sábado, abril 27, 2024

Primeira aparição de Freddy Krueger: ‘A Hora do Pesadelo’ completa 39 anos !

O terror na sua mais alta escala de medo. Chegava em meados da década de 80 nos cinemas de todo o mundo um filme que marcaria para sempre o gênero terror e apresentaria ao público um dos personagens mais impactantes desse universo. Escrito e dirigido por Wes Craven, A Hora do Pesadelo navega sua narrativa na fixa ideia da personificação do medo na figura de um psicopata aterrorizante que caminha onde o sobrenatural se sobrepõe à razão.

Na trama, conhecemos um grupo de amigos adolescentes que começam a serem perturbados quando estão dormindo, durante seus sonhos (que virão logo pesadelos), por uma figura monstruosa que usa chapéu, tem o corpo dominado por queimaduras e está sempre com um suéter vermelho e verde, conhecido por Freddy Krueger (Robert Englund). Após algumas mortes, a jovem Nancy (Heather Langenkamp), completamente abalada emocionalmente, se torna a única capaz de encontrar coragem para enfrentar a terrível situação que seu destino encontra.

O roteiro busca apresentar alguns porquês importantes que são encaixados ao longo da trama, fato que deixa poucas lacunas em aberto. O antagonismo aqui chega de forma metafórica, colocando de frente o sonho contra o pesadelo e toda a representação do que seria os dois lados, assim vemos uma estrada que percorre os embates entre vítimas e psicopata. Com a certeza que mortes em pesadelos se tornam reais enxergamos outro elemento que a narrativa aproveita, o sobrenatural se sobrepondo à razão e os conflitos que se seguem a partir disso.

Mas não há como não refletir sobre essa obra sem buscar com uma lupa um olhar minucioso sobre o medo, essa variável incontrolável da emoções humanas. Aterrorizante, com cenas angustiantes, pessoas engulidas por camas, as incertezas do sonhar e a realidade, para simbolizar o medo, o roteiro de Craven investe suas fichas em uma figura grotesca, cruel, com próteses afiadas nos dedos que reúne simbolismo de um verdadeiro pesadelo. Craven teve a ideia para o filme a partir de uma série de artigos de um jornal norte-americano sobre um grupo de refugiados asiáticos que morreram em meio a pesadelos, um fenômeno que ficou conhecido como Síndrome da Morte Asiática.

A Hora do Pesadelo é repleto de curiosidades. Demi Moore e Courteney Cox fizeram testes para serem a protagonista. Já Brad Pitt, Nicolas Cage e John Cusack para o papel de Glen (um dos jovens perseguidos por Freddy). As filmagens aconteceram na Califórnia, duraram um mês, com um orçamento de menos de dois milhões de dólares, o projeto arrecadou mais de 25 milhões somente em bilheteria por todo o planeta. Esse projeto marca a estreia de Johnny Depp nos cinemas.

Para quem quer ver ou rever, o filme está disponível no catálogo da HBO Max.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS