terça-feira, março 19, 2024

Rock Horror in Rio Film Festival agita Niterói

O Reserva Cultural Niterói se prepara para receber o Rock Horror in Rio Film Festival que traz filmes de terror, suspense e fantásticos em 5 dias e noites divertidos e arrepiantes. Concebido pela exploradora do mundo e cineasta carioca Chrystianne Rochat, e realizado por sua produtora Sin Fronteras Filmes, a competição traz 35 longas e curtas de terror e  fantásticos de  17 países em três sessões: Tardes assustadoras, Anoitecer Sinistro e Gala de Terror, culminando com um show de rock ao fim de cada noite. Todos os filmes passam apenas uma vez, então, é uma oportunidade única de assistir aos filmes selecionados.

Entre os destaques temos o longa de abertura O Despertar de Lilith da diretora brasileira estreante Monica Demes que foi filmado em Iowa e teve a consultoria artística de David Lynch. O thriller The Child  Remains do premiado diretor canadense Michael Melski, estrelando Suzanne Clement, vencedora do prêmio Un Certain Regard de melhor atriz no Festival de Cannes. Além do filme de encerramento, The Unwilling do diretor nomeado ao Oscar Jonathan Heap, também conhecido por Desejo Assassino com Donald Sutherland e que conta com um elenco de astros e estrelas como: Lance Herinksen (Aliens, O Exterminador do Futuro, Millenium), Dina Meyer (Jogos Mortais, Os Enigmas da Esfinge, Piranha) e David Lipper (High Strung, The dying of the Light, O Inferno de Dante) que também é roteirista do filme. O  Rock Horror in Rio  é o último festival no qual o filme participa, já que será distribuído pela Sony Pictures a partir desse ano.

Outros longas em destaque são: o thriller italiano Num Lugar Solitário que mistura amor, paixão e obsessão e contará com a presença do diretor Davide Montecchi e de sua co-roteirista Elisa Giardini. Estranho nas Dunas do premiado diretor americano Nicholas Bushman, estrelando a atriz francesa Delphine Chaneac (Splice, A Pantera Cor de Rosa, Por Amor ao Dinheiro); Don’t Look, de outra diretora estreante brasileira que realizou o filme nos EUA, Luciana Faulhaber, cujos representantes estarão presentes no festival.

Entre a variedade de curtas incríveis da competição terror e fantástico, destacamos os de abertura:  O Olho  Silencioso, da Bélgica, e Massagem, da Coréia do Sul. E nos dias subsequentes, os curtas fantásticos: A Véspera, do diretor italiano Luca Machnic, vencedor de 87 prêmios; o dinamarquês O Circo Noturno, os espanhóis: Zona-84, Apolo 81237NP e Lobos de Andorra. Entre os curtas de terror americanos estão: Laura, Perdida e Chateau Sauvignon: Terroir. Comparecerão ao festival os diretores  dos curtas  internacionais: Chaney da Argentina, A Veracidade, do Reino Unido, e os brasileiros A Hora e Sol.

O festival também terá mesas redondas abertas ao público, com a participação dos diretores em competição e outros profissionais de cinema discutindo temas como: O processo de criação de um thriller, Como escrever uma história de terror e efeitos especiais e maquiagem com o foco em terror.

Mas a diversão não acaba aí, o Rock Horror in Rio é também um encontro de linguagens artísticas. Cinema, música e videografismo estarão reunidos e fortemente representados no evento. Todas as noites o Rock Horror in Rio recebe o público com o Rock Lounge para a balada cinéfila a partir das 18h, onde o público  será recebido com DJ de rock, em um espaço lounge com um descolado drink-truck. Após as Galas de Terror, partir de 23h30, as bandas tomam conta do espaço, para shows até 2 da manhã.

A fachada do Reserva Cultural será tela para o video-artista Bernardo Gavazzi. A arquitetura de Oscar Niemeyer será destacada em suas curvas pelas projeções em video-mapping. Através da utilização de um software especializado a fachada é recriada virtualmente e o artista cria uma narrativa audiovisual com trechos dos filmes selecionados.

As inscrições para a edição de 2019 já estão abertas para longas  e curtas dos gêneros: terror, suspense e fantástico. Inscrições no site: www.rockhorrorinriofilmfestival.com

 

Não deixe de assistir:

Programação:

Dia 04.04 – 21:00 hrs

Massagem

DIRETOR: BONG JOON YOUNG
ELENCO: CHO SEUNG-GU, CHO SOO-HYANG, YOON HYE-RI, PARK HYE-JIN
Duração: 24 min. Gênero: TERROR, FANTÁSTICO
País: CORÉIA DO SUL – Classificação: 16 ANOS

Sinopse: Uma cliente estranha faz uma visita a um massagista cego.

O OLHO SILENCIOSO

DIRETOR: KARIM OUELHAJ
ELENCO: WIM WILLAERT, JUDITH WILLIQUET
Duração: 29 min. Gênero: SUSPENSE, TERROR
País: Bélgica – Classificação: 16 ANOS

Sinopse: Bernard se muda para um apartamento e acha um buraco no chão, por onde começa espionar a vida privada da jovem do andar de baixo. Ele tenta resistir, mas a situação degenera em obsessão e loucura.

O DESPERTAR DE LILITH

DIRETORA: MONICA DEMES
ELENCO: SOPHIA WOODWARD, BARBARA EUGENIA, STEVE KENNEVAN
Duração: 80 min. Gênero: TERROR, ARTE, FANTASIA
País: EUA – Classificação: 16 ANOS

Sinopse: O mecânico que trabalha para seu pai, ataca Lucy, despertando nela uma força obscura incontrolável. Quando ele a obriga a encontrá-lo em seu refúgio na floresta, pode ser a garota dos sonhos dela – e não a dele – que aparece para o destino fatídico.

 

Dia 05.04 – 15:00

A HORA

DIRETOR: LEANDRO CORINTO
ELENCO: TIÃO D’ÁVILA, IGOR PAIVA
Duração: 14 min – Gênero: COMÉDIA, SOBRENATURAL
País: Brasil – Classificação: LIVRE

Sinopse: O viúvo, seu João, acha que o Ceifeiro está o perseguindo depois que alguns vizinhos antigos morreram num acidente de carro.

VOCÊ CHEGOU

DIRETOR: JUSTIN PHILLIP (EUA)
ELENCO: JUSTIN PHILLIP, BRITTANY RIZZO, TIM LEAVON
Duração: 7 min – Gênero: TERROR, THRILLER
País: EUA – Classificação: 12 anos

Sinopse: Um grupo de universitários viajam de férias e descobrem que seguir cegamente o GPS não é uma boa ideia, quando começam a encontrar personagens obscuros à medida que ficam cada vez mais perdidos. Falha no sistema ou algo mais sinistro?

ANGÚSTIA

DIRETOR: CARLOS ORTIZ
ELENCO: GUSTAVO RINCON, TATIANA ARIZA, EDGAR DURÁN
Duração: 77 min – Thriller
País: Colômbia – Classificação 12 anos

Sinopse: 7 colegas de trabalho são trancados por um estranho e devem decidir qual deles será o sobrevivente, situação que os leva a expor o pior de cada um, mostrando seus demônios internos e buscando a purificação “quem conhece a dor, conhece tudo.”

 

Dia 05.04 – 18:30

Lobos

DIRETOR: ALVARO RODRIGUEZ ARENY
ELENCO: ISAK FÉRRIZ
Duração: 12 min – THRILLER, GUERRA, TERROR
País: Andorra – Classificação: 12 anos

Sinopse: Segunda Guerra Mundial. Arthur, piloto da Força Aérea Real britânica, foge pela floresta após seu avião cair. Ele começa uma luta pela sobrevivência em que
vai encontrar mais do que inimigos alemães.

 

A VERACIDADE

DIRETOR: LYNDON IVES
ELENCO: SALLY FAULKNER, HILARY DRAKE, TIM HEATH
Duração: 18 min – TERROR, ARTE, FANTASIA
País: Reino Unido – Classificação: Livre

Sinopse: Quando Annabelle Williamson descobre bilhetes no túmulo de sua filha, que sugerem que ela ainda pode estar viva, ela pede ajuda à sua irmã Maybelle para
descobrir quem pode estar por trás disso. O que ambas encontram as aterroriza.

 

CÍRCULO SINISTRO

DIRETOR: DORIAN F. MORIS
ELENCO: MILENE VÁSQUEZ, MATÍAS RAYGADA, CLAUDIA DAMMERT
Duração: 86 mim – TERROR, SOBRENATURAL
País: Peru – Classificação: 16 anos

Sinopse: Uma psicóloga cética retorna ao palco onde uma tragédia coletiva ocorreu com seu filho e se envolvem acontecimentos estranhos quando indivíduos sinistros
determinados a fazer de tudo para preservar o precioso tesouro, invocam poderosas forças do mal.

Dia 05.04 – 21:00

O CIRCO NOTURNO

DIRETOR: ESKILD KROGH
ELENCO: ESKE SKAFSGAARD HJORTH, KIM SØNDERHOLM, CAMILLA FYNBO
Duração: 9 min – Gênero: TERROR, SOBRENATURAL
País: Dinamarca – Classificação: 12 ANOS

Sinopse: Dois homens seguem suas vidas, removendo os corpos das vítimas da máfia local, quando o negócio habitual, de repente, se torna bastante incomum.

 

SOL

DIRETOR: CARLOS G. GANANIAN
ELENCO: THAIA PEREZ, PLINIO SOARES, LUI SEIXAS, GIULIO LOPES
Duração: 15 min – Gênero: TERROR, EXORCISMO
País: BRASIL – Classificação: 12 ANOS

Sinopse: Bernard se muda para um apartamento e acha um buraco no chão, por onde começa espionar a vida privada da jovem do andar de baixo. Ele tenta resistir, mas a situação degenera em obsessão e loucura.

 

A CRIANÇA PERMANECE

DIRETOR: MICHAEL MELSKI
ELENCO: SUZANNE CLEMENT, ALLAN HAWCO, SHELLEY THOMPSON
Duração: 107 min – Gênero: TERROR, SOBRENATURAL, THRILLER
País: Canadá – Classificação: 16 ANOS

Sinospe: O fim de semana de um casal se transforma em terror quando descobrem que sua pousada foi uma maternidade assombrada, onde bebês indesejados e suas mães foram
assassinados.

 

 

Dia 06.04 – 15:00

FILHO

DIRETOR: CYRUS NESHVAD
ELENCO: HERVÉ SOGNE, BRIGITTE URHAUSEN
Duração: 15 min – Gênero: FANTÁSTICO, TERROR
País: Luxemburgo – Classificação: 12 anos

Sinopse: Sébastien, que não consegue aceitar que seu filho esteja em coma, começa a questionar a sua própria realidade.

CRIATURAS DE WHITECHAPEL

DIRETOR: JONATHAN MARTIN
ELENCO: BARRETT OGDEN, JILLIAN JOY, RICK MACY, CRYSTAL UDY
Duração: 15 min – Gênero: TERROR, MONSTRO, LGBT
País: Reino Unido – Classificação: 12 anos

Sinopse: Uma nova visão que reúne alguns dos personagens mais emblemáticos do terror, “Criaturas de Whitechapel”, revela o monstro dentro de todos nós, nessa história
de amor gótico da criação e da loucura.

O ESTACIONAMENTO

DIRETOR: EMMANUEL OLLIVIER
ELENCO: JEAN-CLAUDE MONTHEIL, CÉCILE CLÉMENCEAU
Duração: 10 min – Gênero: SUSPENSE, TERROR
País: França – Classificação: 16 anos

Sinopse: Cécile está com pressa, ela precisa se livrar do que está escondendo em sua bolsa. Em sua precipitação, ela mergulha cada vez mais fundo no labirinto de um
porão que ela mal conhece. Mas algo espreita nas sombras…

NÃO OLHE

DIRETOR: LUCIANA FAULHABER
ELENCO: LUCIANA FAULHABER, JAVIER E. GOMEZ, LINDAY DIFULVIO
Duração: 71 min – Gênero: TERROR COMÉDIA, LGBTQ
País: EUA – Classificação: 16 anos

Sinopse: Cinco jovens de Nova Iorque planejam um fim de semana divertido na área rural da Pensilvania. Contudo, algo ameaça estragar os seus planos: a fazenda, antiga
propriedade da família de Nicole e local onde os seus pais morreram misteriosamente, encontra-se ocupada.

 

Dia 06.04 – 18:30

237NP

DIRETORES: ÓSCAR BRAIS REVALDERÍA, RICARDO PÉREZ
ELENCO: JEFF SOLOMON, KIKA MAGALHAES, ALAN THURSTON
Duração: 10 min – Gênero: ANIMAÇÃO, FANTÁSTICO
País: Espanha – Classificação: Livre

Sinopse: Um homem alienado entra em contato com um extraterrestre que chega na terra em busca de recursos naturais para seu planeta, Maxx desafiará as autoridades
locais para ajudar o “Bicho” a voltar para casa.

LABIRINTO

DIRETOR: ALDO MONTESANO
ELENCO: FELIX SCHAEFER, PETER SURA, MICHAEL KUEH
Duração: 18 min – Gênero: TERROR, ARTE, FANTASIA
País: Itália – Classificação: 12 anos

Sinopse: Uma adaptação livre do mito de Teseu e do Labirinto. Teseu está perdido num labirinto de memórias borradas e vidro. A única pista para escapar do labirinto é
um número de telefone escrito em sua mão e um detetive enigmático que fala em alegorias.

ESTRANHO NAS DUNAS

DIRETOR: NICHOLAS BUSHMAN
ELENCO: DELPHINE CHANEAC, MIKE DWYER, ANDREW HOVELSON
Duração: 93 min – Gênero: THRILLER, SCI-FI, DRAMA
País: EUA – Classificação: 16 anos

Sinopse: Um casal conturbado e seu amigo há muito perdido se veem cativos de fenômenos sobrenaturais quando de férias numa casa de praia isolada.

 

 

Dia 06.04 – 21:00

A VÉSPERA

DIRETOR: LUCA MACHNICH
ELENCO: MAURIZIO RAPOTEC, MARY WALL, VALERIO SANTOSUOSSO
Duração: 20 min – Gênero: TERROR, EXPERIMENTAL
País: EUA – Classificação: 12 ANOS

Sinospe: Simon é um menino de oito anos que parece ter tudo da vida. Seu
maior desejo é deixar o mundo materialista para trás, já que ele
não gosta dele. Então, o único presente que ele quer de Natal é
que Papai Noel o leve para viver em sua fábrica de brinquedos.

 

CHATEAU SAUVIGNON: TERROIR

DIRETOR: DAVID E. MUNZ-MAIRE
ELENCO: MICHAEL LORZ, SEAN WEIL, NANCY NAGRANT
Duração: 15 min – Gênero: TERROR, GORE, THRILLER
País: França – Classificação: 16 ANOS

Sinopse: Nicolas, o filho isolado de uma família produtora de vinhos em decadência, que se vê dividido entre obedecer seu pai rude e salvar sua mãe doente. Quando uma mulher e seu filho chegam para uma degustação, Nicolas vê a oportunidade provar seu valor.

 

NUM LUGAR SOLITÁRIO

DIRETOR: DAVIDE MONTECCHI
ELENCO: LUIGI BUSIGNANI, LUCREZIA FRENQUELLUCCI
Duração: 107 min – Gênero: TERROR, SOBRENATURAL, THRILLER
País: Itália – Classificação: 16 ANOS

Sinopse: Num Lugar Solitário é sobre amor, paixão, obsessão. Um caminho, às vezes, belo, às vezes, terrível, que nos leva a experimentar comportamentos falsos, automáticos e construídos para atingir a nossa verdadeira e mais profunda essência.

 

Dia 07.04 – 15:00

 

Noturno
DIRETOR: EDUARDO MATTOS
ELENCO: NELL PIETRZYK, KALLE PERLMUTTER
Duração: 14 min – Gênero: THRILLER, SUSPENSE, NOIR
País: Alemanha – Classificação: Livre

Sinopse: Ao justapor imagens como em uma colagem, o filme reúne dois personagens, um estrangeiro e uma moça de um pequeno vilarejo na Alemanha que têm mais em comum do
que seria esperado à primeira vista.

 

O PROMETIDO

DIRETORES: RODRIGO ARAUJO e THIAGO L. SOARES
ELENCO: ANDRÉIA CAMPAGNIN, ALINE LUZ, MIRIAM PORTINHO, DAVI MACHADO SCHEIDT
Duração: 18 min – Gênero: TERROR, SUSPENSE
País: Brasil – Classificação: 12 anos

Sinopse: Lúcia Fremont assume o processo de adoção de uma criança enquanto seu marido adoece em uma cama. A chegada da criança e a esperança de uma nova vida se unem
ao mistério que paira sobre a família Fremont.

 

OCUPANTES

DIRETOR: RUSS EMANUEL
ELENCO: BRIANA WHITE, MICHAEL PUGLIESE, ROBERT PICARDO
Duração: 81 min – Gênero: THRILLER, SCI-FI, ARQUIVO
País: EUA – Classificação: Livre

Sinopse: Annie e Neil embarcam num documentário ’30 Dias de Vida limpa’, a colocando câmeras em toda a casa para documentar, via Internet, seus novos hábitos
alimentares. Ao fazer isso, metade de suas câmeras capturam uma versão paralela deles mesmos.

Dia 07.04 – 18:30

APOLO 81

DIRETOR: ÓSCAR BERNÀCER
ELENCO: MARIA MAROTO, MIKEL BUSTAMAN
Duração: 12 min – Gênero: FANTÁSTICO, FICÇÃO
País: Espanha – Classificação: Livre

Sinopse: Quem não arrisca, não ama.

IMÉDIUM

DIRETOR: ALFONSO GARCÍA
ELENCO: JOSE BERMÚDEZ, JESÚS CALVO
Duração: 7 min – Gênero: TERROR, THRILLER
País: Espanha – Classificação: 16 anos

Sinopse: Luz perdeu toda a esperança de encontrar sua filha desaparecida
viva. Ela decide entrar no IMédium, um aplicativo que te conecta
diretamente com pessoas mortas.

HULDRA – SENHORA DA FLORESTA

DIRETOR: OVE VALESKOG
ELENCO: REBECCA LABBÉ, HANS MÜLLER, VICTOR VON SCHIRACH
Duração: 110 min – Gênero: FANTASIA, THRILLER
País: Suécia – Classificação: 16 anos

Sinopse: Um grupo de amigos descobre sobre uma estranha sociedade hermética de estilo hippie numa floresta sueca, onde um dos hippies, um homem chamado Harald, comanda
um estranho campo de aventura.

 

Dia 07.04 – 21:00

ZONA – 84

DIRETOR: LONAN GARCIA
ELENCO: MIQUEL SITJAR, LLOLL BERTRAN, ANNA MULÀ, JORDI ROYO
Duração: 15 min – Gênero: FANTÁSTICO, FICÇÃO
País: Espanha – Classificação: 12 anos

Sinopse: ZONA-84 é um curta-metragem futurista que se passa na Barcelona pós-apocalíptica. A crítica social está relacionada ao abuso de poder que controla os recursos
essenciais da terra.

CHANEY

DIRETOR: GASTÓN HORACIO MOLINA
ELENCO: SIMÓN VIALE, CHRISTIAN DEL GUIDICE, RENZO FABIANI
Duração: 18 min – Gênero: TERROR, GORE, THRILLER
País: Argentina – Classificação: 16 ANOS

Sinopse: A suposta aparição de um filme perdido desperta o interesse de um cinéfilo que, guiado pela curiosidade, acompanha um desconhecido à projeção do mesmo.

 

LAURA, PERDIDA

DIRETOR: SIMON SANDQUIST
ELENCO: MASON WAGNER, STEPHEN ALAN SEDER, ELLA STEINBERG, RUSS GAY
Duração: 11 min – Gênero: TERROR, THRILLER
País: EUA – Classificação: 16 ANOS

Sinopse: Cole precisa da ajuda de Brian para encontrar Laura, uma garota que ele acredita que foi sequestrada , Mas, para isso, precisam entrar na cabana de um
lenhador malicioso dentro de uma floresta profana.

OS RELUTANTES

DIRETOR: JONATHAN HEAP
ELENCO: DAVID LIPPER, DINA MEYER, LANCE HENRIKSEN
Duração: 84 min – Gênero: TERROR, THRILLER
País: EUA – Classificação: 16 anos

Sinopse: Seis membros de uma família chegam para a leitura do testamento de um patriarca rico e se chocam quando uma antiga urna de madeira chega em seu lugar, as
coisas degeneram quando ela libera um mal sinistro e talvez ninguém saia vivo.

 

Encerramento Dia 08.04 – 20 hrs com a exibição dos vencedores de cada categoria.

 

Dias: 04 a 08 de Abril

Local: Reserva Cultural Niterói – Avenida Visconde do Rio branco 880 – Centro – Niterói

Ingressos: 20 a Inteira e 10 a meia

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS