Com o tema necessário “Descolonizando a Amazônia”, o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato – tem promovido, ao longo da última semana, uma reflexão contemporânea sobre o Brasil. Por meio de curtas e longas-metragens — muitos deles inéditos — vindos de 19 estados do país, o festival revela um mosaico de realidades, atravessando questões sociais pulsantes, dilemas íntimos e relações marcadas por tensões e afetos.

Teve pot-pourri sonoro compondo um retrato vibrante de uma região do Norte do país, discurso afiado sobre questões sociais e relações humanas a partir de um acidente no interior de São Paulo, um curioso recorte de uma cidade fictícia construída sobre um ‘terreno maldito’, além de uma comovente jornada de resistência e ternura vivida por uma mãe trans — entre tantas outras histórias potentes que marcaram a programação.

Até domingo (20), o público poderá aproveitar a reta final do festival com uma seleção de filmes marcantes, como Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta, de Marco Altberg e Tainá de Luccas (RJ), um mergulho profundo no pensamento cosmológico yanomami, e Serra das Almas, de Lírio Ferreira (PE), que revisita a poética do sertão por meio de uma envolvente obra de ficção.

A cerimônia de encerramento, marcada para o dia 20 de julho, contará com a entrega do Troféu Coxiponé aos filmes premiados. Na ocasião, a atriz Dira Paes também fará a entrega de um prêmio que leva seu nome, destinado a uma personagem feminina de destaque no audiovisual e nas causas socioambientais.

E pra fechar, uma dica imperdível! O festival oferece uma excelente opção ao disponibilizar parte dos filmes das Mostras Competitivas de longas e curtas-metragens em formato online, no canal oficial do Festival Cinemato no YouTube (youtube.com/Festivalcinemato). Essa é uma oportunidade para quem não pode estar em Cuiabá acompanhar uma parte da seleção dos filmes no conforto de casa.
O Cinepop está fazendo a cobertura do evento à convite do festival. Não deixem de acompanhar tudo aqui no site e também pelas nossas redes sociais.
