Em entrevista ao Yahoo! Entertainment, o produtor Dean Devlin revelou quais eram os planos originais para a sequência do clássico ‘Independence Day‘, que contaria com o retorno do Will Smith.
O produtor afirmou que havia planejado até mesmo um terceiro filme antes do astro se recusar a retornar para a franquia.
“Eu e o [diretor] Roland [Emmerich] escrevemos o roteiro da sequência por conta própria – não fomos pagos pelo estúdio. Antes de começarmos, nos encontramos com o Will Smith e contamos a nossa ideia. Ele amou e estava muito empolgado para participar. Nós escrevemos duas sequências [com o retorno dele] como protagonista e entregamos ao estúdio. Eles adoraram e deram sinal verde imediatamente. Eles disseram: ‘Essa é a melhor primeira versão de um roteiro que já lemos’.”
Ele completa, “A sequência seria como ‘Rocky III’. O protagonista teria ficado rico e famoso, mas estaria se sentindo muito confortável e teria sua chance para sair de sua aposentadoria. Mas, de repente, [o Will Smith] decidiu não retornar. Nós ficamos chocados. Naquela época, eu me senti um pouco desprezado porque ele tinha acabado de estrelar um filme sci-fi que não tinha performado muito bem. No final das contas, ele se recusou a retornar, mas o estúdio queria seguir em frente e fomos jogados em um desenvolvimento infernal por algum tempo.”
Vale lembrar que, além de ter sido massacrada pelos críticos (conquistando apenas 29% de aprovação no Rotten Tomatoes), a sequência ‘Independence Day: O Ressurgimento‘ também fracassou nos cinemas – tendo arrecado apenas US$ 389.7 milhões mundialmente, a partir de um orçamento de US$ 165 milhões, o que rendeu um prejuízo grandioso para a 20th Century Fox.
Anteriormente, o diretor Roland Emmerich (‘Midway – Batalha em Alto Mar’) confessou que produzir a sequência foi um erro: “Eu só queria fazer um filme exatamente como o primeiro, mas no meio da produção Will decidiu deixar o projeto, pois queria fazer ‘Esquadrão Suicida’. Eu devia ter interrompido o longa ali, porque nós tínhamos um roteiro muito melhor. Mas então eu acabei tendo que providenciar um outro roteiro remendado, feito às pressas.”