sábado, abril 27, 2024

Relembre os Vampiros mais ENGRAÇADOS do Cinema

Recentemente, tivemos a divulgação do trailer de ‘Renfield’, um filme de horror cômico que tem como o seu principal diferencial a presença do icônico ator Nicolas Cage interpretando o Drácula. Porém, com tudo que vemos até agora, causar medo é a menor das preocupações do longa, já que o Cage está lá mesmo para usar a sua persona pitoresca e criar um dos vampiros mais curiosos do cinema.

Contudo, a ideia de trazer vampiros diferentes, com obras que apostaram mais no humor do que no terror propriamente disso, meio que sempre existiu no cinema. Fazer comédia usando elementos de horror é algo bastante comum, seja em filmes mais clássicos, em propostas grotescas ou mesmo através do subgênero chamado terrir.

E com as figuras vampirescas isso fica ainda mais fácil de lidar, já que nem sempre essas criaturas milenares são obrigatoriamente ligadas a esse aspecto mais obscuro. Até porque, além de vermos diversos títulos apostarem em abordagens mais sérias, outros também diversificaram pelo lado mais dramático ou até no romance.

Então foram vários os filmes que tentaram fazer humor utilizando os vampiros como ferramenta principal, com alguns alcançado performances hilárias e outros sendo simplesmente bizarros, para não dizer ridículos. Enfim, vamos lá relembrar esses momentos peculiares onde os chupadores de sangue matavam as pessoas de rir.

Mamãe Saiu Com Um Vampiro (2000)

Na história desse filme perdido dos anos 2000, os irmãos Adam (Matthew O’Leary) e Chelsea (Laura Vandervoort) querem sair de casa, mas estão de castigo. O menino conseguiu ingressos para assistir um show com seu melhor amigo, Duffy (Jake Epstein), e a garota tem um encontro com o namorado.

Eles então precisam arrumar um encontro para a mãe, Lynette (Caroline Rhea), garantindo que ela fique fora de casa durante a noite. Tudo parece correr bem, até que começam a desconfiar que o pretendente da mãe pode ser um vampiro. E aí você já imagina onde isso vai dar.

Não deixe de assistir:

Garotos Perdidos (1987)

Com uma trilha sonora espetacular, esse clássico oitentista mistura o clima de terror com muita aventura e um vigor adolescente de maneira bastante agradável e sensacional. Esse não é só o melhor filme com temática de vampiros que usou humor, mas um dos melhores que trabalharam com a figura vampiresca em geral.

Tudo começa quando Lucy (Dianne Wiest) vai morar com Michael (Jason Patric) e Sam (Corey Haim), seus filhos, em Santa Clara, uma cidade que tem muitos jovens desaparecidos. Logo os dois irmãos descobrem que uma gangue de motoqueiros está mais morta do que viva, pois estão se transformando em vampiros. Sensacional!

Procura-se Rapaz Virgem (1985)

Nesse filme vemos simplesmente a estreia de Jim Carrey, que está aqui com suas caras e bocas. O roteiro é bem simples, mas é repleto de cenas engraçadas, como a do banheiro e a da pista de dança. Tem elementos de romance, alguns momentos de gore, outros de comédia adolescente e uma vampira muito louca.

Na trama, uma vampira com 400 anos para ter uma aparência jovem e bela ela precisa se alimentar três vezes com o sangue de um garoto virgem antes do Halloween. Está cada vez mais difícil achar rapazes virgens em Los Angeles, e Mark Kendall (Carrey), que tem 21 anos, ainda é virgem e anseia em transar com sua namorada. Será a primeira vez para ambos, mas ela não pretende fazer amor dentro de um carro e pede para o namorado esperar um pouco. Bizarro e hilário.

Vem Morder Comigo (1995)

O personagem Boya, vivido por Gordon Currie dos clássicos ‘O Mestre dos Brinquedos‘ e ‘Poltergeist – O Legado‘, é um vampiro adormecido desde 1969 que é acordado acidentalmente por uma bola de golfe. Maravilhado com o mundo moderno, ele tenta se adaptar, com a ajuda de um azarado motorista de táxi e de uma funcionária de uma loja de donuts.

Porém, ele precisa lutar contra seus mais selvagens instintos de vampiro. Sua sede de sangue acaba atrapalhando seus planos quando reencontra um ex-amante dos anos 60. Essa comédia que foi produzida no Canadá, conta com a participação especial de David Cronenberg, cineasta cultuado do gênero do horror. É um filme de rachar de rir.

O Que Fazemos Nas Sombras (2014)

O hoje conhecido diretor Taika Waititi (‘Thor: Ragnarok’) faz nesse mocumentário o que seria a vida cotidiana dos vampiros, desde cuidar da casa, da sua vida social, da convivência eterna, entre outras situações. São quatro amigos vampiros que dividem uma casa e passam por situações que jamais imaginávamos que esses seres passariam. Eles enfrentam dificuldades como encontrar sangue humano em festas, lidar com a luz solar e a inadequação aos padrões sociais, além de pagar as contas e viver em sociedade.

Amor à Primeira Mordida (1979)

Uma das primeiras comédias de vampiros que se assumiu como tal, trazendo diversas cenas hilárias, uma trilha setentista de alto nível, um vampiro cafajeste e ao mesmo tempo charmoso e que consegue entreter e divertir do início ao fim.

Na trama, após 700 anos, a rotina irrita o Conde Vladimir Drácula. Assim quando ele é despejado do seu castelo, pois o governo comunista decidiu transformar o local em um centro de treinamento para atletas, Drácula, decide ir para Nova York, em busca do amor da sua “vida”, Cindy Sondheim, uma top model que o conde só viu através de revistas estrangeiras. O conde anda por Nova York, e observa, enfadado, a violência e a falta de respeito da vida moderna. Com a ajuda de Renfield, seu fiel discípulo, ele descobre os lugares que Cindy, frequenta. Você já deve imaginar o que vem por aí.

Um Drink no Inferno (1996)

Este é sem dúvidas o filme mais legal da lista, pelo menos é o meu favorito, pois traz uma das aventuras mais sensacionais já feitas pelo Robert Rodriguez (‘Sin City’). A dupla de protagonistas formada por George Clooney em ascensão e o cineasta Quentin Tarantino passam por situações bizarras até o primeiro chegar em um lugar surreal, repleto de vampiros monstruosos e se meter em um pandemônio inexplicável. Os chupadores de sangue não são engraçados, mas o momento retratado é simplesmente hilário. Um verdadeiro jovem clássico.

O Beijo do Vampiro (1988)

Antes de estrelar ‘Renfield’, Nicolas Cage já tinha feito um “vampiro” de rachar o bico em sua carreira. Gerando inclusive um dos memes mais marcantes já feitos com o ator. Na trama, Peter Loew (Cage), um agente literário, entra em um clima de loucura total quando acredita que foi mordido por um vampira, Rachel (Jennifer Beals), uma mulher que ele levou para a cama, e que ele lentamente está se tornando um vampiro, apesar da opinião contrária da Dra. Glaser (Elizabeth Ashley), sua psiquiatra. Ele então começa a aterrorizar Alva Restrepo (Maria Conchita Alonso), sua secretária e primeira vítima em potencial. Se você ainda não viu essa perola, corrija esse erro.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS