem. E alguns de nós estamos fazendo o melhor que podemos para caminhar nessa direção. Criar filmes espetáculos que sejam originais, humanos e sensíveis é o que me empolga nesse trabalho.
Mas, para ser honesto, pelo menos a partir das falas de Foster, ele parece ver a arte de fazer filmes como algo que é primariamente sobre seu crescimento pessoal. Para mim, talvez isso seja em parte o motivo de eu fazer isso, mas gastar milhões de dólares em um filme tem que ser mais do que sobre isso. É comunicação, então a minha experiência é meramente uma fala nessa roda. Mas eu respeito Foster, seu talento e a sua contribuição para o cinema. Eu valorizo seu jeito diferente de olhar para o horizonte de Hollywood”.
A atriz Jodie Foster, que recentemente dirigiu o episódio “Arkangel” na quarta temporada de ‘Black Mirror’, disse em entrevista à revista Radio Times que os filmes blockbusters de super-heróis estão destruindo o cinema.
Segundo a atriz, os filmes de grandes orçamentos de Hollywood estão estragando os hábitos de consumo do público:
“Atualmente, ir ao cinema se tornou uma experiência como ir a um parque de diversões. Os estúdios produzem conteúdos ruins para apelar para as massas e investidores, é como extrair petróleo. Você ganha muito dinheiro agora, mas você destrói a terra também. Isto está arruinando o hábito de consumo de filmes do público americano e também do resto do mundo. Realmente não quero fazer um filme de US$ 200 milhões sobre super-heróis”
Na mesma entrevista, Foster foi questionada se ela gostaria de fazer um filme de super-herói algum dia, e ela respondeu:
“…apenas se o protagonista tivesse uma psicologia realmente complexa”
E vocês, concordam ou discordam da visão da atriz sobre os filmes atuais de Hollywood?
Leia: Crítica | Black Mirror 4×02 – Arkangel