segunda-feira, junho 17, 2024

Regina Casé Recebe Prêmio Zeca Pagodinho no 1º Festival de Cinema de Xerém

Na última quarta (8/5), o Centro de Convenções John Wesley foi o cenário de uma noite inesquecível com a abertura oficial do 1º Festival de Cinema de Xerém. Com um público entusiasmado e uma programação repleta de homenagens, o evento marcou um importante momento para a promoção do audiovisual na Baixada Fluminense.

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo diretor e idealizador do festival, Sérgio Assis, e por sua filha, Juliana Assis, que deram as boas-vindas ao público e destacaram a importância do evento para a comunidade local. Sérgio Assis, também fundador da Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV), relembrou a trajetória da escola e a sua missão de tornar a arte acessível a todos. “A história deste festival começa em 2014, quando decidi fazer da arte um sonho possível para todos. Hoje, celebramos a concretização desse sonho”, afirmou Sérgio.

Um dos momentos altos da noite foi a homenagem ao patrono do festival, Zeca Pagodinho. O ícone da cultura e da música brasileira foi celebrado por sua contribuição à arte e por inspirar tantos talentos na região. Louiz Carlos da Silva, presidente do Instituto Zeca Pagodinho, também destacou o impacto do projeto Cinema Leva Eu, que capacita jovens em produção audiovisual.

A noite contou ainda com uma bela homenagem à atriz Regina Casé, reconhecida por sua versatilidade e contribuição ao cinema, teatro e televisão brasileiros. Regina recebeu o troféu das mãos de Zeca Pagodinho, em um momento que emocionou a todos os presentes.

“Eu acredito que a periferia produz uma cultura muito forte, potente, e que às vezes não chega à mídia oficial. A música e o futebol são vocações do brasileiro, mas, pensa bem, o cinema também é uma vocação do brasileiro. O Brasil já arrebentou em todos os festivais internacionais. Eu acho que a gente tem que tratar o cinema com o mesmo calor, com a mesma força, e vibrar para que todo mundo conheça o cinema como conhece a música e o futebol”, defendeu a atriz.

A noite foi encerrada com a exibição do filme “Três Verões”, dirigido por Sandra Kogut e estrelado pela homenageada Regina Casé, coroando uma abertura memorável para um festival que promete fomentar a arte e a cultura na região.

A programação do festival, que se estende até sábado (11/5), inclui quatro mostras competitivas de curtas-metragens, uma mostra infanto-juvenil e exibições de longas-metragens que ilustram o talento dos homenageados Regina Casé e Hsu Chien. Os filmes participantes das mostras competitivas concorrem ao Troféu Zeca Pagodinho e ao Prêmio Edina Fujii, oferecido pela Naymovie.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS