Como parte da campanha rumo ao Oscar 2020, a Warner Bros divulgou online o roteiro completo de ‘Coringa’ para ser analisado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Anteriormente, o estúdio já havia divulgado trechos do roteiro para garantir que os votantes considerem a adaptação em todas as categorias possíveis, mas a partir de agora o texto original está disponível para qualquer um que queira ler.
Escrito pelo diretor Todd Phillips em parceria com Scott Silver, o rascunho final do roteiro contém diversas diferenças em relação ao corte final exibido nos cinemas.
Isso porque algumas das cenas mais icônicas foram improvisados por Joaquin Phoenix, protagonista da trama, e momentos um pouco mais ambíguos não foram inseridos nas telonas.
No material extra do Blu-ray, Phillips comenta sobre essas alterações e até sugere que Arthur Fleck não é o verdadeiro Palhaço do Crime, mas apenas um louco que inspirou o futuro arqui-inimigo do Batman.
“Há muitas maneiras de assistir ao filme. Ele pode não ser o verdadeiro Coringa. Esta é apenas uma versão de origem do Coringa. É apenas a versão que aquele cara está dizendo enquanto é examinado em uma instituição para doentes mentais. Não sei se ele é o narrador mais confiável do mundo, entende o que estou dizendo?”
Na adaptação, Fleck assume o nome de Coringa após criar um caos na cidade de Gotham, sendo admirado por marginais e lunáticos pelas ruas.
Dessa forma, sua fama poderia continuar se espalhando ao longo dos anos, o que poderia inspirar o surgimento do verdadeiro Coringa.
E você, o que acha da teoria?
Depois de ganhar a honraria máxima no Festival de Cinema de Veneza no início do ano, o filme continua a marcar presença no circuito de festivais.
Recentemente, ‘Coringa’ foi indicado a quatro categorias do Globo de Ouro, incluindo Melhor Filme – Drama e Melhor Ator, e a sete categorias do Critics’ Choice Awards.
As premiações ocorrem nos dias 05 e 12 de janeiro de 2020, respectivamente.
Assista à nossa crítica do longa: