Já estão disponíveis todos os cinco episódios da primeira produção original do Amazon Prime Video realizada em língua não inglesa. É o documentário da série All or Nothing, que aborda grandes feitos esportivos de equipes em diferentes modalidades pelo mundo. Depois do trabalho absurdo realizado nos bastidores do título inglês do Manchester City, chegou a vez do público adentrar nos bastidores da Seleção mais famosa do mundo.

O evento de lançamento foi realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. (Willian Cobian/ CM)

A série All or Nothing é referência no mundo esportivo por trazer uma visão diferenciada das grandes conquistas. E não foi diferente ao abordar a trajetória da Seleção Brasileira rumo ao título da Copa América 2019, que foi disputada no Brasil e vencida pelos comandados de Tite. O caminho da Seleção Canarinho foi conturbado e cheio de elementos adversos, que contribuíram demais para a dramaticidade da série. Afinal, quando seu principal jogador sofre uma lesão e é acusado de estupro pouco tempo antes do início do torneio, e um possível surto de caxumba põe em risco a integridade dos atletas no meio da competição, chegar à final e vencê-la com méritos não é uma das missões mais fáceis.

Neymar sofreu uma lesão no amistoso contra o Catar que o tirou da Copa América. (Reprodução)

A parte mais legal dos episódios – que duram cerca de uma hora, cada – é mostrar como funciona o dia a dia de um atleta convocado para a Seleção. Suas expectativas, frustrações e brincadeiras são mostradas e humanizam os ídolos de diferentes torcidas, como o atacante Richarlison, do Everton, e o zagueiro Thiago Silva, do PSG. Há também uma viagem pela história de vida de alguns jogadores, como o atacante Gabriel Jesus, do Manchester City, que saiu dos terrões do Jardim Peri para brilhar nos gramados da Inglaterra. Outro a ter sua origem destrinchada é o volante Arthur, do Barcelona, que conta com diversos depoimentos de seus familiares e muitos personagens de sua infância em Goiás.

Arthur e Thiago Silva (ao fundo) são alguns dos destaques da série. (Lucas Figueiredo/ CBF)

Entrevistamos o técnico Tite no evento de lançamento da série. Para ele: “O grande legado, talvez, dessa apresentação foi olhar o lado humano de cada um. E que, por trás do herói, do ídolo, existe uma pessoa com sentimentos, com medo, que às vezes não acorda bem, que sente raiva igual a todos nós. Talvez esse lado de identificação com o torcedor seja o legado [do documentário]”. Falando no Tite, a série acompanha bem de perto suas reações pré e pós jogos, mostrando suas preocupações e a pressão de estar no cargo máximo do futebol brasileiro. Também é fantástico ter acesso, pela primeira vez, a todas as preleções do treinador. Elas dão uma ideia do que ele pensa de futebol e como tentar passar isso para os jogadores.

O técnico Tite falou com a imprensa na festa de lançamento da série. (Willian Cobian/ CM)

O único ponto falho, talvez, seja a ideia de que a Copa América serviu para reaproximar a Seleção do Povo brasileiro de novo. Quer dizer, o título fez algumas crianças prestarem um pouco mais de atenção à Seleção Canarinho, mas há diversos fatores que afastam a Amarelinha do Povo que não foram abordados com a profundidade necessária, como grupos políticos adotarem a camisa para seus protestos. Por outro lado, os comentários do jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, fazem alguns contrapontos que trazem um pouco da visão do torcedor e da imprensa para dentro do documentário.

A conquista da Copa América aconteceu no Novo Maracanã lotado. (Lucas Figueiredo/ CBF)

Questionado sobre a possibilidade de uma nova parceria com a Amazon, o presidente da CBF, Rogério Caboclo, se disse muito orgulhoso do trabalho e que vê com bons olhos novos trabalhos: “É um projeto maravilhoso e desafiador. Foi muito bacana a gente projetando isso do início até aqui. A relação que foi estabelecida entre o time jornalístico e a equipe do Brasil, no final das contas, mostrou que foi uma parceria muito produtiva. […] Eu tenho certeza, a partir desta [série] que outras parcerias virão”.

Tudo ou Nada: Seleção Brasileira está disponível no Amazon Prime

Aproveite para assistir:

Comentários

15 Séries da Netflix Para Maratonar

15 Séries da Globoplay Para Você Maratonar

15 Séries da Amazon Prime Para Maratonar neste mês

10 reality shows insanos pra você que amou The Circle e Casamento às Cegas

Não deixe de assistir:

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE