quinta-feira, março 28, 2024

Primeiras Impressões | I Know This Much is True traz Mark Ruffalo devastador em dose dupla na HBO

Se você já assistiu a um ou dois dos filmes escritos e dirigidos por Derek Cianfrance, provavelmente se preparou para uma nova onda de personagens sofridos e uma história enrijecida com ‘I Know This Much is True’. O novo projeto do cineasta de ‘Namorados Para Sempre’ e ‘A Luz Entre Oceanos’ ecoa distante de ambos os filmes, mas tem sua garantida porção de obstáculos emocionais que, para todos os efeitos, talvez não combinem muito com o momento, mas talvez sejam exatamente aquilo de que precisamos.

A minissérie é protagonizada por um Mark Ruffalo em dose dupla, interpretando os irmãos gêmeos Dominick e Thomas Birdsey. Baseada no livro homônimo de Wally Lamb, a produção se estende por seis episódios, todos escritos e dirigidos por Cianfrance.

A distinção entre Thomas e Dominick é fácil e imediata, catapultada não apenas pelas abordagens distintas do ator para cada um deles, habituado a viver dois personagens em um com Bruce Banner/Hulk no Universo Cinematográfico Marvel, mas também por pontos específicos da história. A relação instável entre eles é pontuada mais pelas diferenças do que pelas semelhanças: Thomas tem esquizofrenia, e Dominick normalmente precisa sair de sua própria rota para defender ou ajudar o irmão, embora ele próprio esteja tão rodeado de problemas quanto o outro. 

É em um destes momentos de união e defesa que nos encontramos com os irmãos Birdsey, a partir de uma cena de abertura inesquecível em seus próprios termos e que, por si só, desencadeia uma sequência de lutas e derrotas tanto para Dominick quanto para Thomas. Imediatamente, fica clara não apenas a diferença de postura entre eles, mas a forma como ‘I Know This Much is True’ está disposta a encarar de frente a indiferença e a fragilidade de histórias e mundos tão sofridos, calcada em personagens falhos e cheios de defeitos. Não adoráveis, mas não detestáveis. Neste sentido, o episódio deixa seus pontos de vista escancarados para o espectador, para que não restem dúvidas. 

I Know This Much is True HBO

A tristeza deste mundo não traz personagens frios ou desinteressantes, se esta foi a primeira conclusão. Pelo contrário, estamos diante de um desfile de personalidades promissoras e complexas, seja com a histriônica Juliette Lewis no papel da tradutora Nedra Frank, a sempre ótima Kathryn Hahn como Dessa Constantine, ex-esposa de Dominick, ou Melissa Leo como a saudosa mãe dos gêmeos, surgida em flashbacks. Esta é uma das grandes fortalezas iniciais da minissérie, que dificilmente cairá no tédio com tantos talentos em frente às câmeras. Se em qualquer outro ambiente tantas explosões de energia poderiam ser exaustivas, aqui elas cumprem o papel de imprimir cores e vida em um ambiente demasiadamente soturno. Um bem-vindo contraponto na balança.

Em termos de narrativa e estudo de personagens, a estrutura em flashbacks é o que possibilita uma análise detalhada da história de Dominick e Thomas, e onde elas se distanciam ou se aproximam. O primeiro episódio vai e volta diversas vezes entre a infância e a vida adulta dos dois, tecendo relações diretas ou indiretas entre quem eles se tornaram e a relação complicada com a mãe e o padrasto, Ray (John Procaccino). Por tudo isso, ‘I Know This Much is True’ se dedica bastante a analisar o que os laços afetivos iniciais significam para os futuros, sobretudo na vida de Dominick, sobre quem este primeiro episódio se debruça com mais ênfase.

Por mais vago que possa ou deva ser um resultado após um único episódio, a primeira hora de ‘I Know This Much is True’ ganha força justamente por não se esquivar do sofrimento que promete, e por se ancorar em personagens intensos com alto potencial de ressoarem forte com o público. É esperado que, em um momento tão difícil e delicado em meio a uma pandemia global deixando um rastro desolador em sua passagem, talvez a disposição geral para uma história tão emocionalmente desgastante não seja das melhores. Mas existe algo recompensador em acompanhar esses personagens falhos e cheios de erros tentando construir algo diferente e se recusando a deixar que o sistema os destrua, acreditando com força invejável nos próprios laços fraternais contra toda e qualquer coisa.

Se não por outra coisa, Mark Ruffalo está simplesmente um deleite com esses dois personagens.

I Know This Much is True vai ao ar aos domingos, às 22h, na HBO.

Mais notícias...

Laysa Zanettihttps://cinepop.com.br
Repórter, Crítica de Cinema e TV formada em Twin Peaks, Fringe, The Leftovers e The Americans. Já vi Laranja Mecânica mais vezes que você e defendo o final de Lost.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS