sexta-feira, abril 19, 2024

Ranking | Do Pior ao MELHOR da Franquia ‘Jurassic Park’ – incluindo ‘Jurassic World: Domínio’

Jurassic World: Domínio enfim chega aos cinemas brasileiros hoje e os fãs já vão sair das sessões se perguntando qual capítulo da saga é o melhor. Pensando nisso, o CinePOP, que já viu o novo filme, fez um ranking de toda a saga, incluindo Jurassic World: Domínio.

Confira:

6. Jurassic Park III (2001)

Massacrado pela crítica, Jurassic Park III foi dirigido por Joe Johnston, que tentou se desvencilhar ao máximo do trabalho feito e consagrado por Steven Spielberg nos anos anteriores. Para isso, ele levou o Dr. Grant (Sam Neill) para a Ilha Sorna, onde ele acaba sendo enganado por uma família que procura o filho desaparecido. Além de destruir a vida amorosa do protagonista, o filme ainda muda o comportamento de certos personagens e mata o principal astro da saga, o Tiranossauro, para dar lugar ao psicótico Espinossauro. Além disso, ele flerta mais com o suspense do que com a aventura e traz alguns dinossauros feitos com um CGI bem meia boca.

 

5. Jurassic World: Reino Ameaçado (2018)

O segundo capítulo da trilogia Jurassic World trouxe o diretor J.A. Bayona para dar ao filme um tom mais próximo do suspense e do terror. No entanto, dá para sentir uma interferência do estúdio, que parece ter pedido para ele segurar um pouco a mão. Então, apesar de ter a melhor direção da trilogia nova, fica uma falta de coesão na história, que traz a destruição da Ilha Nublar por meio da erupção do vulcão. Assim, o governo precisa decidir entre resgatá-los ou deixá-los para morrer. Claro que nada sai como o esperado.

 

4. O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997)

Protagonizado pelo sarcástico Dr. Ian Malcolm (Jeff Goldblum), o segundo e último filme da franquia Jurassic a ser dirigido por Steven Spielberg é uma adaptação bem liberal do romance homônimo de Michael Crichton. A trama gira em torno do Dr. Malcolm, que revelou ao mundo os horrores que viveu na Ilha Nublar em 1993. Porém, a InGen, sob nova direção, usa seu dinheiro e influência para descreditá-lo no meio acadêmico, fazendo com que ele fosse visto como louco. No entanto, após convocação de um doente John Hammond, ele descobre que sua namorada foi mandada para a Ilha Sorna, uma segunda ilha onde os dinossauros eram feitos, para documentar a vida deles na natureza. Então, ele aceita integrar um time que vai para a ilha para tirar seu amor de lá. O problema é que a nova direção da empresa enviou um grupo de mercenários para capturarem algumas espécies e levarem para o continente, onde planejam fazer um novo parque.

O interessante é que mesmo mantendo a excelência técnica do filme original, mesclando com maestria o CGI com os animatrônicos, o próprio Steven Spielberg já assumiu que não gosta tanto desse filme. Ele tem dois momentos bem distintos. O primeiro é toda a saga de Malcolm indo para a ilha e tentando sair de lá. Se o filme fosse só isso, seria uma boa sequência, ainda mais brutal que o primeiro longa, mas o segundo momento é o do T-Rex na cidade. Ele funciona como um conto anacrônico isolado, mas acaba estendendo por demais o filme e não dialoga bem com a proposta trazida. Mesmo assim, é uma aventura com momentos memoráveis e um suspense bem trabalhado.

 

Não deixe de assistir:

3. Jurassic World: Domínio (2022)

O novo e último capítulo da saga traz uma direção não muito inspirada de Colin Trevorrow e um roteiro quase inexistente. Só que a reunião do trio original com o novo elenco traz ao filme um jeitão de parque de diversões para os fãs da saga.

Além disso, os novos dinossauros misturam muito bem os efeitos práticos com o CGI, dando um aspecto de realismo muito bem-vindo. Sem contar as novas espécies e as cenas de ação de tirar o fôlego.

 

2. Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015)

Reiniciando a franquia Jurassic nos cinemas, Jurassic World se passa décadas depois da tragédia original e traz o parque funcionando nos dias atuais. A InGen revitalizou a ilha melhorou a tecnologia, fazendo do Jurassic World uma das principais atrações do mundo. Porém, quando o primeiro híbrido do parque escapa de seu padoque, o público passa a correr sérios riscos, dada a imprevisibilidade do animal “nascido” para matar.

Há quem não goste muito das propostas desse filme, como ter os Velociraptores “treinados”, mas ver o parque funcionando e ter a dupla de irmãos comandando grande parte da história faz desse filme uma aventura muito boa de assistir.

 

1. Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993)

Por fim, em primeiro lugar no ranking, não tinha como ser diferente. O primeiro Jurassic Park é um clássico imortal do cinema e responsável por despertar o amor pela sétima arte em algumas gerações.

A trama é adaptada do livro homônimo pelo próprio autor, Michael Crichton, e leva um grupo de cientistas para um fim de semana em uma ilha, onde um bilionário decidiu investir na clonagem de dinossauros para abrir um parque temático. As coisas dão errado, os dinossauros escapam e agora o grupo precisa encontrar um jeito de sobreviver e pedir ajuda ao continente para deixar a ilha.

Trazendo os dinossauros mais realistas que o cinema já viu, Steven Spielberg praticamente redefiniu os conceitos de blockbuster com esse longa.

E aí? Concorda com o ranking? Diga nos comentários!

Jurassic World: Domínio está em cartaz nos cinemas do Brasil.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS