A produtora Smashing Dandelions, fundada por Michael Bronner (‘O Mauritano‘, ‘Capitão Phillips‘) e a escritora Bhakti Shringarpure, anunciou a adaptação cinematográfica de Ghost Season, romance de estreia da escritora sudanesa-americana Fatin Abbas.
A direção e o roteiro do longa ficarão a cargo da cineasta Akuol de Mabior, conhecida pelo aclamado documentário ‘No Simple Way Home‘, marcando sua estreia na ficção. A produção será assinada por Bronner e Shringarpure, reafirmando o compromisso da Smashing Dandelions com narrativas políticas, complexas e globais.
Lançado com elogios da crítica, o livro Ghost Season acompanha cinco estranhos — um geógrafo americano branco, um tradutor do Sudão do Sul, uma cozinheira sudanesa, uma documentarista sudanesa-americana e um menino local — reunidos em uma base de ONG na cidade fronteiriça fictícia de Saraaya, entre Sudão e Sudão do Sul. À medida que a guerra civil se aproxima, alianças improváveis e vínculos emocionais se formam, até que a violência e a traição forçam decisões de vida ou morte.
“Ghost Season é um drama político centrado nos personagens, que reflete nossa missão de levar ao cinema histórias globalmente conscientes e visualmente envolventes”, disseram Bronner e Shringarpure. “A obra de Fatin Abbas é sensível, urgente e profundamente humana.”
A adaptação é parte de um movimento crescente no cinema internacional por mais diversidade de vozes e histórias vindas de regiões historicamente sub-representadas nas telas. O filme será desenvolvido sob o selo da Smashing Dandelions, baseada em Paris, que também está envolvida em ‘Nuur‘, novo longa da diretora Lula Ali Ismaïl estrelado por Sabrina Elba, baseado no romance Youth of God, de Hassan Ghedi Santur.
Os direitos de Ghost Season foram adquiridos em uma negociação conduzida pela The Wylie Agency, representando a autora, e por Linda Lichter, representando a produtora.
Com forte apelo literário, político e emocional, Ghost Season promete se destacar como uma das adaptações mais impactantes dos próximos anos.