sexta-feira, junho 21, 2024

A Morte Pede Carona, Noite dos Arrepios e os Clássicos Cult de Terror dos anos 80 em Suas Primeiras Exibições na TV Aberta no Brasil

Quem cresceu nos anos 80 e 90 irá para sempre lembrar das exibições dos filmes que marcaram sua juventude na TV aberta. Acontece que essa geração não tinha a internet como hoje, e a facilidade de encontrar um filme no toque de um dedo. Naquela época raiz tudo era mais difícil, e o contato que tínhamos com os filmes era quando eles passavam nas famosas redes de TV nacionais – em especial a Globo e o SBT. E dentro destes canais, a Tela Quente e a Sessão das Dez foram dois dos programas mais emblemáticos de filmes de seus respectivos canais.

A Sessão das Dez, do SBT, é ainda mais antiga, tendo sido inaugurada em 1985, sempre aos domingos após o programa Silvio Santos. A Tela Quente, às segundas na Globo, marcou a partir de 1988, sempre com sessões de filmes inéditos na TV aberta. Na infância dos anos 80, os olhos dos pequenos cinéfilos brilhavam com o anúncio de um filme que parecia ser muito bom nesses canais.

Quando falamos nos queridos filmes de terror que marcaram a década o procedimento era o mesmo. Os pequenos aficionados pelo gênero ficavam esperando a exibição daquele filme que sabiam que iria fazer seu sangue gelar à noite e depois era correr para o quarto antes que a assombração nos pegasse. Abaixo lembraremos as primeiras exibições de clássicos atemporais do terror por aqui nas TVs abertas. Confira abaixo.

01) A Noite das Brincadeiras Mortais

Exibido de forma inédita pela rede Globo na Tela Quente de 1989 (um ano após a estreia do programa), ‘A Noite das Brincadeiras Mortais’ é de 1986, e funciona quase como uma sátira de ‘Sexta-Feira 13’, contando com o mesmo produtor, o mesmo estúdio e a mesma atriz. Apesar de ser um slasher também, é um filme de terror passado no fim de semana do dia 1º de abril. O longa foi exibido no dia 21 de agosto pela primeira vez.

02) Noite dos Arrepios

A Globo era especialista em exibir filmes de terror nas noites de segunda-feira na Tela Quente. Foi ali que muitos cinéfilos mirins adquiriram o gosto não apenas por cinema, mas por cinema de gênero, entrando em contato pela primeira vez com filmes fantásticos. ‘Noite dos Arrepios’ é um dos mais cult do período, misturando assassinos, alienígenas, vermes malditos, zumbis e tudo que um bom filme de terror pede. Só quem viveu a época sabe a mágica que foi descobri-lo. O longa fez sua estreia na TV no dia 27 de novembro de 1989.

03) A Morte Pede Carona

A primeira exibição na TV aberta deste thriller eletrizante de arrepiar até o último pelo do pescoço foi no dia 15 de outubro de 1990, bem propício para o dia das bruxas. Esse é outro filme que “traumatizou” toda uma geração, e mostrava o psicopata interpretado pelo saudoso Rutger Hauer tocando o terror nas estradas americanas e no jovem inocente Jim (papel de C. Thomas Howell – artista que igualmente marcou época). Simplesmente inesquecível.

04) A Volta dos Mortos-Vivos

Não deixe de assistir:

No mesmo ano de ‘A Morte Pede Carona’, 1990, foi ao ar de forma inédita na Tela Quente o divertido ‘A Volta dos Mortos-Vivos’. Foi no dia 24 de setembro de 1990 que os zumbis mais famosos dos anos 80 deram as caras na TV aberta brasileira, ao mesmo tempo brincando com a mitologia criada por George Romero ainda na década de 1960 e criando seu próprio universo de sua franquia com muito humor, gore e sustos. Quem era criança ou adolescente na época sem dúvida lembra dessa primeira exibição.

