InícioDestaqueRobert Redford, estrela de 'Butch Cassidy' e 'Todos os Homens do Presidente',...

Robert Redford, estrela de ‘Butch Cassidy’ e ‘Todos os Homens do Presidente’, falece aos 89 anos


O ícone do cinema Robert Redford, conhecido por seus papéis memoráveis em filmes comoButch Cassidy, ‘Capitão América 2: O Soldado Invernal’ e Nosso Amor de Ontem, faleceu aos 89 anos. A notícia foi confirmada pela CEO da empresa de relações públicas Rogers & Cowan PMK, Cindi Berger, à revista Deadline.

Segundo a declaração de Berger, Redford faleceu enquanto dormia, na madrugada de terça-feira, em sua casa em Utah.

“Robert Redford faleceu em 16 de setembro de 2025, em sua casa em Sundance, nas montanhas de Utah, o lugar que ele amava, cercado por aqueles que amava. Ele fará muita falta”, disse Berger.



Robert Redford anuncia aposentadoria após terminar ‘O Velho e a arma’

Nascido em 1936, Redford iniciou sua jornada na atuação estudando na American Academy of Dramatic Arts. Como muitos de sua geração, ele deu os primeiros passos nos palcos da Broadway. Sua estreia foi em 1959, com a peça “Tall Story”, seguida por papéis em “The High Tree” (1959), “Little Moon of Alban” (1960) e “Sunday in New York” (1961).

O primeiro grande sucesso nos palcos veio em 1963, com sua interpretação de Paul Bratter na aclamada peça “Descalços no Parque”, de Neil Simon.

Sua transição para o cinema foi igualmente notável, com uma carreira que se estendeu por seis décadas, seus trabalhos incluem clássicos como Proposta Indecente e O Encantador de Cavalos’.

Ao longo de sua vida, Redford recebeu inúmeras honras por seu talento e ativismo. Ele foi agraciado com três Globos de Ouro, incluindo o prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto da obra em 1994. Também conquistou um Oscar competitivo e um Oscar honorário em 2002.

Sua contribuição para o cinema internacional foi reconhecida com o Leão de Ouro honorário no Festival de Veneza em 2017 e o César honorário em 2019.

Em 2016, ele recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade das mãos do então presidente Barack Obama. Durante a cerimônia, Obama destacou que Redford “cativou o público tanto diante quanto atrás das câmeras, com filmes que frequentemente exploram temas sociais, políticos e históricos importantes”.

Obama concluiu: “Sua arte e ativismo continuam a moldar o patrimônio cultural de nossa nação, inspirando milhões a rir, chorar, pensar e mudar”.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS