Durante a 2ª temporada de ‘American Gods‘, Orlando Jones, intérprete de Mr. Nancy, disse que também atuou como roteirista da série para garantir que os negros fossem bem representados na narrativa.
E, após ser demitido da produção, o astro fez diversos comentários afirmando que o showrunner Charles Eglee o afastou porque “o ódio e a revolta de seu personagem passam uma mensagem errada para os negros da América.”
Mas, de acordo com o Deadline, a Fremantle, produtora responsável pelo programa, emitiu um comunicado negando as polêmicas declarações do ator.
“As histórias que estamos planejando para a próxima temporada evoluíram continuamente para acompanhar a complexa mitologia do material de origem. Jones não fará mais parte da série porque Mr. Nancy, entre outros personagens, não aparecem na parte do livro que estamos focando na 3ª temporada. Não há nenhuma motivação oculta em nossa decisão.”, diz a nota.
Apesar de não se dirigir a Jones diretamente, a companhia deixou claro que o compromisso da produção é buscar meios de ampliar a diversidade na narrativa.
“Vários novos personagens, muitos dos quais já foram anunciados, serão introduzidos no mundo de Shadow Moon, o que vai contribuir ainda mais para o legado do programa como uma das séries mais diversas da televisão.”
Anteriormente, Jones disse que perdeu diversas oportunidades em outras produções por dar prioridade à série e sentiu que foi passado para trás:
“Eu gostaria que essas pessoas agissem com mais responsabilidade e respeito. Seria legal receber um ‘obrigado’ pelo trabalho que eu fiz. Espero que ninguém mais passe por isso, porque eles acabaram me passando para trás. Me disseram que eu iria retornar na próxima temporada, mas me passaram para trás.”
Até o momento, maiores detalhes não foram revelados sobre a situação entre os envolvidos na polêmica.
Lembrando que as duas primeiras temporadas continuam disponíveis na Amazon Prime.
O segundo ano enfrentou muitos problemas nos bastidores, com o afastamento dos showrunners originais, Michael Green e Bryan Fuller, e a demissão de seu substituto, Jesse Alexander., além de perder membros do elenco, tais como Gillian Anderson e Kristin Chenoweth.
Inspirado no aclamado livro de Neil Gaiman, ‘American Gods‘ mostra que Terra está sendo invadida por deuses novos e velhos, partindo da premissa que essas criaturas mitológicas existem devido à crença da população. Com o passar dos anos, a fé em tais figuras foi se desfalecendo, abrindo espaço para novos deuses surgirem no mundo – estes alimentados pela obsessão nacional com a mídia, a cultura de celebridades, a tecnologia, etc.
O elenco é composto por Ian McShane, Ricky Whittle, Emily Browning, Orlando Jones, Crispin Glover e Pablo Schreiber.