A Netflix é um grande império do streaming que, na maior parte das vezes, nos entrega produções interessantes e que cumprem sua promessa de nos agradar (ainda que com algumas falhas gritantes). Entretanto, a plataforma online também tem um histórico irritante, por assim dizer, de cancelar obras seriadas que caíram no gosto popular e que alavancaram uma legião de fãs durante seus poucos episódios, ou também séries que polarizaram opiniões como a recente ‘Resident Evil‘.
Entre baixos índices de audiência, críticas ferrenhas ou orçamento exorbitantes, os motivos que levam a Netflix a dar um fim à grande parte de seu catálogo original são diversos, mas não deixam de nos decepcionar.
Diferente de narrativas como as vistas em ‘Sense 8’ e ‘Anne with an E’, algumas delas não mesmo chegam a ver a luz do dia direito, sendo descartadas pouco depois de uma temporada.
E, com o recente cancelamento de mais dois shows, o CinePOP separou uma breve lista com 13 recentes séries que foram terminadas após um breve ciclo.
Confira abaixo e conte para nós qual era a sua favorita:
GYPSY (2017)
O terror psicológico traz a indicada ao Oscar Naomi Watts no papel de Jean Holloway, uma psicóloga que passa a desenvolver relações perigosamente íntimas com as pessoas próximas aos seus pacientes. Apesar da interessante e premissa que nos recorda aos thrillers dos anos 1990 e 2000, a monótona trama transformou a série em uma fracasso de crítica e de público.
DAYBREAK (2019)
Depois que o apocalipse infesta o planeta de zumbis, o adolescente Josh decide sair à procura de Sam, sua namorada que está desaparecida, pela cidade. Para isso, ele se junta a dois dos alunos mais desajustados do colégio: a pequena Angelica e o ex-valentão Wesley. A série teve uma recepção morna por parte da crítica e, como resultado, não teve uma audiência forte o bastante para garantir um segundo ano.
APOCALIPSE V (2019)
O Dr. Luther Swann (Ian Somerhalder) entra em um mundo de horror incalculável quando uma doença misteriosa transforma seu melhor amigo, Michael Fayne (Adrian Holmes), em um predador assassino que se alimenta de outros humanos. À medida que a doença se espalha e mais pessoas são transformadas, a sociedade se fragmenta em campos opostos, colocando as pessoas normais contra o crescente número desses “vampiros”. Swann corre contra o tempo para entender o que está acontecendo, enquanto Fayne se eleva para se tornar o poderoso líder subterrâneo dos vampiros.
O NEVOEIRO (2017)
A adaptação seriada de ‘O Nevoeiro’, um dos romances mais famosos de Stephen King, falhou em basicamente todos os aspectos que se propôs a construir. O resultado foi desastroso e nem ao menos alcançou a audiência que precisava para ser renovada. Na trama, David Droyton, seu filho e outros moradores de Bridgton, perto de Nova York, se vêem presos num supermercado quando um nevoeiro misterioso se espalha pela cidade. Quando alguns deles tentam sair, são rapidamente devorados por monstros ocultos na neblina.
THE GET DOWN (2016)
Ambientada em Nova York durante o ano de 1977, ‘The Get Down’ conta a história de como, à beira das ruínas e da falência, a grande metrópole deu origem a um novo movimento musical no Bronx, focado nos jovens negros e de minorias que são marginalizados. Infelizmente, o alto orçamento da série e a audiência não tão forte assim impediram que ela fosse renovada para um segundo ciclo.
OCTOBER FACTION (2019)
A série acompanha a dupla de caçadores de monstros Fred e Deloris Allen que, após a morte do pai de Fred, retornam para sua cidade natal no estado de Nova York com seus filhos adolescentes Geoff e Viv. Enquanto a família se ajusta, Fred e Deloris devem esconder suas identidades como membros de uma organização secreta e a dupla de heróis rapidamente descobre que seu novo cenário de cidade pequena não é tão idílico quanto parece.
GIRLBOSS (2017)
A série é baseada na trajetória de Sophia Amoruso, uma jovem batalhadora que começou a vida vendendo roupas antigas no eBay e hoje, aos 27 anos, tem uma marca multimilionária baseada em Los Angeles. Tendo como material de apoio o romance homônimo, a produção tinha tudo para dar certo, mas apresentou uma narrativa superficial e insossa demais para comover o público.
MARIANNE (2019)
O terror ‘Marianne’ apareceu sem muito barulho no catálogo da Netflix e, pouco depois de sua estreia, conquistou o público de modo descomunal e nos apresentou a um competente escopo arrepiante e bem metalinguístico. Na trama, Emma (Victoire Du Bois) é uma escritora que tem sido atormentada por pesadelos com uma bruxa chamada Marianne. A romancista então decide usar seus livros como tentativa de manter a criatura maligna longe, mas percebe que os personagens estão ganhando vida, sendo obrigada a voltar para casa e descobrir o motivo.
COWBOY BEBOP (2021)
Com toques de filosofia, diálogos profundos e psicológicos, o anime ‘Cowboy Bepop’ traz a história de um grupo de caçadores de recompensa que viaja em uma nave intitulada Bepop. E, à medida que eles procuram trabalho, as conversas vão se tornando ainda mais interessantes e reflexivas. O elenco conta com John Cho, Mustafa Shakir, Daniella Pineda, Elena Satine e Alex Hassell.
A produção, que dividiu a opinião dos críticos com 46% de aprovação no Rotten Tomatoes, foi lançada no serviço de streaming há menos de um mês. Não foi revelado o motivo do cancelamento. Vale lembrar que o anime original também está disponível na Netflix!
JULIE AND THE PHANTOMS (2021)
A Netflix cancelou a querida ‘Julie and the Phantoms‘, remake internacional da série infantil brasileira ‘Julie e os Fantasmas‘. Na trama, a adolescente Julie descobre a paixão pela música e pela vida quando cria uma banda com um trio de fantasmas.
Vale lembrar que a produção original nacional fez um sucesso gigantesco e até mesmo ganhou uma indicação de Melhor Programa Infantil no Emmy Internacional.
SPINNING OUT (2020)
Kat Baker (Kaya Scodelario), uma patinadora do gelo em ascensão, é retirada de competição depois de sofrer uma queda desastrosa. Para poder continuar na carreira, só que agora em dupla, ela se arrisca a expor um segredo que pode prejudicar toda a sua vida. Explorando diversos temas psicológicos, o season finale trouxe um gancho incrível para o próximo ano, que, na verdade, nunca irá acontecer.
THE RETURNED (2015)
Apesar de não ter sido originalmente produzida pela Netflix, o serviço adquiriu os direitos de exibição do remake norte-americano de ‘Les Revenants’. Na série, moradores da pequena cidade de Caldwell têm suas vidas interrompidas quando algumas pessoas mortas há pouco tempo ou até décadas começam a retornar à vida inconscientes da própria morte. Alguns dos retornados voltam para seus conhecidos e tentam continuar suas vidas de onde pararam e se reintegrar à sociedade enquanto fenômenos estranhos acontecem, o que acaba ocasionando consequências tanto positivas quanto negativas.
RESIDENT EVIL (2022)
A série foi tão polêmica em sua escolha narrativa que alguns fãs comemoraram o cancelamento dela. Em 2036, 14 anos após a dor causada por Joy, Jade Wesker luta para sobreviver em um mundo tomado por chocantes criaturas sedentas por sangue. Em meio a essa carnificina, ela é assombrada pelo passado em New Raccoon City, pela ligação do pai com a sinistra Umbrella Corporation e principalmente pelo que aconteceu à irmã, Billie.
A produção registrou 72.7 milhões de horas assistidas durante a primeira semana – estreando em segundo lugar no ranking das séries mais populares do serviço de streaming –, mas sofreu uma queda monstruosa nas semanas seguintes, saindo do TOP 10 em apenas três semanas.
Além de não ter encantado os críticos, a adaptação sofreu um enorme repúdio da audiência (27% de aprovação no RT).
Através do seu Twitter, o ator Lance Reddick quebrou o silêncio sobre o cancelamento da série ‘Resident Evil‘, divulgando um vídeo para agradecer aos espectadores e aos envolvidos que ajudaram a tirar o projeto do papel. “Nós trabalhamos duro, nos divertimos muito e fizemos uma série incrível,” declarou.
Ele completa, “Quero agradecer aos fãs que assistiram a série e entenderam o que estávamos tentando fazer. Também quero agradecer aos showrunners, meus colegas de elenco e aos executivos da Netflix que acreditaram na nossa série.”
Qual das séries canceladas na primeira temporada você mais gostava?