quinta-feira, abril 25, 2024

‘Procurando Nemo’ completa 18 anos; Confira curiosidades sobre a aclamada animação da Pixar!

‘Procurando Nemo’ é um dos melhores e mais importantes da Pixar e é um dos grandes representantes da Era de Ouro do estúdio. Mais do que isso, o longa tornou-se o primeiro da companhia a levar para casa o Oscar de Melhor Animação, além de ter conquistado outras três indicações na premiação (incluindo Melhor Roteiro Original).

Arrecadando mais de US$940 milhões nas bilheterias mundiais, a aclamada produção gira em torno de Marlin, um peixe-palhaço superprotetor que cruza o oceano em busca do filho, Nemo, levado por uma dupla de mergulhadores. Enfrentando tubarões famintos, águas-vivas perigosas e uma baleia gigantesca, Marlin e Dory, uma peixinha com síndrome de perda de memória recente, lutam contra seus piores medos para resgatar o jovem Nemo.

Para celebrar a importância e o recente aniversário do filme, o CinePOP separou uma breve lista com dez curiosidades de bastidores.

Confira:

PROJETO PERFEITO

O diretor Andrew Stanton apresentou o projeto e a ideia para o chefe da Pixar, John Lasseter, em uma sessão de uma hora, utilizando auxílios visuais bastante elaborados e vozes para os personagens. No final da reunião, Stanton perguntou a Lasseter o que ele tinha achado – e ele respondeu: “você me conquistou com ‘peixe'”.

PERFEIÇÃO EXAGERADA

Os animadores da Pixar haviam construído um oceano bastante realista, mas tiveram de deixá-lo um pouco mais falso para que as pessoas não pensassem que as cenas eram verdadeiras.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Não deixe de assistir:

Stanton dublou o icônico personagem Crush, a tartaruga marinha. O diretor nunca pretendeu fazer a voz dele – pelo contrário, iria fornecer as falas para o primeiro corte. Entretanto, quando os testes de exibição se mostraram muito bem recebidos, ele decidiu ficar com o papel. Stanton gravou todas as falas deitado no sofá de seu escritório.

FANTASMAS DO PASSADO

Originalmente, Stanton planejava revelar o passado de Marlin e da esposa, Coral, de modo gradativo e com a ajuda de flashbacks. Entretanto, depois de algumas sessões-teste, ele percebeu que Marlin parecia exagerado demais e decidiu revelar toda a história logo na primeira sequência – explicando o motivo da superproteção dele para com Nemo. A ideia do flashback, eventualmente, seria utilizada na sequência ‘Procurando Dory’.

MUDANÇA DE SUCESSO

William H. Macy havia fornecido a voz de Marlin no começo das filmagens. Entretanto, segundo o livro DisneyWar, de James B. Stewart, o CEO da Disney Michael Eisner disse que o filme seria um fracasso, dizendo que “esse será um choque de realidade para o pessoal. É OK, mas não chega aos pés dos filmes anteriores. Claro que eles acham que é ótimo. Acredite em mim, não é”. Stanton, então, reelencou o papel para Albert Brooks – e o resultado foi esplendoroso, com aclamação universal por parte da crítica especializada e uma bilheteria monstruosa.

“OI! MEU NOME É DORY”

Dory, a cirurgião-patela que cruza caminho com Marlin, é uma das principais personagens do longa e, de fato, consegue roubar praticamente todas as cenas. Dublada pela apresentadora Ellen DeGeneres, esse foi o primeiro papel escrito especificamente para uma celebridade.

INSPIRAÇÃO ANIMADA

No corte original do filme, a baleia que engole Marlin e Dory se aproxima deles pela frente. Tal versão apareceu no primeiro trailer do longa. No corte final, a baleia vem por trás e faz alusão a um teste de animação que mostrava o animal emergindo do fundo do oceano por trás de um peixe pequeno.

DECEPÇÕES

Em diversas entrevistas, Megan Mullally revelou que originalmente dublaria Dory na animação, mas os produtores ficaram desapontados ao descobrir que a voz de sua personagem Karen Walker na sitcom ‘Will & Grace’ não era natural. Ela acabou sendo contratada de qualquer maneira e encorajada a usar a voz de Karen para o papel. Quando ela recusou, os produtores a demitiram.

REPRESENTAÇÃO VEROSSÍMIL

Grande parte dos peixes no filme são encontrados no Oceano Pacífico. Nemo e Marlin são peixes-palhaço; Dory é uma cirurgião-patela; Gil é um moorish idol; Bolota é um baiacu; Bolha é um cirurgião-amarelo; Peach é uma estrela do mar; Gurgle é um peixe-royal-gamma; Jacques é um camarão-limpador; e Deb/Flo é um peixe-donzela listrado.

EASTER EGGS

Os personagens dos estúdios Pixar são normalmente planejados com anos de antecipação. Nemo apareceu pela primeira vez como um brinquedo no quarto de Boo em ‘Monstros S.A.’ (2001); ‘Procurando Nemo’, por sua vez, introduz personagens de filmes futuros: na cena em que Darla é atacada por Nigel, o pelicano, a câmera mostra um menino lendo uma HQ do Sr. Incrível (em referência a ‘Os Incríveis’, de 2004); pela janela do consultório do dentista, é possível ver um Fiat 500 amarelo, fazendo alusão a Luigi, personagem de ‘Carros’ (2006).

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS