O novo drama sobre suicídio e depressão estrelado por Bárbara Paz e Carolina Monte Rosa, intitulado ‘Por que Você Não Chora?‘, ganhou o seu primeiro trailer.
Assista:
O longa teve sua estreia na última sexta-feira (18), abrindo o 48° Festival de Cinema de Gramado. A produção disputa a categoria de Longas Brasileiros do evento.
Na produção, Paz interpreta Bárbara, uma mulher com Transtorno de Personalidade Borderline, que passa a ser acompanhada por uma jovem apática e estudante de Psicologia, durante um período de estágio universitário.
O longa é dirigido por Cibele Amaral e faz um relato cru, honesto e confrontador a respeito das mazelas que norteiam a depressão, o suicídio e as demais questões ligadas à saúde mental.
Na trama, ao receber a missão de acompanhar e orientar a Bárbara – uma mulher diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline, a estudante de Psicologia Jéssica (Carolina Monte Rosa) gradativamente vai descobrir que os extremos de sua “paciente” revelam de fato um obscuro e sombrio lado de sua própria alma – que sempre calada, aprendeu a ignorar os seus sofrimentos mais íntimos.
distribuído pela O2 Play, o longa é dirigido e roteirizado pela cineasta brasiliense Cibele Amaral e disputa a categoria de Longas Brasileiros do aclamado festival gaúcho. Na trama, ao receber a missão de acompanhar e orientar a Bárbara – uma mulher diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline, a estudante de Psicologia Jéssica gradativamente vai descobrir que os extremos de sua “paciente” revelam de fato um obscuro e sombrio lado de sua própria alma – que sempre calada, aprendeu a ignorar os seus sofrimentos mais íntimos.
“Desenvolvi este filme justamente para que possamos abordar, de forma mais aberta e honesta, aquelas questões que se apresentam pelo menos uma vez na vida de cada mulher, como a maternidade, a busca por autoconhecimento, a dúvida e a necessidade de encontrar a nossa força interior para sobreviver num mundo que nem sempre nos enxerga. Feito de mulher para mulher, ‘Por que Você Não Chora?’ é um relato sensível e simbólico sobre a solidão e o sofrimento que tantas guerreiras acabam enfrentando, à medida em que se comunica de forma ampla e abrangente com toda a sociedade, envolvendo a audiência como um todo nessa conversa que é tão poderosa e necessária”, revelou a diretora.
Para o produtor Patrick de Jongh, o filme é uma quebra de paradigmas, estereótipos e muitos preconceitos sociais:
“Sabemos que este é um assunto delicado e por isso desde o princípio priorizamos a autenticidade da narrativa, com o amparo de instituições do setor, que pudessem nos orientar no trato da temática. Foi nesse contexto que o Instituto Olhos da Alma Sã se tornou nosso grande parceiro, nos ajudando a construir essa história que, ainda que seja fictícia, é inspirada nas lutas de tantas pessoas. Um olhar atento e um alerta sobre a depressão e saúde mental, nosso filme visa romper barreiras, desmistificar assuntos delicados e envolver todas as comunidades nesses diálogos, a fim de que possamos promover uma sociedade mais saudável e mais apta para lidar com casos de depressão e suicídio”, concluiu.
Confira o cartaz oficial, acompanhado de sua sinopse:
“Jéssica, menina de origem humilde que veio do interior para estudar na Capital, se depara com um novo mundo durante o estágio na faculdade de psicologia, quando passa a atender Bárbara, diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline. Jéssica é séria demais. enquanto Bárbara é uma bomba relógio. Jéssica nada sabe de si, Bárbara está sempre em processo de autoconhecimento. Enquanto Bárbara vai ganhando limites e confiança para recuperar sua vida, Jéssica vai descobrindo que nunca teve uma. Todas as perguntas e dúvidas que estavam caladas, de repente irrompem, quebrando as estruturas do caráter de Jéssica. O antigo não serve mais e o novo não existe. É um lugar de vazio, de nada. Feminino e forte, sobre a vontade de viver ou morrer, “Por que você não chora?” aborda o controverso tema do suicídio”.
‘Por que Você Não Chora?‘ ainda conta com um grande elenco global, composto pelas atrizes Maria Paula, Cristiana Oliveira, Elisa Lucinda e Priscila Camargo.