‘A Baleia‘ é o próximo filme do elogiado diretor Darren Aronofsky (‘Mãe!’), e traz ninguém menos que Brendan Fraser (‘A Múmia’) no papel principal.
Adaptado de uma peça de Samuel D. Hunter, o longa se concentra na vida de um homem de 270 quilos chamado Charlie, que tenta se reaproximar da filha adolescente depois de abandoná-la para ficar com um amante. Após a morte do companheiro, Charlie se entrega a um transtorno alimentar compulsivo em resposta ao luto, o que acaba transformando-o em obeso mórbido.
O filme marca o retorno de Fraser aos holofotes após mais de uma década, e após ser ovacionado por seis minutos no Festival de Veneza, o astro recebeu o Prêmio Tributo no Festival Internacional de Toronto, um dos termômetros para o Oscar.
E, em seu discurso, Fraser arrancou risos da plateia ao dizer que o último prêmio que ele havia recebido foi quando estava na 4ª série, há cerca de 43 anos.
“Isso é novidade para mim. Normalmente, eu sou o cara que entrega os prêmios, e me tornei muito bom nisso: com a mão esquerda eu seguro o troféu, e com a direita eu aperto a mão do vencedor. Além dos elencos impressionantes dos quais fiz parte, a última vez que fiquei esperando ouvir meu nome em voz alta para receber um prêmio foi durante a quarta série, na liga de boliche. Minha mãe disse que era um prêmio importante. Mas, na plaquinha, escreveram ‘Brian Fusher’… Então, se o Brian estiver aqui hoje, pode pegar o seu troféu depois do show. Esse aqui é meu.”
Confira:
Lembrando que ‘A Baleia‘ estreou com 85% de aprovação no Rotten Tomatoes, baseada em 27 reviews até o momento. Os principais elogios foram destinados à direção de Aronofsky e à performance de Fraser.
Confira alguns dos comentários:
“Fraser demonstra coragem e comprometimento total em seu primeiro papel protagonista em um filme em quase uma década” – Screen International.
“Uma pungente e empática parábola sobre graça e reconciliação, contada com força bíblica” – Daily Telegraph (UK).
“Este é um filme transcendente, triunfante” – South China Morning Post.
“É inorgânico, emulativo, manipulativo, e suas lições são simplistas” – Collider.
“O fato de que Fraser está muito bem no papel e de que Aronofsky é tão habilidoso em modelar a performance combinam-se para fazer de ‘A Baleia’ uma poderosa e única experiência cinematográfica” – Next Best Picture.
Recentemente, Fraser falou a respeito da sua transformação para estrelar o longa-metragem: afinal, ele engordou e usou próteses para interpretar um personagem com 270 quilos.
Longe das grandes produções de Hollywood, ele revelou que queria “desaparecer” para dar vida ao personagem.
“Se não há risco, então por que se incomodar? Quero aprender com as pessoas com quem estou trabalhando neste momento da minha carreira. Eu tive tanta variedade, muitos altos e baixos, então o que eu quero, na segunda metade do meu tempo fazendo isso, é sentir que estou contribuindo para o ofício e estou aprendendo com isso. Esta é uma excelente oportunidade. Eu queria desaparecer na tela. Minha esperança era que eu me tornasse irreconhecível.”
O filme chega ao circuito internacional em 09 de dezembro. No Brasil, nenhuma data foi confirmada.
Aronofsky é conhecido por seus densos e críticos filmes que, normalmente, são alvo de diversas controvérsias. Seus trabalhos mais reconhecidos são ‘Réquiem para um Sonho’, que trouxe Marlon Wayans, Jennifer Connelly, Jared Leto e Ellen Burstyn em uma trama sobre vício em drogas; ‘Cisne Negro’, estrelado por Natalie Portman e que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor; e ‘mãe!’, thriller psicológico estrelado por Jennifer Lawrence e Javier Bardem.