05) A Casa do Espanto

Curiosamente, fontes afirmam que a primeira exibição de ‘A Casa do Espanto’ na rede Globo precede até mesmo a estreia de Tela Quente. Acontece que o programa de filmes mais famoso da rede Globo surgiu em 1988 e a primeira exibição de ‘A Casa do Espanto’ foi no dia 23 de novembro de 1987 – dois anos depois da estreia do filme em 1985. A exibição foi no programa “Cinema Especial”. Na trama, William Katt interpreta um escritor herdando a casa de uma tia idosa que faleceu. A pegadinha é que a casa, é claro, é amaldiçoada.

06) A Fortaleza

Muitos fãs saudosistas do período lembram é das reprises deste thriller para lá de nervoso no SBT. De fato, o canal do “homem do baú” chegou ao cúmulo de exibir este filme violentíssimo e assustador na sessão Cinema em Casa, quando o programa passava de tarde, ao alcance de qualquer criança. Tudo bem que mesmo passando à noite muitas crianças deram um jeito de assistir, como este que vos fala, somente para tremer de medo. A primeira exibição inédita na TV aberta do filme, no entanto, foi na rede Globo, quando passou na Tela Quente em 6 de junho de 1988, na estreia do programa. Na trama, quatro bandidos, vestidos com máscaras de Papai Noel, Gato, Pato e Rato, sequestram uma professora e seus alunos.

07) Sexta-Feira 13 – Parte 2

Este foi o primeiro filme da franquia de terror ‘Sexta-Feira 13’ exibido na TV aberta. Sua estreia nas telinhas foi na rede Globo no dia 21 de março de 1987, no Domingo Maior. Essa data precede inclusive a estreia da Tela Quente, inaugurada pela Globo em 1988. Curiosamente, o primeiro filme da franquia demorou mais a estrear na TV aberta que suas duas continuações, pois um embargo não liberava o filme para a exibição por aqui – nó que só se desatou em 12 de junho de 1989, quando o primeiro ‘Sexta-Feira 13’ pôde estrear de forma inédita na Globo. Na Tela Quente, o primeiro a ser exibido foi a parte 3, em 5 de dezembro de 1988.

08) A Mosca

Um dos maiores clássicos do terror dos anos 80, ‘A Mosca’ é uma história trágica, sobre um cientista obcecado com seu novo experimento, uma criação tecnológica que irá mudar o mundo: uma cabine de teletransporte. Ao testar em si mesmo, ele termina se mesclando a outro organismo vivo, uma mosca que inadvertidamente entrou na cabine. Agora, aos poucos ele se transforma numa criatura que é a mistura do DNA de um humano e um inseto. ‘A Mosca’, com Jeff Goldblum e Geena Davis estreou no segundo ano da Tela Quente, em 26 de janeiro de 1989.

09) Cemitério Maldito

Outro clássico dos clássicos, que assustou toda uma geração, foi este longa baseado no livro do mestre do terror Stephen King. Em especial quem viu o filme na época de sua estreia na rede Globo jamais esqueceu a personagem Zelda, a irmã da protagonista que sofria de uma terrível doença que a deixava com uma forma bastante esquelética e deformada. A trama conta sobre uma família feliz, encontrando apenas desespero e tragédia ao se mudar para um cenário rural, ao lado de um cemitério de animais que tem a fama de trazer os mortos de volta à vida. O filme estreou na Tela Quente no dia 2 de setembro de 1991.

10) Baile de Formatura 3

Terminando a lista temos um dos filmes mais obscuros a ter estreado no horário nobre da Globo na Tela Quente. A franquia ‘Baile de Formatura’ é uma das mais curiosas do gênero terror, pois começou como uma cópia de ‘Halloween’, um slasher “whodunit” que contava até mesmo com a presença de Jamie Lee Curtis no primeiro filme de 1980. Depois, a continuação em 1987 já transformava a coisa em um horror sobrenatural, sobre uma jovem de 1957 que sofria bullying, morreu e retorna como espírito maligno na década de 80. É por esse caminho que o terceiro filme decidiu seguir, tentando transformar Mary Lou em uma figura icônica do gênero, sem sucesso. O filme estreou na Tela Quente no dia 21 de setembro de 1992.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS