Mesmo tendo alcançado a incrível marca de 100% de aprovação da crítica internacional, de ser o filme mais bem avaliado da carreira de Tom Cruise no Rotten Tomatoes e de ter sido aplaudido de pé no conceituado Festival de Cannes, parece que ‘Top Gun: Maverick‘ se tornou alvo no Twitter aqui do Brasil por celebrar à “masculinidade“, diferente de produções atuais.
As pessoas que criticam o longa dirigido por Kosinski (‘Tron: O Legado’) afirmam que o filme não teria se adaptado à geração milenar e seria uma obra anacrônica. Citações como “Masculinidade excessiva” e “testosterona demais“ são alguns dos termos mais utilizadas por eles.
⠀
O jornal Folha de São Paulo, por exemplo, disse que o filme “faz ode à testosterona e ignora qualquer aceno ao feminismo”. Tanto que para sustentar sua tese, o jornal deixa claro que até as aeronaves possuem um formato peniano.
“‘Top Gun: Maverick’ tem Tom Cruise machão com aviões que evocam pênis”, fala o jornalista. Que continuou: “Estão ali os roncos dos motores, os óculos de aviador, as jaquetas verde-musgo e as motocicletas rodando (…) Mais sinais óbvios de exaltação à potência masculina, impossível”.
Porém, para a decepção de alguns críticos, quem está por trás do longa não pensam em fazer nada diante de tais críticas, como é possível notar devido a essa declaração de Tom Cruise, astro e produtor do longa, sobre a elaboração do roteiro: “Se vamos fazer isso, eu quero o mesmo espírito do filme original. Qual é a história de Maverick 30 anos depois? Porque ele não muda. Ele é aquele mesmo cara e ponto final”.
E você, o que acha disso tudo? O novo ‘Top Gun: Maverick‘ imprime realmente tudo isso ou é existe aí um certo exagero por parte de alguns?
Depois de mais de 30 anos servindo a marinha como um dos maiores pilotos de caça, Pete “Maverick” Mitchell (Cruise) continua na ativa, se recusando a subir de patente e deixar de fazer o que mais gosta, que é voar. Enquanto ele treina um grupo de pilotos em formação para uma missão especial que nenhum “Top Gun” em vida jamais participou, ele encontra Bradley Bradshaw (Miles Teller), que tem o apelido de “Rooster”, o filho do falecido amigo de Maverick, o oficial Nick Bradshaw (Anthony Edwards), conhecido como “Goose”.
Enfrentando um futuro incerto e lidando com fantasmas de seu passado, Maverick confronta seus medos mais profundos em uma missão que exige sacrifícios extremos daqueles que serão escolhidos para executá-la.
Dirigido por Kosinski e com roteiro de Christopher McQuarrie e Peter Craig, o filme estrela Tom Cruise, Miles Teller, Val Kilmer, Kelly McGillis, Jennifer Connelly, Glen Powell, Monica Barbaro, Thomas McKenzie, Charles Parnell, Jay Ellis, Bashir Salahuddin, Danny Ramirez, Jon Hamm e Ed Harris.