sábado, abril 27, 2024

Conheça os 10 Filmes MAIS POPULARES de 2022 – E Saiba Onde Assisti-los!

Sim, caro leitor, o ano de 2022 ficou para trás e agora precisamos olhar para o futuro de 2023. No entanto, nesse início do novo ano ainda falaremos muito dos filmes que vimos ano passado, principalmente no que diz respeito às produções indicadas em breve ao Oscar. Com essa virada de página é interessante perceber também o que deu certo e o que se tornou popular junto ao grande público. É o que traremos para você nessa nova matéria. No entanto, preciso estabelecer algumas considerações. O propósito desta matéria é destacar os filmes que mais estiveram na boca do povo, seja para o bem ou para o mal. Ou seja, tiraremos como base o número de votos que tal filme recebeu no maior site de cinema da rede, o IMDB, independente da nota que foi dada a ele pela maioria. O raciocínio é o seguinte: um filme muito elogiado com menos votos significa que foi menos assistido pelo grande público do que um filme com mais votos e nota mais baixa.

O que vale aqui é o fator interesse que alguns filmes despertaram no grande público, diferente de obras elogiadíssimas, mas que ninguém viu. A arte não é uma ciência exata, mas a contagem do número de votos sim, então se torna apenas matemática contabilizar o número de votos (independente da nota) que determinados filmes receberam. Outro fator a se notar é que certos filmes, lançados no fim de 2022, como Avatar: O Caminho da Água e Glass Onion: Um Mistério Knives Out, por exemplo, embora até tenham arrecadado muitos votos em pouco tempo, ainda possuem muito espaço para crescer nos próximos meses e deverão constar em posições mais elevadas da lista. Porém, como esta matéria está indo ao ar neste início de janeiro, antes do dia 10, essa é a posição atual onde se encontram.  Sem mais delongas, confira abaixo os 10 filmes que mais estiveram na boca do povo pelo mundo em 2022.

10 | O Projeto Adam

Desde que foi lançado no dia 11 de março de 2021, esta superprodução da Netflix de US$116 milhões se manteve entre os dez filmes mais populares do ano entre os fãs e de lá nunca saiu – somente aumentando seus números junto aos fãs. Não teve para quase ninguém, nem mesmo outros blockbusters da casa, como Agente Oculto, que juntou Ryan Gosling, Chris Evans e Ana de Armas, num filme dos irmãos Russo. E a razão para isso se deve à nova parceria entre o diretor Shawn Levy e o astro Ryan Reynolds – após o sucesso Free Guy: Assumindo o Controle (2021). Levy é prata da casa na Netflix, sendo um dos responsáveis pelo sucesso de Stranger Things, e além disso se juntará a Reynolds ainda uma terceira vez no comando de Deadpool 3 (a ser lançado em 2024). Com tanto prestígio que reúne tudo o que os fãs gostam, como O Projeto Adam não se tornaria popular? A trama é uma espécie de De Volta para o Futuro com filmes de super-heróis, ação e ficção científica. Reynolds vive um piloto combatente do futuro que volta no tempo para encontrar seu “eu” na infância, e com a ajuda de seu falecido pai, tentar impedir um futuro sombrio. O elenco ainda traz Mark Ruffalo, Zoe Saldana e Jennifer Garner. O Projeto Adam recebeu 204 mil votos.
Onde Assistir: Netflix.

09 | O Homem do Norte

O interessante destas listas de popularidade no IMDB é que elas costumam surpreender, e não necessariamente os maiores blockbusters se tornam os filmes mais populares. E vice-versa. Isso porque dentre o grande público usuário do banco de dados estão uma grande gama de cinéfilos. Ou seja, vira e mexe um filme cult emplaca entre os mais votados da plataforma. É o caso com este novo trabalho de Robert Eggers, que não é um filme, digamos, voltado a todo tipo de público. Muito pelo contrário, aqui temos uma obra de censura alta, extremamente violenta e considerada “estranha” até pelos fãs do diretor. Isso não é surpresa, porém, já que é só dar uma olhada nos trabalhos anteriores do cineasta, como A Bruxa (2015) e O Farol (2019) para entender um pouco melhor as esquisitices do sujeito. Aqui, ele conta basicamente a história de Conan – O Bárbaro, numa reeditada para uma versão nórdica e muito mais surreal. O Homem do Norte recebeu 204.1 mil votos.
Onde Assistir: Telecine Play.

08 | Uncharted – Fora do Mapa

Parece que finalmente os filmes baseados em videogames estão vivendo uma boa fase nos cinemas junto ao público. Recentemente tivemos também os dois filmes de Sonic, e em breve chega a animação de Super Mario Bros. Uncharted é um jogo da nova geração de consoles que se baseia no clássico Indiana Jones para criar sua trama, ou seja, uma aventura de matinê que em sua essência é uma caça ao tesouro. A Sony Pictures investiu pesado nesta adaptação e contratou Tom Holland (seu novo menino de ouro e protagonista dos recentes Homem-Aranha) e Mark Wahlberg para viverem Drake e Sullivan, a dupla de exploradores que viajam pelo mundo atrás de relíquias preciosas e artefatos históricos, no caminho se metendo nas mais inacreditáveis sequências de ação. Apesar das críticas mistas, o filme fez enorme sucesso com seu público-alvo, o que pode ter garantido uma franquia. Uncharted recebeu 211 mil votos.
Onde Assistir: HBO Max.

07 | Glass Onion: Um Mistério Knives Out

Não deixe de assistir:

Chegando em sétima posição, temos o item mais novo da lista. Lançado no fim de dezembro, essa superprodução conseguiu um feito impressionante, arrecadando mais votos do que blockbusters colossais lançados nas salas de cinema, como Avatar: O Caminho da Água e Pantera Negra: Wakanda para Sempre. Isso se deve porque este é um lançamento da Netflix, para ser assistido em casa, o que termina por aumentar consideravelmente o acesso de todo e qualquer público. Atualmente esse é um fato determinante para o contato do público com o consumo de filmes – ainda mais depois da pandemia. O acesso às plataformas de streaming aumentou, e tanto o público adulto (que não tem tempo para ir ao cinema), quanto os mais novos, que privilegiam um acesso mais rápido, prático e barato, dão preferência atualmente a assistir filmes em casa. Fora isso, essa é a continuação do sucesso de 2019, Entre Facas e Segredos, igualmente um dos longas mais badalados de seu respectivo ano. Nessa sequência, o detetive Benoit Blanc é “convidado” a um fim de semana na mansão de um ricaço numa ilha para um jogo. Daniel Craig protagoniza e tem apoio novamente de um elenco de peso. Glass Onion em pouco tempo já soma 213 mil votos.
Onde Assistir: Netflix.

06 | Trem-Bala

Outro fator curioso a se notar em relação ao acesso do público com os filmes, é que o número de votos de um determinado longa sobe consideravelmente quando ele cai em alguma plataforma de streaming para ser assistido no conforto de casa. O que acontece é que os espectadores casuais costumam ir ao cinema apenas para assistir aquele filme específico que chama muito a sua atenção. O resto dá para ser visto em casa. E ao que parece esse foi o caso com Trem-Bala, filme de ação repleto de adrenalina e protagonizado por Brad Pitt. Com seu jeito caricato, Pitt vive um matador de aluguel de codinome “Joaninha”. Ele embarca num trem-bala no Japão para cumprir uma missão envolvendo uma mala, mas termina no meio de uma teia de conspirações com outros assassinos, mafiosos russos, tramas familiares, e guerreiros japoneses. Ou seja, a salada de frutas que o público consome com facilidade. A direção é de David Leitch, dublê transformado em diretor que tem se tornado especialista em ação. Trem-Bala recebeu 248 mil votos (muitos destes vieram após sua estreia no streaming).
Onde Assistir: HBO Max.

05 | Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Esse não deveria mais surpreender ninguém a essa altura. Embora seja um filme cult, produzido pela A24 (a casa do cinema independente norte-americano), o longa foi alvo de uma eficiente campanha de boca a boca por parte do público e dos críticos, que não cansaram de enaltece-lo como um dos melhores do ano – posto em que seguiu até o fim de 2022 (mesmo tendo sido lançado em março), entrando em várias listas de veículos especializados. Temos certeza de que o filme aparecerá na época de premiações e quem sabe no Oscar (como muitos especulam). Diferente de Glass Onion, por exemplo, ou qualquer outra produção da Netflix, que quando cai na plataforma já entra automaticamente entre os mais comentados, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo tempo foi lançado nos cinemas e demorou até poder ser assistido em casa. Desta forma seu processo de popularização foi um pouco mais lento, já que o público tinha um trabalho maior para conseguir encontra-lo para assistir. A história é uma carta de amor às famílias de imigrantes que vivem nos EUA (ou em qualquer outro país que não seja o seu na verdade), em especial os asiáticos. Em seu núcleo, o filme é uma história de amor e aceitação entre familiares, misturado com ficção científica e muita ação (além de humor também). O filme tem 271 mil votos.
Onde Assistir: o filme não está disponível em nenhuma plataforma de streaming, apenas para ser alugado ou comprado.

04 | Thor: Amor e Trovão

Os narradores esportivos não cansam de anunciar que “futebol é uma caixinha de surpresa”. Os comentaristas de entretenimento do audiovisual, em especial de filmes, poderiam afirmar exatamente o mesmo. Acontece que vira e mexe filmes que geram imensa expectativa e quase garantia de sucesso, não conseguem emplacar como planejado com o público e os fãs. Esse foi o caso com Pantera Negra: Wakanda para Sempre, continuação do mega sucesso indicado ao Oscar de 2018, e um dos três grandes lançamentos da Marvel para o ano de 2022. E se você perguntasse a qualquer fã ou crítico qual dos três – entre Doutor Estranho 2, Thor 4 e Pantera Negra 2 – seria o mais bem sucedido de crítica e bilheteria, dez entre dez espectadores diriam Pantera Negra. Mas não foi o que aconteceu. Enfrentando a ausência do protagonista Chadwick Boseman, o filme lutou para conseguir um bom desempenho, rendendo um resultado apenas ok junto a sua base de fãs. Tanto que o longa sequer aparece dentre os mais populares. Ao invés disso quem emplaca em quarta posição é Thor: Amor e Trovão, quarta aventura do Deus nórdico, que reprisa o tom para lá de galhofa do anterior, comandado pelo mesmo Taika Waititi. Aqui temos a participação dos Guardiões da Galáxia, a volta de Natalia Portman agora encarnando a “Poderosa Thor” e o “açougueiro dos Deuses” na forma do vilão de Christian Bale. Thor 4 recebeu 331 mil votos.
Onde Assistir: Disney+.

03 | Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Dos três grandes blockbusters da Marvel para o ano de 2022 – todos continuações de filmes de sucesso do passado – o que se deu melhor foi o primeiro a chegar, a continuação de Doutor Estranho, com No Multiverso da Loucura. O filme é tanto uma continuação do primeiro Doutor Estranho, como também da série WandaVision (2021), necessária para uma melhor compreensão do arco dramática da personagem de Elizabeth Olsen, a Feiticeira Escarlate. Parte deste sucesso se deve, primeiro por ter sido logo o primeiro a ser lançado, e recebido com voracidade pelos fãs, que estavam ávidos por consumir um novo produto do MCU, depois do sucesso esmagador de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Segundo, justamente pela expectativa de que fosse ligar a trama com o filme citado, já que o personagem de Benedict Cumberbatch foi parte integral do filme do herói aracnídeo. Terceiro, pela promessa de uma trama do multiverso, com participações especialíssimas – de muito do que os fãs queriam. E por último, pela estreia do diretor Sam Raimi no MCU, podendo introduzir seus famosos elementos de terror numa trama que os receberia de forma bem-vinda. Doutor Estranho 2 sobe ao pódio como o terceiro filme mais popular de 2022, com 417 mil voltos.
Onde Assistir: Disney+.

02 | Top Gun: Maverick

Quem diria que esta continuação de um sucesso de mais de 36 anos atrás iria se tornar o filme número 1 de 2022. Bem, ou o número 2, de acordo com os fãs votantes no IMDB. O segundo Top Gun conquista a medalha de prata dentre os filmes mais populares do ano passado na opinião do grande público do site. O Top Gun original foi o grande divisor de águas na carreira do ator Tom Cruise, o transformando no astro que se tornou hoje. Foi a partir deste sucesso de 1986, que Cruise começou a escalar a passos largos para se tornar um dos maiores astros de todos os tempos em Hollywood. A sequência, por outro lado, estava embargada desde 2020, época em que iria estrear. Mas aí veio a pandemia, e Top Gun Maverick foi jogado para 2021 e depois para 2022. Com tantos atrasos, os fãs já começavam a duvidar da qualidade da obra, afinal tantos adiamentos nunca são um bom sinal. Mas em alguns casos, produções com bastidores problemáticos, ou constantes mudanças de datas, se mostram grandes acertos. E com Top Gun 2 este definitivamente foi o caso. O filme manteve por muito tempo (até a estreia recente de Avatar 2) o posto de produção mais lucrativa de 2022, e também foi um dos maiores sucessos de crítica do ano. A pergunta agora é: conseguirá Tom Cruise evitar a estreia de um terceiro Top Gun? O filme recebeu 479 mil votos.
Onde Assistir: Paramount+ e Telecine Play.

01 | The Batman

Mesmo Top Gun Maverick sendo o filme número 1 de 2022, outra superprodução chegou muito perto, e para muitos ainda se mantém como a favorita. Estamos falando de The Batman, ou simplesmente Batman, blockbuster mais intimista do Homem-Morcego, com ares de filme noir de suspense, que conquista a medalha de ouro dos mais populares no IMDB, com absurdos 648 mil votos na plataforma. Como sempre, essa nova adaptação das histórias do herói mascarado vinha repleta de dúvidas e expectativas. Uma das principais foi a escolha de Robert Pattinson, ainda tido para muitos como o “vampiro brilhante” da franquia adolescente Crepúsculo. Os cinéfilos mais escolados, por outro lado, já sabiam do potencial do jovem ator, tendo testemunhado sua transição para bons papeis no cinema alternativo – o que sem dúvida o garantiram o personagem aqui. Batman possui muitos atrativos, desde o clima mais soturno e melancólico de todos os filmes do personagem até hoje, a censura alta de um filme de suspense barra-pesada, até o retrato bem diferenciado de rostos muito conhecidos da galeria do herói, vide o Pinguim de Colin Farrell e o Charada de Paul Dano – sem esquecer a Mulher-Gato de Zoe Kravitz. A proposta aqui é recontar os primeiros anos de Bruce Wayne vestindo a capa do Morcego, e deu tão certo que já garantiu a franquia.
Onde Assistir: HBO Max.

Bônus: The Kashmir Files

Precisamos ser justos. Embora tenhamos ranqueado para você os 10 filmes mais populares de 2022, deixamos um filme muito importante de fora. Bem, talvez conhecido apenas em seu país de origem, a Índia. Aos poucos Hollywood e as superproduções americanas vão perdendo o monopólio do mercado cinematográficos. Desde 2016, mais ou menos, o mundo viu as maiores bilheterias serem estremecidas por produções asiáticas, em especial os filmes chineses. Estes filmes constantemente figuram, desde então, entre as maiores bilheterias mundiais, mesmo que a maioria seja exibida somente para eles – sem conseguir penetrar no mercado mundial, ou seja, sem estrear nas salas dos EUA, Europa e América do Sul. Isso é para sentirmos a imponência e a força do mercado asiático. Já quando falamos do sul asiático, em especial da Índia, falamos no maior produtor audiovisual do mundo, que deixa Hollywood no chinelo. Essa abundância de produções e a numerosa população agora fazem os filmes do país estarem entre os mais populares, ano após ano. E no IMDB não é diferente, tanto que a plataforma possui um espaço próprio para as produções indianas. Tudo isso para dizer que em número de votos, apenas o de Batman ficou acima deste Kashmir Files, um drama muito importante para a nação indiana, que relata entrevistas com as vítimas da violência na comunidade hindu, sofrida na Caxemira em 1990. O filme possui 561 mil votos, e uma nota alta de 87 de aprovação do público.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS